13 Atitudes Para Encontrar Felicidade No Dia A Dia

Quantas vezes você disse para si mesma (ou para outras pessoas) que você só conseguirá ser realmente feliz quando você alcançar determinados objetivos de vida? Ou quando você receber um aumento ou se tornar aquela pessoa que você sempre quis ser? Claro, alcançar seus objetivos e ganhar dinheiro, sem dúvidas, vai te deixar extática – mas não seria maravilhoso encontrar felicidade no dia a dia?

Tempo é precioso, por isso é importante você ser tão feliz agora quanto no futuro. Pensando nisso, deixamos um passo-a-passo para te ajudar sair da monotonia diária e encontrar felicidade na vida nossa de todo dia.

1. Gratidão É A Atitude

Ao invés de pensar em como seus planos futuros podem fazê-la feliz, dedique-se a apreciar tudo que você já tem. Focar nas coisas boas da sua vida vai ajudá-la a perceber que você já tem muitas coisas pelas quais ser grata.

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Compre um “diário da gratidão” e escreve nele diariamente. Quando você acordar de manhã, escreva três coisas pelas quais você é grata na sua vida. Você tem um emprego, um teto sobre sua cabeça, dinheiro para pagar as contas, uma ótima família e amigo, um(a) parceiro(a)?

Você tem comida para comer e água limpa para beber? Isso significa que você já está em uma situação melhor que a maior parte das pessoas no mundo. A partir do momento que você pensar por esse lado, você provavelmente achará difícil parar só em três coisas.

Ao deitar, escreva três coisas que aconteceram no dia pelas quais você é grata. Esse exercício é ótimo porque, mesmo quando você pensar que teve um dia ruim, encontrará momentos positivos. Você apreciou o calor do sol no seu rosto depois de semanas de chuva congelante? Você recebeu um desconto inesperado ou um amigo pagou seu café?

Talvez você recebeu um elogio que iluminou seu dia, ou se sentiu bem por ter conseguido doar dinheiro para sua instituição favorita? Perceber as coisas boas que você tem e apreciar quando coisas boas acontecem, não importa quão pequenas elas são, ajudará você ser feliz aqui e agora.

2. Pare De Viver Para O Final De Semana

A tristeza da segunda-feira está te deixando pra baixo? Contando os dias para o final de semana? Claro, você pode ter mais tempo livre para fazer as coisas que ama nos finais de semana, mas não seria ótimo se você pudesse fazê-las com mais frequência?

Planejar coisas legais durante a semana te ajudará a apreciar o dia a dia e ter mais coisas pelas quais esperar, principalmente quando você passa mais tempo fazendo coisas que você não gosta tanto assim de fazer. Talvez na segunda à noite você possa sair para jantar; na terça você poderia marcar um almoço com uma amiga; na quarta ir ao cinema ou teatro; quinta começar a planejar as férias. Você entendeu.

Mesmo que sejam coisas pequenas, como encontrar uma nova série de tv e esperar sete dias para ver o que acontece depois, ou visitar lojas bacanas na hora do almoço, certifique-se que você sempre tenha algo divertido e interessante para fazer ao invés de passar toda a semana desejando o final de semana.

E não guarde nada para uma “ocasião especial”, a vida é muito curta. Use sua lingerie mais sexy, seu perfume preferido e carregue sua bolsa mais chique sempre que possível – você se sentirá ótima.

3. Mantenha Seus Amigos Por Perto

A situação é bem familiar: você tromba com uma amiga no supermercado e vocês duas falam sobre como faz tempo e que vocês precisam se encontrar para colocar as novidades em dia. Depois da ligação prometida, meses se passam e vocês ainda não marcaram o encontro. Então, ao invés de fazer planos vagos, marque o encontro assim que possível. Ver seus amigos regularmente é garantia de trazer felicidade e um sorriso ao rosto – e amizades são cruciais para a saúde.

Não sente e espere seus amigos darem o primeiro passo – provavelmente você vai descobrir que eles também estavam esperando por você. Entre em contato e fale que você adoraria tomar um café ou tê-los em casa para um jantar. Mesmo que for só uma volta no parque no seu horário de almoço, ache um dia e uma hora que funcione para ambos e coloque na agenda. E quando vocês se encontrarem, já marquem o próximo encontro e assim vocês não caem em velhos hábitos.

