Receita De Esfoliante Natural Para Rosto E Corpo

No meu processo de substituição dos cosméticos convencionais por naturais e caseiros, me orgulho de falar de uma receita de esfoliante que serve tanto para o rosto quanto para o corpo. Ele é incrível pela simplicidade dos ingredientes, pelos seus efeitos e por ser totalmente biodegradável.

Um dos grandes problemas dos esfoliantes convencionais – esses encontrados facilmente nas prateleiras dos supermercados, farmácias e perfumarias -, são as microesferas de polietileno. Elas estão presentes em muitos desses produtos com a função de renovar as células por meio da fricção mecânica quando massageamos o produto na pele.

Acontece que essas microesferas de polietileno demoram séculos para serem degradadas e quando descem ralo abaixo e caem na rede de esgoto, fluem para os rios e para o mar. Essas microesferas além de serem tóxicas por si só, absorvem no trajeto outras substâncias bioacumulativas que também são jogadas na água. Todo esse lixo entra na cadeia alimentar de animais aquáticos, intoxicando-os e ampliando a contaminação.

Mas você não precisa fazer parte desse esquema para ter uma pele saudável e livre de impurezas. Essa receita substitui com muita vantagem esses esfoliantes lotados de plástico, fragrâncias sintéticas e outras ingredientes sintéticos que podemos evitar.

Publicidade

A receita do esfoliante abaixo é na verdade um peeling mecânico. Com a vantagem de ser simples de preparar e possuir apenas ingredientes 100% naturais, sendo dois deles ingredientes minerais e um ingrediente vegetal.

Ele é poderoso porque além de remover as células mortas, estimula a produção de colágeno, renova as células e ativa a circulação. Seu uso constante reduz linhas de expressão, alisa, firma e uniformiza a pele.

Outra grande vantagem desse preparado é que você não precisa fazer a mistura a cada vez que for usar. Ele tem validade de 6 meses – desde que se observe cuidados com a higiene e o armazenamento – e pode ficar no seu banheiro tranquilamente.

 


Apenas 3 ingredientes para esse esfoliante potente. Se puder, use melado de cana orgânico.

 

INGREDIENTES

• 1 sachê de cristais de quartzo
• 2 col de sopa de argila branca
• 4 col de sopa de melado de cana

ACESSÓRIOS

• Uma colher ou espátula de madeira (do tamanho aproximado de uma colher de sopa)
• Recipiente de silicone, cerâmica ou vidro com capacidade aproximada para 200 ml
• Frasco para armazenar (pode ser uma bisnaga de algum cosmético seu que acabou, mas deve estar limpa e completamente seca)

INSTRUÇÕES

1. Coloque os cristais de quartzo no recipiente
2. Adicione a argila e misture
3. Adicione aos poucos o melado de cana.
4. Misture até homogeneizar todos os ingredientes
5. Derrame no frasco para armazenagem

Todos os ingredientes podem ser encontrados em casa de produtos naturais. Caso não os encontre em sua cidade, pode adquirir em lojas virtuais. No caso da argila branca, as minhas marcas favoritas são Panizza e Laszlo, por serem bem finas e macias.

COMO USAR

Gosto de usar esse esfoliante no rosto, pescoço, colo, seios e mãos. Para o corpo todo acho que gasta muito. Para o restante do corpo, prefiro usar bucha vegetal (luffa). Mas se você possui foliculite ou pelos encravados, manda ver nessas áreas também. Uso durante o banho. Então primeiro lavo a área com um sabonete natural. Com a pele limpa e úmida, aplico o produto e faço massagens circulares de maneira delicada por alguns minutos. Enxaguo, enxugo e aplico um óleo vegetal. O óleo de jojoba é indicado para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas ou sensíveis. É normal a pele ficar avermelhada depois do processo. A vermelhidão some após algumas horas.

Publicidade

Esse é um tratamento potente, então recomendo dar um espaço de 15 dias entre uma aplicação e outra. O resultado imediato é uma pele mais lisa e viçosa. Os resultados como pele firme e diminuição de linhas começam a aparecer após a terceira aplicação. As manchas mais superficiais também tendem a diminuir.

O efeito se dá graças à sinergia dos três ingredientes: os cristais de quartzo estimulam a circulação sanguínea, auxiliando o processo de nutrição e formação de colágeno; a argila branca absorve delicadamente as toxinas da pele, revitaliza e tonifica , além de suavizar manchas e rugas; o melado de cana é um umectante e seus ácidos naturais ajudam a remover as células mortas.

Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags