Conheça 7 Marcas De Cosméticos Artesanais, Naturais E Feitos No Brasil

A produção de cosméticos artesanais e naturais atual nasce de um momento onde a reconexão com os saberes ancestrais e a natureza encontra com as preocupações modernas. Preocupações essas não só relacionadas diretamente ao meio-ambiente (como poluição das águas por triclosan e tricocarban, dois ingredientes comuns encontrados nos cosméticos modernos que estão entre os principais contaminadores globais ou os problemáticos microplásticos), como também à saúde pessoal e uma maior consciência sobre o que colocamos no nosso corpo diariamente.

Nesse caminhar, aos poucos vemos florescer no Brasil um maior número de mulheres adentrando o universo da cosmética natural e não só como consumidoras. Como forma de unir propósito ao trabalho, elas estão criando marcas artesanais para levar o que sabem e fazem para cada vez mais pessoas, em um movimento crescente de questionamento da indústria e suas práticas.

Aqui listamos algumas dessas iniciativas para que você possa conhecer, se conectar e até mesmo se inspirar. Para quem tem dúvidas sobre os cosméticos mais indicados para cada tipo de pele e cabelo, quem tem alergias e outros problemas, vale entrar em contato antes de comprar para tirar todas as possíveis dúvidas e garantir a melhor opção. E se você não tem certeza se cosméticos naturais funcionam mesmo nossa dica é: faça o teste e permita-se adentrar nesse universo.

Agora, se você já usa e adora, e agora quer começar a aprender e colocar a mão na massa para fazer os próprios cosméticos, a dica é ficar atento na agenda de cursos promovidos por algumas das marcas citadas – algumas já com vagas abertas para o ano que vem.

1. Com Amor Florinda

com-amor-florinda

A Fabi Wan está por trás da Com Amor Florinda, uma marca de cosméticos artesanais bastante recente, mas que encanta por cada detalhe, incluindo o visual. Por lá você pode encontrar cuidados para rosto e corpo, como hidratantes, óleos relaxantes, esfoliantes, tônico, desodorante e pomadas, além de tinturas e extratos naturais.

Para quem gosta de pele bronzeada sem precisar tomar sol, o óleo bronzeador a base de óleo de semente de uva, de amêndoas, cacau e pó de mica é a melhor pedida. Tem também blush e hidratante labial à base de cera de soja e beterraba orgânica. Não é de comer, mas é pura delícia.

2. Ewé

cosmetico-natural-ewe

Lá de Salvador, Mona Soares é a alquimista por trás da Ewé. Formada em Farmácia ela acrescentou ao currículo diversos cursos que dialogam com a cosmetologia natural para criar a marca. No site, Mona explica que “a Ewé é fruto da reflexão sobre os produtos que utilizamos para o embelezamento e cuidados básicos com a saúde. Apresenta uma proposta de nos cuidarmos ‘como antigamente’, utilizando produtos naturais minimamente processados”.

Na linha de produtos há grande variedade, desde sabonetes em barra, pomadas e hidrantes, até shampoo e condicionador, cuidados para os pés, balms e livros artesanais sobre cosmetologia natural. Para os veganos, é importante ficar atento aos ingredientes, pois alguns produtos contêm cera de abelha.

3. Wild Cosmetics

wild-cosmeticos

A Wild Cosmetics é de Porto Alegre e por enquanto conta com 3 variações de hidratantes labiais na linha de produtos. Por trás da marca, Carolina Porcher trabalha com planejamento estratégico e foi sua curiosidade pelo universo dos cosméticos, desencadeada por sérias alergias aos produtos do mercado, que a levou para um trabalho de 3 anos de pesquisa para uma marca de cosméticos de uma rede de farmácias.

“Na busca por referências esbarrei em várias marcas de fora muito legais, como a Herbivore Botanicals e a Birchrose e sempre pensava que um dia queria fazer algo assim. Me identificava muito com a proposta natural e sustentável. Só que ao mesmo tempo parecia algo distante, que eu não conseguiria fazer sozinha.

