Dicas De Produtos Mais Naturais e Veganos Para Cuidar Dos Cachos

Cuidar de cabelos cacheados nem sempre é uma tarefa fácil. Cuidar de cabelos cacheados com produtos naturais e veganos menos ainda. Mas não é impossível e fica fácil depois de algumas dicas e de uma certa experiência. Por isso, nós recorremos à Nanda Cury, idealizadora da Marcha do Orgulho Crespo e do Blog das Cabeludas, para contar suas dicas de produtos mais naturais e veganos para cuidar, manter e dar forma aos cachos.
É claro que cada cabelo é um cabelo e vai se comportar de maneira diferente com cada produto. Nanda deixa claro que, para o cabelo dela, que é multi-textura, com partes crespas, lisas e a maior parte cacheado (3C e 3B) esses produtos deram certo. Mas vale sempre experimentar até chegar na sua combinação preferida.
1. Higienização
A Nanda faz co-wash, um técnica de higienização suave, feita com produtos específicos para esse fim. “O cowash higienizador desenvolvido pela Mari Morena, youtuber negra, cacheada e referência em low e no poo, é maravilhoso. O produto tem consistência de creme, ele hidrata, condiciona e pode até deixar um pouco no cabelo. A limpeza fica por conta do cocamidopropyl betaine, um ingrediente que ajuda a remover silicone insolúvel. Tem arnica, melaleuca, óleo de jojoba, óleo de coco e menta na composição, o que nutre, hidrata e ativa a circulação no couro cabeludo, além de dar um efeito refrescante”, explicou ela.
Apesar de nunca ter usado, Nanda dá a dica que já leu depoimentos de meninas falando que usaram o produto da Mari para fazer finalização.
Outra opção que Nanda indica é o co-wash da linha Botica Cachos da Bio Extratus. A marca brasileira tem uma vasta gama de produtos e linhas, a Botica Cachos é a mais recente, natural e vegana da marca. Como o próprio nome sugere, é indicada para cabelos cacheados. Quem estampa a campanha é atual Miss SP, Karen Porfiro.
“O produto é transparente, formulado com ingredientes naturais, como baobá, vitaminas A, C, D e F, ômega 3, 6 e 9 e microqueratina vegetal, associada à reconstrução capilar. O PH é 4,5, o que ajuda a não abrir muito a cutícula dos fios”, detalhou ela. Como Nanda usa coloração com formulação mais natural, o produto ajuda a preservar a cor.
1. Higienizador Co-wash Mari Morena na Loja da Mari Morena e 2. Higienizador Co-wash Botica Cachos na Ikesaki.
2. Hidratação
No passo da hidratação, ela indica 3 produtos diferentes: máscara Botica Cachos, da Bio Extratus, máscara Color Fixation e máscara Curly Hair, ambas da Surya.
“A máscara Botica hidrata e reconstrói os fios e é extremamente emoliente. Pode ser usada como condicionador ou como máscara de hidratação. A composição inclui glicerina, óleo de coco e baobá, proteínas hidrolizadas e manteiga de karité”, conta Nanda. “Já a opção Color Fixation da Surya desembaraça, deixa uma textura incrível, meu cabelo fica ultra macio, ajuda a preservar a coloração, é liberada para low e no poo, vegana e não contém parabenos, derivados de petróleo, silicones, sulfatos e outros ingredientes nocivos”.
A máscara Curly Hair indicada por Nanda faz parte da linha profissional da Surya, mas pode ser comprada diretamente no site da marca. A vantagem é o tamanho, são 450g e não contém BHT, corantes, EDTA, ésteres, fragrâncias sintéticas, óleo mineral, parabenos, silicones e sulfatos. Assim como a opção da Botica, ela hidrata e reconstrói.
1. Máscara Botica Cachos da Bio Extratus na Ikesaki; 2. Máscara Color Fixation na Surya Brasil e 3. Máscara Nutritiva Curly Hair Professional na Surya Brasil.
3. Finalização
Talvez um dos produtos mais complicados para as cacheadas sejam os finalizadores e definidores de cachos. A Nanda gosta de misturar o finalizar e a gelatina da Botica. Ela afirma que ambos os produtos garantem maior hidratação, definição, não pesa nos cachos e ainda contêm proteção solar.
1. Finalizador Botica Cachos na Ikesaki e 2. Gelatina Botica Cachos na Ikesaki.
4. Tratamento
A cada 15 dias ou 1 mês vale fazer uma limpeza profunda para limpar o cabelo e controlar a oleosidade. Os adeptos dos cosméticos naturais sempre indicam a argila Rhassoul, mas a dica da Nanda é fazer um combo: “a argila rahssoul tem um poder maravilhoso de limpar o cabelo, controlar a oleosidade e, por ser carregadora, potencializa outros ingredientes, como o argan, que promove a umectação. Gosto de usar com o óleo de argan orgânico da Zeena e coloco algumas gotas de óleos essenciais. A mesma mistura pode ser aplicada na pele também. Ao usar esse produto, o volume do meu cabelo ficou bem reduzido, assim como o frizz e também não precisei usar ativador de cachos para definir”.
1. Argila Rhassoul 100% e 2. Óleo de Argan 100% na Zeena Cosméticos
Outros produtos naturais que ela usa e recomenda são manteiga de karité, óleo de jojoba, óleo de coco, óleo de argan e abacate. “Prefiro sempre os óleos vegetais orgânicos, que são um pouco mais caros, mas são extraídos de fontes mais amigas do meio-ambiente e das pessoas, e costumam vir em embalagens retornáveis”, ressalta Nanda. Outro ponto importante é que os óleos vegetais orgânicos costumam ser de fontes confiáveis e não são misturados com outros óleos vegetais mais baratos e refinados, como o óleo de soja.
No vídeo abaixo, você confere a Nanda falando dos produtos Botica Cachos caso tenha ficado afim de saber mais.