Desperdício Zero: Pesto Com Folhas De Cenoura Para Não Jogar Nada Fora

Talvez você esteja familiarizada com essa história: você vai à feira e compra um punhado de cenouras coloridas e cheias de folhas verdes vibrantes e vivas. Você sabe o que fazer com as cenouras, claro, mas não tem muita certeza de como usar aqueles ramos todos de folhas e o caminho mais fácil é simplesmente descartá-las.

Isso até você descobrir que pode usar as folhas de qualquer raiz ou vegetal como você usaria as folhas de rúcula, escarola ou couve. Refogadas, cruas em saladas, como cobertura de pizzas, ou melhor ainda, em forma de pesto, opção versátil e que pode ser armazenada na geladeira durante dias.

Em seu livro Roots, Diane Morgan nos contempla com mais de 200 receitas de raízes onde nada é jogado fora. Das convencionais batatas douradas às incomuns raízes de bardana, Morgan mostra não só jeitos criativos e deliciosos de repensar a maneira como consumimos essas comidas, como também seus poderes nutricionais.

Nossa receita de pesto com folhas de cenoura saiu exatamente desse livro e é muito simples de fazer. Você vai precisar apenas de um processador (ou liquidificador), um punhado de sementes de sua preferência (pinholes, nozes, castanhas, ou amêndoas) e bastante azeite. Depois é só passar no pão, misturar no macarrão, ou ainda usar para temperar saladas. Pronto, você tem um jeito ótimo de não desperdiçar nada e ainda incluir folhas cruas na sua dieta.

Publicidade

pesto-folhas-cenoura-0

pesto-folhas-cenoura-00

pesto-folhas-cenoura-capa

pesto-folhas-cenoura-2

pesto-folhas-cenoura-1

INGREDIENTES

– 1 xícara de chá de folhas de cenoura (sem os cabos e preferencialmente orgânicas)
– 6 colheres de sopa de azeite extra-virgem
– 1 dente de alho grande
– 1/4 de colher de chá de sal
– 3 colheres de sopa de oleaginosas da sua preferência* (eu usei castanhas de caju)

INSTRUÇÕES

1. Em um processador, coloque as folhas de cenoura, azeite, alho e sal e processe até estar tudo bem misturado.
2. Adicione as castanhas de caju e processe até tudo estar picado e misturado.
3. Prove e ajuste os tempero.
4. Sirva imediatamente ou deixe os sabores apurarem na geladeira por algumas horas.

*Esquentar as sementes ajuda a liberar o sabor e deixá-lo mais intenso. Você pode colocá-las durante alguns minutos no forno ou na panela até ficarem douradas.

Tempo de preparo: 10 minutos.

Fotos: Time Modefica

Conheça e faça parte do Clube Modefica!
O Modefica é uma mídia independente que pensa moda, arte, alimentação e política para resiliência social e ecológica. Para manter nosso conteúdo aberto e acessível para todas as pessoas, nós precisamos da sua colaboração.
Gostou desse texto? Clique aqui e contribua com o Clube Modefica e ajude nosso conteúdo ir mais longe para amplificar a transformação positiva.
Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags

.