BEFW: Desfiles, Showroom e Talks Para 4 Dias de Moda e Sustentabilidade em São Paulo

A primeira edição da Brasil Eco Fashion Week (BEFW) acontece entre os dias 21 e 24 de novembro, em São Paulo, e reunirá marcas e pessoas engajadas com a sustentabilidade na moda. Com organização colaborativa, o evento contará com desfiles, showroom, espaço de inovação, oficinas mão na massa e debates quentes com diversos nomes do setor. Outra notícia boa é que, diferente das semanas de moda e desfiles com os quais estamos acostumados, a Brasil Eco Fashion Week é totalmente aberta ao público. Sustentabilidade, consciência, igualdade e colaboração representam os valores-chave do evento.

Durantes três dias, o público poderá conhecer e entrar em contato com marcas e pessoas que estão criando, produzindo e comunicando moda com preocupações que vão muito além da estética. Quem passar pelo evento vai ver de perto a produção de mais de 35 marcas brasileiras engajadas na pauta da sustentabilidade em sua totalidade no espaço de showroom. Do uso do algodão orgânico, passando pelas matérias-primas recicladas unidas a técnicas de upcycling, chegando à mão de obra com engajamento social, é uma chance de ver de perto, e na prática, as diversas possibilidades que nascem da vontade de fazer diferente com a criatividade. Já os desfiles acontecerão nas tardes do dia 23 e 24 com 13 marcas na passarela.

Para os curiosos em geral ou profissionais do setor, nos dias 22 e 23 o Espaço Lab, realizado pelo Moda Limpa em parceria com o FIS – Formação Integrada para Sustentabilidade, da Fundação Getúlio Vargas, reunirá fornecedores, protótipos e inovações da indústria da moda, ressaltando a importância da tecnologia e gestão de processos ligados à sustentabilidade. Da internacional empresa de fios Rhodia à recém-chegada Biosoftness, o espaço promete mostrar o que há de mais interessante e disponível no mercado brasileiro quando o assunto é inovação para sustentabilidade.

Durante os três dias de evento acontece a Mostra Novos Designers, desenvolvida pela equipe educacional do Fashion Revolution em parceria com o BEFW, que reunirá trabalhos de estudantes e recém formados de diversas regiões do país. O objetivo é impulsionar o debate da moda e sustentabilidade dentro das faculdades de moda ao destacar os trabalhos de alunos e ex-alunos.

Publicidade

Entre os destaques da vasta programação de oficinas, debates e happenings, um momento imperdível é o do tingimento natural com Marina Stuginski (você pode esquentar vendo nosso papo com ela por aqui). Quem estiver por lá vai poder ver de perto o processo de estamparia botânica e o tingimento natural com índigo; uma das coisas mais mágicas e que mais encantam as pessoas quando falamos de processos de moda nos dias 22 e 23. Em contraponto, o lançamento do filme River Blue, documentário que mostra como a produção irresponsável do jeans poluiu um dos rios mais importantes do planeta e como a moda pode ser destrutiva e as ações atuais inspiradoras e necessárias para literalmente limpar seus atos, rola no dia 23, às 11h30. Para quem quiser colocar a mão na massa, nossa dica é a oficina de Re-Roupa com Gabi Mazepa (lembram dela na nossa série #MulheresNaModaModefica?) em formato pocket, no dia 22 das 10h às 13h ou marotona para designers no dia 24 das 10h às 18h.

Na programação de rodas de conversa, o Modefica promove o talk “A Importância da Liderança Feminina para Sustentabilidade na Moda”, trazendo luz a um tema subpautado na moda: a paradoxal desigualdade de gênero de uma indústria formada majoritariamente por e para mulheres. O debate interativo acontecerá às 19h30 do dia 22 e contará com convidadas que estão liderando a transformação na moda em diversas frentes. Vamos também apresentar as desigualdades de gênero e raça da indústria e porquê é tão urgente falarmos sobre elas se quiseremos uma moda de fato justa, ética e sustentável. Confirme presença no evento por aqui.

Durante todo o evento, o Modefica vai promover algumas outras ações para promover o debate sobre as Mulheres Na Moda. Você pode acompanhar tudo pelas redes pela #ModeficaNaBEFW.

Brasil Eco Fashion Week (BEFW)
Quando: De 21 a 24 de novembro de 2017
Onde: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 (ao lado da estação Sumaré do Metrô)
Horário: 10h às 21h
Mais informações: https://www.befw.com.br/.

Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags

.