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4. Mude A Forma De Pensar

Ao invés de ver uma situação como chata, estressante ou perda de tempo, tente vê-la como uma chance de usar seu tempo de maneira positiva. Então, ao invés de passar o tempo no metrô ou ônibus olhando as pessoas ou encarando o nada, use esse tempo de maneira sábia lendo aquele livro que você está tendo dificuldade de achar tempo para ler, ouvindo suas músicas preferidas no Ipod, ou fazendo sua listas de afazeres do dia.

Se você ficar presa no trânsito, ao invés de entrar em pânico porque chegará atrasada, encontre algo positivo. Isso significa que você terá mais tempo para ouvir música ou apreciar a paisagem ao seu redor?

5. Exercite-se

Fazer atividade física libera endorfinas, o que desperta uma sensação positiva no corpo. Exercitar-se de maneira regular ajudará você a melhorar o humor. Se o pensamento de colocar o pé na academia não te agrada, encontre algo que você apreciará fazer com frequência. Seja uma aula de exercícios, juntar-se a um time de futebol, nadar, praticar ioga, andar, correr ou até mesmo pular. Entre na rotina de transpirar diariamente.

Para aqueles dias que você não está no humor, uma volta rápida na praia ou no parque fará maravilhas para o seu corpo e mente.

6. Tenha Uma Alimentação Balanceada

Comer comidas saudáveis e nutritivas é essencial para se sentir saudável e feliz. Entretanto, não se force a comer algo que você odeia só porque sabe que faz bem para seu corpo; isso transformará a refeição em um pesadelo. Experimente receitas (temos várias aqui) e descubra quais comidas você gosta mais.

Saber que você terá uma refeição deliciosa te deixará animada com relação à comida e ao dia porvir. Comer um monte de porcarias vai fazer você se sentir uma porcaria, então garanta que você tire um tempo para comer de maneira adequada. Entretanto, não sinta que você precisa se privar de nada; se você quer um pedaço de bolo então coma o pedaço de bolo e aprecie-o. Saboreie cada mordida e veja-o como um regalo. Equilíbrio é a chave.

7. Tire Tempo Para Você

Nunca sinta-se incomodada por tirar um tempo para você. Você é a pessoa mais importante da sua vida. Mesmo que muitas pessoas dependem de você, você não poderá estar lá para elas se estiver estressada e exausta. Incorpore um tempo livre para você na sua rotina. Se você não está acostumada com isso, pode parecer estranho no começo, mas rapidamente você se acostumará e entenderá a importância disso.

Tempo para você pode ser qualquer coisa que te faça se sentir bem, seja ir para uma massagem, fazer os cabelos, assar um bolo, correr, fazer as unhas, ler, meditar ou ver um filme. Se te ajuda a relaxar e se acalmar, faça. Você não precisa passar horas fazendo isso (apesar que se você tiver um dia inteiro de folga, não será algo ruim!); mesmo que for só deitar por 15 minutos com uma máscara facial antes de dormir, é o suficiente para melhorar o humor, inspirar sentimentos positivos e trazer felicidade.

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8. Descubra o Mindfulness

Se você não estiver familiarizada com o mindfulness (algo como “atenção plena), é a técnica que envolve apreciar o momento presente em vez de se preocupar com o futuro ou reviver o passado. Quantas vezes você já andou apressado sem perceber tudo o que está acontecendo ao seu redor?

Se você está se sentindo estressado, tire alguns minutos para respirar profundamente e use todos os seus sentidos para se tornar mais consciente de seu entorno. O que você pode sentir, ouvir, cheirar, ver e provar? Quando você come, mastigue a comida devagar e preste atenção nos diferentes sabores e texturas. Quando você sair, preste atenção nos muitos sons que você pode ouvir e sinta a brisa fresca em sua pele. Ser mais consciente do presente vai ajudar você a se sentir mais positiva e descontraída. Baixe o Omvana ou Calm, aplicativos que vão te ajudar a sintonizar com o presente.

9. Veja O Lado Bom Das Coisas

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Tente ver o lado positivo a cada evento negativo ou situação. De foto, isso pode ser complicado e às vezes você vai perceber o lado positivo só depois de um tempo, se perceber. Ser mais otimista sobre a vida pode ajudá-la a sentir-se mais feliz e mais calma. Aceite que a vida não será sempre fácil, mas entenda que tudo acontece por uma razão.

Tente colocar para fora, por meio da escrita, algumas coisas negativas que aconteceram recentemente e veja se você pode vê-las sob uma perspectiva positiva. Você perdeu o seu emprego? Veja como uma oportunidade para fazer essa mudança de carreira que você sempre quis. Você está tendo problemas de saúde? Perceba que agora é a hora de começar a viver o estilo de vida saudável que você vem querendo adotar.

Às vezes, você não vai entender por que algo negativo aconteceu, mas aceitá-lo e acreditar que ele estava destinado a acontecer pode ajudá-la a se sentir menos estressada. Por exemplo, você já perdeu o trem e começou a se exaltar sobre estar atrasada? Talvez o trem teve problemas ou um acidente e você poderia ter se machucado se você estivesse nele. Perceba que algumas coisas são uma bênção disfarçada.

10. Não Seja Muito Dura Consigo

É fácil sentir-se mal quando você passa horas nas redes sociais, sentindo inveja de como todo mundo parece estar vivendo a vida perfeita e cheia de felicidade. É fácil esquecer que todo mundo tem altos e baixos, é só que normalmente as pessoas não documentam seus dias ruins no Instagram.

Ninguém é perfeito e ninguém vive uma vida perfeita. Tente não perder tempo obcecando sobre os estilos de vida aparentemente idílicos das outras pessoas e foque em fazer o melhor que você pode. Não seja muito dura consigo mesma se você cometer algum erro – aprenda com ele e siga em frente. Se você deixou de cozinhar aquela refeição super saudável e pediu algo por telefone seguido de sorvete e chocolate, não se torture por isso. Você tem o direito de uma regalia de vez em quando.

Se você dormiu demais no seu dia de folga, quando você tinha planejado acordar cedo, não fique nervosa; seu corpo obviamente precisava recarregar. Se você deixou o trabalho de casa para sair com seus amigos, não tem problema, o trabalho pode esperar um dia. Se você não riscou tudo na sua lista de afazeres do dia, não se estresse – tem sempre o amanhã.

11. Mexa Na Sua Rotina

É bom ter uma rotina para você se manter organizada, mas fazer as mesmas coisas todos os dias pode te deixar apática. Fazer pequenas mudanças pode te ajudar a se sentir mais feliz e até mesmo mais animada para encarar o dia.

Se você acha chato dirigir até o trabalho ou passa o tempo no caminho se preocupando com as coisas que tem de fazer, ache um novo caminho. Uma mudança de cenário pode fazer maravilhas para sua mente, além disso, se concentrar na nova rota ocupará sua mente e você não se estressara com outras coisas.

Leve seu cachorro para passear num lugar diferente (você ficará contente ao ver a felicidade dele em desbravar um novo percurso), tente uma comida nova para o almoço e tome um banho de banheira ao invés de uma ducha pela manhã. Ao invés de almoçar na sua mesa, vá para fora e use seu tempo livre para relaxar e recarregar as energias com ar fresco.

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12. Faça Mais Do Que Você Ama

Se você pudesse balançar uma varinha mágica e ter sua vida dos sonhos agora, como ela seria? Quais coisas você gostaria de fazer com mais frequência? Pare de pensar sobre sua vida dos sonhos e crie sua vida dos sonhos. Você só pode viver uma vez então faça o melhor e faça as coisas que você gosta de fazer com mais frequência.

Se você gostaria de passar mais tempo em meio a natureza, você poderia dar uma volta na sua hora de almoço? Se você gostaria de nadar com mais frequência, você poderia acordar mais cedo e dar algumas braçadas antes do trabalho? Se você quer sair de férias, comece a juntar dinheiro regularmente. Se você quer largar o emprego das 09h às 17h e ter um negócio próprio, comece seu plano de negócios.

Pequenos passos dados com frequência inevitavelmente te aproximarão dos seus sonhos – e você aprenderá muito no percurso. A felicidade precisa ser cultivada.

13. Lembre-Se Que A Vida É Curta

Então compre os sapatos, coma o bolo e beba o vinho.

Imagens: Dan-ah Kim // Instagram

Por: Jessica Sjoholm. Jessica é uma terapeuta de beleza holística vivendo em uma bela vila em Cornwall, UK. Ela é vegan e apaixonada por direitos dos animais, saúde natural e beleza livre de crueldade. Jessica adora ler, cozinhar e dar longos passeios com seu cachorro Jack. Acesse seu blog crueltyfreecottage.co.uk.

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