6 Passos Infalíveis Para Usar E Abusar De Estampas Nesse Verão (E Sempre)

modefica-apresentado-por-acola

Você já deve ter ouvido por ai que peças estampadas são marcantes e não é legal usá-las muitas vezes. Ou ainda que peças estampadas precisam ser usadas com peças lisas, ideia que limita as produções e torna as peças estampadas pouco práticas e versáteis. Para quem gosta da ideia do armário-cápsula, pode achar até mesmo que uma peça estampada não caiba nesse conceito. Talvez você faça a linha mais básica e acredita que estampas não sejam para você.

Esqueça tudo isso. Peças estampadas podem ser versáteis, podem ser usadas juntas e podem ser peças atemporais capazes de serem incorporadas em um armário-cápsula. O que você precisa saber é como variar com estampas e como combiná-las, além de escolher a estampa certa para o seu estilo e guarda-roupa. Há estampas no mundo para todos os gostos e você só precisa achar aquela uma que seja a sua cara.

Nós gostamos de peças estampadas por vários motivos e talvez o principal deles seja por conta da criatividade envolvida no processo de criação de uma estampa. Por meio dos tecidos, muitas estampas dignas de serem chamadas de arte ganham vida e, diferente de quadros, invadem as ruas. Através da estamparia, muita gente talentosa exerce seu ofício com amor. Marcas que encontram sua identidade por meio das estampas viram clássicos – pense na brasileira Isolda ou no famoso Emilio Pucci.

Por isso, nós queremos mostrar que usar estampas é mais simples do que parece e você pode brincar com sua criatividade misturando o que tem no guarda-roupa ou então indo em busca de uma peça para começar a se aventurar. Para te ajudar nessa missão, pedimos uma ajuda para a Ana Soares, consultora de estilo e responsável pelo blog de moda Hoje Vou Assim OFF. Ela nos deu dicas para espantar seu medo de peças estampadas e para investir nelas com sabedoria.

Publicidade

1. Preste atenção nas cores.

“Para combinar estampas, uma dica infalível é ter uma cor em comum entre elas. As estampas podem ser diferentes, mas se tiverem ao menos uma cor igual, já cria uma harmonia visual”, explica Ana.

Outra dica que ela dá é apostar em famílias de cores, ou seja, misturar cores quentes (laranjas, amarelos, vermelhos) com outras cores quentes e cores frias (azuis, verdes , roxos e lilases) com outras cores frias. Cores neutras também conversam entre si, combine cores neutras coloridas como azul marinho com preto, marrom com cinza, vinho com verde musgo.

acola-estampas-looks-02c

1. Saia Cassandra na Acolá, 2. Camisa Xadrez Marie Marot na Farfetch, 3. Rasteira Tiras Via Mia na Dafiti, 4. Óculos Gatinho Stella McCartney na Farfetch e 5. Clutch ‘Everything I Do Makes Me’ Olympia Le-Tan na Farfetch

2. Recorra a seus acessórios.

Quem já recorreu a dicas de estilo sabe que acessórios são uma maneira simples e barata de variar as produções. E isso vale também para multiplicar seus looks a partir de peças estampadas. “Colares, lenços e brincos mais coloridos e de materiais alternativos como resina para looks mais casuais, bijuterias mais elegantes, bolsas estruturadas e sapatilhas de bico fino para ocasiões mais formais”.

3. Brinque com estilos.

Outra dica que Ana dá é misturar estilos diferentes entre as peças para ganhar novas formas de coordenações com aquela roupa. “Se é tricô, tentar combinar com uma calça resinada, se é uma blusa básica, com uma calça de alfaiataria. A peça mais informal vai subir uns degraus na escala de formalidade e a peça formal vai ganhar um status menos pomposo”.

4. As combinações não precisam ser só entre roupas.

Se um look todo estampado não é a sua cara, a combinação de estampas acontecer com peças mais distante uma da outra. Como explica Ana, “a combinação não precisa ser entre blusa e calça, por exemplo. A mistura de estampas pode acontecer entre peças distantes para que seja mais sutil, como uma estampa na blusa e outra no sapato, por exemplo”.

acola-estampas-looks-01c

1. Regata Maçã Nanquim na Acolá, 2. Saia Flauta Cru na Acolá, 3. Sapato Joselina na Insecta Shoes, 4. Óculos Round Folding na Ray Ban

5. Vai comprar uma peça estampada nova? Tenha certeza que ela tenha seu estilo.

Publicidade

Viu na loja e gostou da estampa? Calma, antes de passar o cartão vale avaliar algumas coisas. Segundo Ana, a primeira coisa é pensar se a peça tem a ver com seu estilo. “Se [a pessoa] é mais romântica ou prefere algo mais gráfico, se a identificação é com prints mais tropicais ou com desenhos miúdos e discretos, se prefere cores mais claras ou o peso de um fundo mais escuro, por exemplo”, explica Ana.

Nós podemos achar uma estampa linda, mas isso não quer dizer que você vai achar lindo em você ou que combina com sua personalidade. Por isso, não deixe se levar só pela beleza da peça, reflita se ela combina com você.

6. E que ela incorpore bem no seu guarda-roupa.

A segunda dica antes de comprar uma peça estampada vale para qualquer compra de roupa e itens de moda: tentar imaginar pelo menos três produções diferentes com o que já tem no armário. “Se ela render menos do que três, não será uma boa escolha”, alerta Ana.

acola-estampas-looks

1. Saia Dada Estampa Riviera na Acolá, 2. Top Frente Única Andrea Marques na Shop2gether, 3. Bolsa Bao Bao Prisma Issey Myake na Farfetch, 4. Mocassim Mule Tassel Millenium na Dafiti, 5. Óculos Lola na Livo // 6. Túnica Curvas Andrea Marques na Shop2gether, 7. Bolsa Big Chain na Recman, 8. Sandália Babado Stella McCartney na Farfetch e 9. Óculos Vogue na Sunglass Hut // 10. Blusa Quitéria na Mais Alma, 11. Bolsa Falabella Stella McCartney na Farfetch, 12. Sapato Penny Loafer na Ahimsa e 13. Óculos Linda Farrow na Farfetch

Pronto! Agora você não precisa mais ter medo de brincar com estampas e investir em peças que você realmente gosta. É só usar e abusar dessas dicas.

A Acolá é: #slowfashion, #feitonoBrasil, #mulheresnamoda e com muitas opções #vegan. Lembrando que o Modefica busca se unir só a marcas que estão fazendo diferente. Apoiá-las é também apoiar o Modefica.

Montagens: Time Modefica

Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags