Rio Ganha Espaço Dedicado a Promover Novos Talentos da Moda

Com proposta alinhada com espaço paulista (foto), TexPrima chega ao Rio de Janeiro patrocinando novo espaço do Centro-br.

O Rio de Janeiro é um pólo efervecente de moda autoral, com muitos designers e criativos fazendo o que há de melhor na moda brasileira. Agora a cidade maravilhosa ganha mais um espaço totalmente dedicado aos novos talentos dessa indústria. O espaço físico do Centro-br (Centro Brasileiro de Estudos em Design do Vestuário) é patrocinado pela TexPrima e faz parte de uma série de programas de investimento da empresa na moda brasileira. O start do projeto foi a vinda de Maria Kazakova, estilista russa revelação do Prêmio LVMH Prize 2017, para apresentação de sua nova coleção por meio de uma performance completa, repleta de influências brasileiras.

A ideia do espaço é oferecer palestras, oficinas, cursos e workshops capazes de direcionar o processo criativo dos novos talentos de forma única e personalizada. O objetivo é garantir a esses profissionais todo o suporte necessário para aplicar o conceito à execução – desde a concepção da ideia à entrega final do produto. Greyce Alvarenga, marketing da TexPrima, afirma que “todo o ensino irá de encontro a uma cultura mais sustentável e, principalmente, a formação de uma base ideológica sólida. A ideia é justamente fazer com que os discursos dos alunos – sejam eles ligados a sustentabilidades ou movimentos sociais – consigam ganhar forma no produto final”.

O espaço, comandado por Olívia Merquior, Cristiane Pinheiro e Letícia Dantas, localizado no Porto Maravilha, região central do Rio de Janeiro, será dividido em três áreas – educação, entretenimento e varejo. Há uma loja da TexPrima no térreo com uma enorme variedade de tecidos, um café e um espaço para festas. Experiências que se interelacionam e oferecem desenvolvimento multidisciplinar no que diz respeito aos estudos em design de moda para todos: criadores, consumidores e público geral.

Além de todas as atividades que permeiam o Centro-Br, o programa conta ainda com o projeto de residência criativa, Órbita, que tem apoio da marca de beleza Océane. Foram selecionados 10 criadores, divididos entre cinco estilistas/marcas e cinco profissionais de diversas áreas da moda (design gráfico, maquiagem, fotografia), para participar da primeira residência que tem duração de um ano e oferece uma bolsa mensal e auxílio para cada participante.

Publicidade

O espaço Centro-br traz semelhanças com a TexPrima Loja Oficina, de São Paulo. Um espaço colaborativo aberto ao público dedicado a ideias e novos talentos. O local oferece uma nova experiência para os profissionais do mercado de moda, com oficina completa de costura, biblioteca de modelagem e um cronograma mensal de cursos, workshops e palestras. Pensado em atender marcas e estilistas menoras, na TexPrima Loja Oficina é possível comprar tecidos em quantidades menores para criações mais exclusivas. 

Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags

.