Até que um dia resolvi me aventurar e fazer meus próprios cosméticos, comecei com o bálsamo labial – que é o primeiro produto da WILD. Alguns amigos provaram e curtiram também. Aí eu percebi que poderia, sim, desenvolver minha marca de cosméticos naturais”, contou ela.

A marca é super recente, foi lançada em outubro e está em fase experimental, por isso não há maior variedade de produtos por enquanto, mas podemos esperar novidades e mais produtos para 2017. A outra boa notícia é que os balms disponíveis são todos veganfriendly.

4. Cheiro Vivo

cosmetico-natural-cheiro-vivo

O Cheiro Vivo é uma marca de cosméticos do interior de São Paulo. Por lá, tudo natural e vegan como manteigas, óleos, repelentes, desodorante, shampoo, e sabonetes. Quem comanda o Cheiro Vivo é Ananda Garcia que também dá cursos sobre cosmetologia natural. Inclusive, a agenda para o começo de 2017 está aberta para quem se interessar.

5. Tiê Aromatelier

cosmetico-natural-tie

Débora Tieko se conectou com a cosmetologia natural quando ainda era estudante de medicina veterinária, área na qual permanece atuante, mesmo que atualmente de forma menos ativa, por meio da veterinária homeopata e pesquisa de produtos fitoterápicos de uso veterinário.

No ateliê localizado no interior de São Paulo, os produtos e cosméticos são produzidos por Débora, aliando técnicas artesanais tradicionais de saboaria e cosmética aos saberes ancestrais sobre as matérias primas da natureza, como óleos e manteigas vegetais, óleos essenciais, extratos e macerados botânicos, sais, folhas e pétalas.

Sabonetes, manteigas, tônico, além de uma linha para bebês você encontra no site e é tudo vegano.

6. Nii Atelier

cosmetico-natural-nii

Do Rio, a Nii é feita a várias mãos, mas por trás da produção dos cosméticos fica Juliana. A marca surgiu depois de um ano de viagem de Juliana pelas Américas e um aprofundamento no universo da aromaterapia, aromatologia, espagíria e plantas medicinais. Foi algo bastante natural e fluído, no começo a intenção não era criar uma marca, então a Nii foi acontecendo aos poucos.

“Toda linha é produzida artesanalmente em nosso atelier. Utilizamos macerados de plantas, cascas e flores, óleos vegetais e, principalmente, óleos essenciais puros em todas as composições. Tudo natural, inclusive os conservantes. Trabalhamos com fornecedores de todo o Brasil e distribuidores de matérias primas estrangeiras também”, nos contou Juliana em uma conversa no começo do ano.

A linha de produtos da Nii conta com sabonetes, óleos, águas de flores, banho de ervas e perfumes terapêuticos. Você consegue comprar Nii em alguns dos eventos que eles participam, principalmente no RJ, e pelas mídias sociais. Uma dica (provada e aprovada) é o óleo de massagem para o ventre, com sálvia, que ajuda aliviar as cólicas menstruais.

7. Fefa Pimenta

cosmetico-natural-fefa-pimenta

A criação da Fefa Pimenta por Fernanda Mallmann nasceu de um “clique” proporcionado pelo diagnóstico de tumor maligno do seu cúmplice, Luís Pepper. “É inevitável, a vida muda completamente. E a consequência foi repensar tudo que fazíamos. O primeiro passo foi melhorar a alimentação. Um caminho leva a outro: comecei a estudar óleos essenciais e introduzir os benefícios das plantas na nossa rotina”, explica ela no seu site.

Foi por conta dessa experiência diária com os produtos naturais e seus resultados que Luís sugeriu à Fernanda levar isso a público, ou seja, criar uma marca e alcançar outras pessoas por meio da cosmética natural. Fernanda abraçou a ideia e surgiu a Fefa Pimenta.

Na loja online, é possível encontrar uma variedade de produtos como sabonetes, óleos, shampoo sólido e também perfumes botânicos para quem quer uma alternativa natural e artesanal aos perfumes convencionais. Importante lembrar que tudo na Fefa é veganfriendly.

Imagens: Reprodução

Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags