10 Blogs De Moda, Beleza E Estilo Criados Por Negros Que Valem O Clique

Já reparou que os blogs mais famosos de moda e beleza são todos focados na beleza eurocêntria (branca) e os negros sempre ganham papel exótico? Nós fizemos essa listagem com 10 blogs onde os negros são protagonistas, ajudando não só a quebrar esteriótipos com relação ao estilo negro como também empoderar diversas mulheres negras (e também homens) através da moda, beleza e estilo.

Conhece mais algum que não apareceu na lista? Deixa nos comentários para todo mundo saber quais são.

1- Naomi Generoso – The Black Cupcake

10-blogs-negros-the-black-cupcake

O blog da Naomi, ao mesmo tempo que é bem pessoal, conta com postagens variadas sobre temas interessantes que vão desde textos críticos, dicas de produtos e de como cuidar dos nossos cabelos crespos, maquiagens, estampas, sapatos, esmaltes, viagens. É difícil ter certeza, mas acredito que esse seja um dos blogs que mais gosto. A Naomi não cai numa ideia essencialista e cheia de esteriótipos e mostra o cotidiano de uma moça negra de classe média com dicas, buscas estéticas e estilo.

Publicidade

O processo de transição capilar foi um dos principais motivadores da criação do blog. Sobre o tema, dois posts interessantes que vale a leitura, “Eu e Meu Cabelo: Uma Historia De Amor e Ódio”, e “Por Que Você Não Faz Um Permanente Afro?”.

2- Jota C – O. U. B. P. O Último Black Power

10-blogs-negros-ultimo-black-power

Outro blog com temas variados que fala sobre o universo da moda, arte (Jota faz ótimas ilustrações), beleza, lifestyle, tudo focado no universo masculino. Um homem blogueiro e negro é raro, vale acompanhar ele também no Instagram.

Posts que indicamos para você começar a ler: “A Arte Afrofuturista De Sara Golish”, “OUBP Música. Rico Dalasam”, e “10 Fotos de Mães Estilosas”.

3- Luiza Brasil – Mequetrefismos

10-blogs-negros-mequetrefismos

Luiza é uma das blogueiras negras mais influentes e é considerada uma it-girl no universo dos blogs de moda e beleza. Ela “é jornalista, niteroense, carioca por vocação e paulistana por disposição. Formada em Jornalismo pela PUC-RIO com rápida escala em Moda e Styling pela London College of Fashion”, ou seja, vale a pena acompanhar o trabalho dela.

Poderia indicar uma série de posts bacanas, mas gosto muito do “Dica de Produtos Para Garotas de Pele Escura”, “Dossiê Afrofuturismo”, e “Afropunk: Conheça A Tribo-Hit”.

E tem mais, o Jota (O. U. B. P.) tem uma coluna por lá com dica para os homens com posts super úteis como esse aqui que fala de cortes e penteados afros.

4- Gisella Francisca

10-blogs-negros-gisela-francisca

Mulher negra, it-girl, plus size e jornalista especializada em conceito de marcas, Gisella Francisca tem o site há 5 anos e traz diversas influências – nacionais e gringas – para o site, que aborda moda, estilo, viagem, alimentação e, principalmente, autoestima e auto aceitação.

Vale conferir seu canal no You Tube e os posts “Praia Sem Retoque” e “Praia Chic”.

5- Thainá Sagrado – Themba

Publicidade

10-blogs-negros-themba

O Themba busca colocar moda como ato político e protesto. Na verdade, acredito que a maioria dos blogs citados conseguem entender a força que a estética tem quando ela é “vestida” ou “exaltada”, porém a Thainá é mais direta e afirma que “é arte, é amor, é empoderamento, é protesto, é MODA”. O site é bem novo, mas já dá para perceber que ele tem tudo para crescer e virar sucesso.

6- Ale, Wesley e Woosh – Estilo Black

10-blogs-negros-estilo-black

Mais um achado, afinal, como eu disse, homens negros falando desses assuntos são poucos. Agora imagina três deles de uma vez e juntos, em um blog com vídeos e um monte de assunto interessante. De moda à música, com posts como “10 BlackPowers Para Seguir E Inspirar”, “Homens Negros De Cabelo Comprido Pode”, e vídeo com “Dicas De Cabelo Black Afro Crespo”.

7- Karla Lopes – Hey Cut

10-blogs-negros-hey-cute

O blog da Karla começou como uma espaço para falar de moda, mas acabou virando um blog com textos que abordam também beleza, comportamento, cultura, etc. Tem vários textos que merecem destaque, como esse aqui que confronta o pouco espaço para mulher negra no mundo da moda e da beleza.

O blog da Karla é repleto de textos e dicas sobre o universo da beleza e, num mundo onde produtos para pele negra são super difíceis de encontrar, é muito bom ter as informações e dicas da Karla, como esse tutorial de make inspirada na Rihanna.

8- Hadassa Rodrigues – Minimalista

10-blogs-negros-minimalismo

Hadassa é estudante de letras, tem 20 anos e seu blog também é cheio de publicações sobre maquiagem, mas o mais bacana do blog talvez seja os relatos da transição capilar pela qual Hadassa vem passando – ela está dizendo adeus ao alisamento, assumindo o crespo e contando um pouco sobre a experiência através de posts como esses: “Finalmente Meu Big Chop” e “Meu Cabelo É Afro E Ele Não Está Na Moda”.

9- Camila Nunes – Camila Nunes Makep Up

10-blogs-negros-camila-nunes

O objetivo do blog é compartilhar dicas de beleza para mulheres negras e a Camila faz isso através de vários posts com dicas de produtos, passo a passo e técnicas de auto maquiagem. Ela aproveita também para trazer à tona dúvidas e dificuldades frequentes quando o assunto é make-up, como “quais são os melhores batons para peles negras?”.

10- Rosangela José – Negra Rosa.

10-blogs-negros-negra-rosa

O blog da Negra Rosa, além de maquiagem, traz também dicas focadas em como tratar cabelos crespos, produtos e penteados. Tem receita, inclusive, receita caseira e penteados de noiva.

11- Loo Nascimento

10-blogs-negros-loo

Tecnicamente, a Loo não tem blog, mas ela tem uma marca linda, a Dresscoração, e não poderia deixar de dar a dica do seu perfil no Instagram. A Loo já apareceu no The Black Cupcake e no blog da Magá Moura.

Imagens: Reprodução

Conheça e faça parte do Clube Modefica!
O Modefica é uma mídia independente que pensa moda, arte, alimentação e política para resiliência social e ecológica. Para manter nosso conteúdo aberto e acessível para todas as pessoas, nós precisamos da sua colaboração.
Gostou desse texto? Contribua com o Clube Modefica e ajude nosso conteúdo ir mais longe para amplificar a transformação positiva.
Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags

.