5 Passos Para Aprimorar Sua Rotina De Beleza De Maneira Holística

Das revistas ao consultório do dermatologista, os celebrados salvadores da pele são, com muita frequência, produtos – e apenas produtos. Com alguns produtos preferidos (e com uma rotina de beleza envolvendo alguns deles), acredito que produtos de beleza naturais realmente têm um importante papel quando o assunto é manter a pele bonita e saudável. Entretanto, produtos só valem o tempo e dinheiro investidos quando você já ajuda sua pele com uma rotina de alimentação e estilo de vida saudáveis.

1. Troque alimentos processados por uma alimentação à base de plantas.

Um dos melhores lugares para começar a cultivar uma pele bonita e saudável é na maneira como você se alimenta. Para mim, foi esclarecedor saber que lacticínios podem piorar a acne. Depois de cortar os laticínios da minha alimentação, e eventualmente aderir a um estilo de vida vegano há mais ou menos três anos, eu experimentei uma melhora considerável na minha pele: menos aparições de espinhas, cicatrização mais rápida, e menos inflamações.

E a jornada não parou por aí. Quanto mais eu lia (e experimentava em mim mesma), mais eu descobria sobre os benefícios de uma alimentação integral e à base de plantas e como isso é essencial para uma pele saudável, limpa e viçosa – e que alimentos processados me faziam sentir (e parecer) exatamente o contrário.

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Se você está interessada em apreender mais sobre os efeitos da comida na sua saúde e beleza, ou sobre incorporar alimentos integrais à sua alimentação, confira Eat Pretty de Jolene Hart, um guia sazonal sobre se alimentar de acordo com seus problemas de beleza, e Yum Universe de Heather Crosby, um livro e blog sobre como transformar uma alimentação integral e livre de glúten em viável e deliciosa.

2. Mantenha um diário dos seus hábitos alimentares.

Infelizmente até as comidas mais saudáveis podem nos ocasionar alguns desconfortos. Como a guru da beleza natural Adina Grigore explica em Skin Cleanse, alergias alimentares, sensibilidade a alguns alimentos, e ainda o consumo excessivo de algumas comidas podem acarretar um baixo nível de resposta imunológica, por exemplo, inflamação, a última coisa que nós queremos para a nossa pele.

Mantenha um diário de alimentação para monitorar de maneira eficiente como o seu corpo responde às comidas que você ingere diariamente. Tenha em mente alguns sintomas como: sua digestão piorou? Você está tendo mais acne do que normalmente? Está tendo dificuldades para dormir?

O diário de alimentação NÃO é sobre contar calorias – ou fazer você se sentir mal consigo mesmo. Ao invés disso, ele servirá para você entender como seus hábitos alimentares desempenham um papel em como você se sente e na sua beleza.

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3. Suplemente quando necessário.

Minha pele, que tem tendência a desenvolver acne por motivos hormonais, seria uma causa perdida se eu não fosse uma vegana amante dos vegetais, mas também não estaria tão limpa quanto está hoje se eu não suplementasse. Além de tomar uma multivitamina integral e crudívora (yay, B12!), eu também descobri, depois de muita tentativa e erro, que minha acne pode ser mantida sob controle com alguns suplementos extras (óleo de prímula à noite e Di-Indol Metano, também conhecido como DIM, ambos responsáveis por ajudar a balancear os hormônios).

Os suplementos que funcionam para mim podem não ser os mais adequados para você, é claro, mas vale à pena pesquisar suplementos naturais se você achar que uma dieta vegan saudável sozinha não está sendo suficiente para alcançar seus objetivos de beleza.

4. Transpire.

Além de aumentar a circulação, o exercício, especificamente o tipo que faz você suar, é uma maneira fácil de melhorar a saúde da sua pele. Transpirar desintoxica seu corpo do excesso de sódio, colesterol e álcool (nenhum dos quais são bons para a beleza). Além disso, como os poros se abrem para liberar o suor, é como se a sua pele se purificasse de dentro para fora. Finalmente, o exercício pode ajudar a aliviar o stress, o que nos leva ao último passo para uma rotina de beleza holística.

5. Encontre atividades satisfatórias para você.

É muito fácil dizer “reduza o estresse para uma pele linda!”, mas muitas de nós não temos total controle sobre a quantidade de horas que trabalhamos em uma semana ou outros fatores externos estressantes que possam cruzar nosso caminho. Alguns dias (semanas, meses e até mesmo anos) são simplesmente difíceis, e sentir-se ansiosa e sobrecarregada é uma resposta natural. Mas muitas de nós se estressam por estarem estressadas!

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Ao invés de dar muita atenção às coisas que prometem aliviar o estresse, encontre atividade que, para você, são um fim nelas mesmas. Use seu tempo para fazer algo satisfatório – seja tomar um café com os amigos, fazer uma escalada ou passar o dia com um livro no sofá. Quando você não está olhando, o estresse cuidará dele mesmo – e sua pele transparecerá isso.

Imagens: Miss Bean para Sketcharound

Por Mary Hood Luttrell, uma entusiasta de beleza vegana morando no Texas com seu marido e seu gato. Mary gosta de cozinhar pratos cheios de vegetais, e praticar yoga e balé. Ela é Editora De Beleza da Peaceful Dumpling e escritora na Barbara Michelle Jacobs e Debb Report.

  • Ana

    Gostei muito das dicas, e das sugestões de leitura!

  • Camile Cezar

    Sobre o DIm qual a quantidade você utiliza, só encontrei em capsulas, poderia dar uma dica de onde comprar?