Instituto C&A Abre Chamada Para Apoiar Projetos de Moda Circular

O Instituto C&A lança este mês um Request for Proposals (RfP) para o programa global de Moda Circular. Com o objetivo de apoiar iniciativas que busquem soluções para a implementação de modelos circulares na indústria da moda, serão selecionados 7 projetos a nível global para concessão de até 300 mil euros por iniciativa, num total de investimento de 1.5 milhões de euros.

A chamada vem após o lançamento do relatório A Economia Têxtil: Redesenhando o Futuro da Moda” que alertou sobre os números inaceitáveis de descarte e desperdício na indústria. Realizado pela Ellen Macarthur Foundation com co-financiamento da C&A Foundation, o relatório traz à tona não só as possibilidades e a importância da economia circular na moda, mas também reforça o quão distante ainda estamos da economia circular na prática.

A chamada “lacuna de implementação” mostra que, se, por um lado, há globalmente muitas teorias e publicações sobre modelos de negócio circulares e compromissos com a economia circular, por outro, poucas marcas/varejistas ou fornecedores estão redesenhando seu negócio em direção à circularidade. É por isso que iniciativas interessadas em particpar devem ser escalonáveis e capazes de preencher a lacuna entre a ideia e a mudança real.

Não são elegíveis para o programa iniciativas que concentrem-se em inovações técnicas, como a melhoria do gerenciamento de resíduos ou reciclagem/upcycling; somente incluam serviços de consultoria com fins lucrativos para empresas individuais; concentrem-se em escalar um start-up com um modelo de negócios circular; somente trabalhem com pesquisa; e de indivíduos sem uma entidade legal registrada.

Publicidade

Interessados devem enviar a proposta, em inglês, para o [email protected] até dia 18 de fevereiro de 2018 e seguir as indicações do documento de solicitação de proposta (em inglês) que pode ser acessado por aqui.

Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags

.