Como Fazer Chantilly De Coco Em Dois Passos Simples

Eu venho testando essa receita há praticamente um ano, quando descobri o chantilly de coco em alguns blogs vegetarianos gringos como a opção mais saudável para substituir o chantilly tradicional no café, no frapuccino, e nas coberturas de bolo e cupcakes.

Porém, existe uma grande diferença entre as versões brasileiras de leite de coco e as gringas. O nosso leite é muito mais líquido, enquanto o deles é muito mais cremoso, facilitando totalmente todo o processo. Com as opções tradicionais de leite de coco em vidrinhos, é possível fazer o chantilly de coco, mas é necessário mais açúcar e mais tempo na geladeira para o creme firmar bem.

Recentemente, encontrei o leite de coco em caixinha e resolvi testar para saber se com essa versão do produto as coisas sairiam melhores e com menos açúcar. E voilá, deu certo! A caixinha facilita a separação da água e da polpa, processo essencial para fazer o leite de coco dar certo. Eu não precisei usar açúcar de confeiteiro (glaçúcar), açúcar que eu não gosto de usar por ser refinado e não-orgânico, mas capaz de dar ao chantilly uma textura ótima e firme.

No vidrinho, mesmo que a água repouse, é muito mais difícil tirar a polpa pelo gargalo fazendo, inevitavelmente, a água e a polpa se misturem. Trocar de recipiente também não funcionou, parece que depois de misturado, a água e a polpa demoram muito mais tempo para separar de novo. Por isso, para conseguir firmeza, é preciso mais açúcar.

Publicidade

Apesar de eu ser mais a favor da embalagem de vidro por ser um produto muito mais fácil de reciclar ao comparado com a caixinha Tetra Pak, o produto em caixinha é muito melhor para essa receita. Há quem indague sobre as possibilidades de fazer o leite de coco caseiro para depois transforma-lo em chantilly, porém eu ainda não consegui chegar em um resultado satisfatório com a versão feita em casa.

Além do leite de coco, existem duas outras opções de chantilly vegetariano. A primeira é o chantilly de aquafaba (água de conserva do grão de bico ou feijão), mas o gosto deixa a desejar e, depois de um dia na geladeira, a textura deixa de ser cremosa e passa a ser mais espumante. A aquafaba vem se mostrando como melhor opção para substituir o ovo em pães, bolos e cremes mais complexos.

Já o “creme tipo chantilly”, a segunda opção, é fácil de encontrar no mercado, fácil de fazer e com saber e textura iguais as do chantilly tradicional. Mas ele tem um porém: o produto é uma mistura de óleos e gorduras vegetais não apropriados para comer com frequência (continua sendo melhor que a opção animal, mas ainda assim não ideal).

Então, pelo menos por enquanto, o chantilly de coco se mostrou a melhor opção para substituir o chantilly tradicional. Obviamente o gosto não é neutro, mas funciona muito bem para quem gosta muito de coco – tipo eu. Vale testar, colocar no café gelado, cobrir bolos e cupcakes e se deliciar!

chantily-de-coco-01

chantily-de-coco-03

chantily-de-coco-04

chantily-de-coco-05

chantily-de-coco-06

INGREDIENTES

– 2 col. de sopa de açúcar cristal orgânico pulverizado* (ou xarope de bordo**)
– 1 caixa de leite de coco
– 1 col. de chá de extrato de baunilha (opcional)

INSTRUÇÕES

1. Coloque a caixa de leite de coco na geladeira por uma noite.
2. Depois de descansado, retire o leite de coco da caixa com a ajuda de uma colher, sem pegar o líquido que estará repousado na parte de baixo da caixinha. Despreze o líquido e coloque na batedeira apenas a parte cremosa e firme.
3. Acrescente o açúcar e bata em velocidade rápida até obter um creme com aspecto de chantilly.
4. Se for usar a baunilha, acrescente ela aqui.
5. Deixe a mistura repousar na geladeira por algumas horas antes de usar. Para cobrir bolos, deixe na geladeira por uma noite para ficar bem firme***.

NOTAS

*Para pulverizar o açúcar cristal, bata o açúcar no liquidificador até ele ficar bem fino.
**O xarope de bordo deixará a mistura mais escura, mas funciona muito bem para quem não consome açúcar.
***Quanto mais açúcar ou xarope, mais firme vai ficar o seu chantilly.

chantily-de-coco-07

chantily-de-coco-09

Fotos: Time Modefica

Conheça e faça parte do Clube Modefica!
O Modefica é uma mídia independente que pensa moda, arte, alimentação e política para resiliência social e ecológica. Para manter nosso conteúdo aberto e acessível para todas as pessoas, nós precisamos da sua colaboração.
Gostou desse texto? Clique aqui e contribua com o Clube Modefica e ajude nosso conteúdo ir mais longe para amplificar a transformação positiva.
Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags