Te Contamos a Melhor Receita de Pão de Desqueijo Vegano

Pão de queijo é algo que eu sempre gostei muito, talvez por ter crescido em meio a eles, já que é uma das delícias tradicionais da cultura mineira, herdada pela minha vó materna. Sinceramente, foi uma das coisas que mais tive dificuldade em abrir mão quando me tornei vegetariana. Logo, a busca por algo que substituísse esse quitute de maneira tão prática e gostosa começou e tive a chance de fazer diversos testes antes de chegar na versão que, até hoje, considero a mais gostosa (e também nutritiva) de todas.

Essa versão de pão de queijo (ou pão sem queijo ou pão de beijo ou seja lá como você preferir chamar) que eu deixo aqui para vocês leva inhame, um tubérculo rico em potássio, vitaminas do complexo B, vitamina C e ferro. Ele é um alimento que ajuda a eliminar as impurezas do sangue através dos rins, pele e intestino. Ajuda no combate à acne, às cólicas menstruais, é um excelente anti-inflamatório e ajuda o sistema imunológico, além de ajudar a aumentar a fertilidade das mulheres. Mas não para por ai, a lista de benefícios é maior do que essa e você pode entender mais sobre essa raiz poderosa aqui e aqui.

Por conta do inhame, essa versão do pão de queijo fica tão nutritiva. O inhame, por ter um toque meio gosmento quando cozido, também dá ao pão de queijo uma textura igualzinha à textura dos pães de queijo tradicionais. O sabor também fica bem parecido, e, para quem tiver em casa, vale apostar na nutritional yeast (ou levedura nutricional), que é rica em nutrientes e dá um gostinho de queijo nos alimentos.

Nessa receita eu adicionei orégano e azeitonas, mas pode colocar semente de chia, linhaça, temperos, pimenta calabresa, ou nada, fica a gosto de cada um. Por aqui, a preferência são bolinhas pequenas, fáceis de congelar, mas pode fazer a versão no tamanho original também, sem problemas. Rápido, prático e barato, não dá pra reclamar!

Publicidade

pao-de-queijo-sem-queijo-02

pao-de-queijo-sem-queijo-01

pao-de-queijo-sem-queijo-03

pao-de-queijo-sem-queijo-04

pao-de-queijo-sem-queijo-05

INGREDIENTES

2 xic de chá de inhame cozido a vapor e amassado
1 xic de chá de mandioquinha cozida a vapor e amassada
2 xic de chá de polvilho azedo
1 xic de chá de polvilho doce
1/2 xic de chá de água
2/3 xic de chá de óleo de girassol
1 col de sopa de sal
1 col de chá de fermento químico
Orégano a gosto (opcional)
Azeitona a gosto (opcional)
Nutritional Yeast a gosto (opcional)

INSTRUÇÕES

1. Comece cozinhando a mandioquinha e o inhame a vapor, amasse e reserve (cozinhe até ficar macio, mas não super cozinhe para não perder os nutrientes). Para uma xícara de chá de mandioquinha você vai precisar de, em média, 7 mandioquinhas médias. Para duas xícaras de chá de inhame, você vai precisar de mais ou menos 1kg de inhame.
2. Coloque os polvilhos em um bolw grande junto com o sal e o fermento.
3. Ferva a água e o óleo, despeje na mistura seca e misture.
4. Adicione os purês e amasse com as mãos até chegar em uma massa homogênea e que desgrude com facilidade das mãos. Caso a mistura esteja muito grudenta, adicione um pouco mais de polvilho azedo até chegar no ponto.
5. Adicione os opcionais a gosto, enrole as bolinhas e leve ao forno ou ao freezer, para congelar e assar depois. Eu gosto de fazer bolinhas pequenas, mas você pode fazer pãezinhos maiores se preferir.

pao-de-queijo-sem-queijo-06

pao-de-queijo-sem-queijo-07

Fotos: Time Modefica

Conheça e faça parte do Clube Modefica!
O Modefica é uma mídia independente que pensa moda, arte, alimentação e política para resiliência social e ecológica. Para manter nosso conteúdo aberto e acessível para todas as pessoas, nós precisamos da sua colaboração.
Gostou desse texto? Clique aqui e contribua com o Clube Modefica e ajude nosso conteúdo ir mais longe para amplificar a transformação positiva.