Essas Mulheres Estão Levando Uma Vida Sem Lixo E Mostrando Que Você Também Pode Fazer O Mesmo

modefica-IDENTIDADE-SELO-DIA-MULHER-AF140529

Hoje vamos falar sobre lixo. Sim, lixo! Algumas pessoas estão se dando conta de que reduzir as embalagens e o desperdício é uma obrigação pessoal como cidadão e como consumidor, e que essa atitude pode influenciar as empresas incentivando-as a diminuir seu impacto ambiental. Coincidência ou não, parece que as mulheres estão mais preocupadas em viver uma vida livre de desperdício.

Talvez você já tenha ouvido falar da Lauren Singer, a garota de Nova York que decidiu se livrar do lixo e criou o blog Trash Is For Tossers. Ela aprendeu a fazer todos os produtos que usava diariamente com ingredientes orgânicos e simples. E percebeu que esses produtos funcionavam tão bem quanto os comprados nas lojas, com a vantagem de não terem nenhum ingrediente tóxico ou embalagem desnecessária.

Logo essas suas receitas e produtos virou um bom negócio. Muitos seguidores do blog escreviam falando que a ideia dos produtos era ótima, mas que não tinham tempo para fazê-los. Foi assim que surgiu a The Simply Co., a marca que Lauren criou e que tem como objetivo fazer produtos de limpeza sustentáveis e saudáveis para nossas casas, nosso corpo e para o meio ambiente. Além disso, as embalagens são transparentes e informam a real composição do produto.

10994041_759285147500406_679924184320996809_n

Lauren Singer em um cruzeiro // Reprodução

static1.squarespace

Lauren Singer e a The Simply Co. // Reprodução

Outra mulher que embarcou nesse desafio foi a Bea Johnson, do Zero Waste Home. Ela e sua família estão vivendo esse estilo de vida desde 2008. Bea conta que a sua rotina mudou para melhor, ela se sente mais feliz e vive uma vida com mais sentido, onde as experiências valem mais do que as coisas. Nesse video aqui, que é bastante inspirador, o marido de Bea conta que ficou preocupado no começo, achando que a mudança traria mais custos, mas que, de fato, as despesas diminuíram.

Publicidade

Bea Johnson é autora do livro que carrega o mesmo nome que seu blog, e já inspirou milhares de pessoas a pensar uma vida mais simples com apenas o necessário. Ela propõe regras simples: são os 5R’s – Refuse, Reduce, Reuse, Recycle and Rot (em tradução livre: Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Fazer Compostagem, exatamente nessa ordem). Pensando em ajudar as pessoas em reduzir na hora das compras, Bea criou o aplicativo Bulk (poderia ser traduzido como: à granel), com dicas de endereços de onde comprar produtos sem embalagem.

Cópia de IMG_5311

Feira orgânica local por @zerowastemama // Reprodução

IMG_5313

Chá à granel da @notrashproject // Reprodução

Isso para citar apenas duas dessas mulheres, mas fazendo uma rápida pesquisa no Google achamos muito mais pessoas envolvidas com essa ideia como a @zerowastemama, @zerowastechef e @notrashproject. Para se animar ainda mais, veja o documentário The Clean Bin Project. Ele vai te dar vontade de colocar a mão na massa (ou no lixo!)

Ok. Mas isso parece ser muito maravilhoso na Europa ou nos Estados Unidos e Canadá, que contam com várias lojas especializadas no assunto, considerando que os movimentos sociais para reduzir o impacto ambiental já são antigos por lá. Se o texto acabasse aqui, poderíamos prever os comentários: “Isso nunca daria certo no Brasil”, “Somos atrasados demais!”.

Mas acreditem, aqui no Brasil também temos uma dessas garotas batalhadoras tentando romper com a lógica do lixo. Ela se chama Cristal Muniz, é designer no maior jornal de Santa Catarina e tomou para si o desafio que virou o blog Um Ano sem Lixo. O nome é uma referência ao blog Um Ano sem Zara, mas diferente da Joanna Moura, que ficou um ano sem comprar roupas (e depois voltou!), Cristal vai tentar parar de produzir lixo ao longo desse ano. Como é um processo que requer algumas adaptações, não dá para acontecer da noite para o dia.

potes-de-vidro

Despensa da Cristal Muniz // Reprodução

Captura de Tela 2015-03-05 às 15.35.24

Compras à granel em saquinhos reutilizados da Cristal Muniz

A ideia surgiu quando ela conheceu o Trash Is For Tossers. Ela se apaixonou pelo estilo nada hippie ou estereotipado da Lauren e leu o blog inteiro em um domingo. Pensou em fazer algumas substituições, mas percebeu que só com um comprometimento público (como o blog) conseguiria se manter fiel ao propósito. Ela é bem transparente e sincera, e mostra nesse post quais são os seus maiores desafios, e quais metas já conseguiu alcançar.

As principais diferenças entre os países ditos desenvolvidos e o Brasil, no ponto de vista da Cristal, são as dificuldades externas. “Não é difícil fazer o que tem de ser feito em casa, mas a sociedade e as cidades são mal preparadas. Não adianta a gente separar o lixo se não houver coleta seletiva.” – diz ela.

Se zero lixo parece muito complicado para você, que tal se você conseguisse fazer seu almoço sem lixo? Ou transformar seu banheiro em um lugar sem lixo? Ou comprasse menos coisas que você não precisa? Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença. Veja algumas dicas dela que podem ser colocadas em prática facilmente:

– Pense melhor antes de comprar, planeje-se antes de ir a lojas e supermercados.

– Tenha sempre um kit na bolsa com sacola reutilizável, guardanapo de tecido, mini talheres e copo.

– Utilize produtos multifuncionais: sabonete que também é shampoo, tecido que pode ser guardanapo ou embalagem para presente (estilo Furoshiki), óleo de coco que hidrata a pele, o cabelo e é ótimo para usar na cozinha.

– Faça seus próprios produtos de beleza: hidratante, esfoliante e shampoos são fáceis de fazer.

– Substitua os descartáveis, produtos de uso único como copos plásticos, por itens que podem ser reutilizados.

Publicidade

– Procure presentear com experiências em vez de coisas: um dia de spa (na Lush, por exemplo), um curso de culinária, um pic-nic no parque. Algumas coisas podem até ser úteis, mas também podem ser coisas que o presenteado não quer e nem precisa, e um dia o presente vai virar lixo.

– Compre alimentos como feijões, castanhas e massas à granel.

– Compre menos roupas, ou opte por produtos de segunda-mão.

IMG_7287

Óleo de coco, foto da Cristal Muniz // Reprodução

kitbolsa

Kit de bolsa da Cristal Muniz // Reprodução

Foto De Capa: Cristal Muniz // Reprodução

Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags

. . .