12 Dicas Para Trabalhar Em Casa e Manter a Produtividade e Saúde Mental
Por Juliana Aguilera
Ilustrações por Victória Lobo
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1- Crie um espaço de trabalho
Separe um local da sua casa que possa simular sua área de trabalho. Pode ser na mesa da cozinha, na mesa da sala. Evite apenas a mesa do seu quarto (falaremos sobre o quarto mais adiante). Busque organizar o espaço com os objetos necessários para que você não precise, por exemplo, sair do local em busca do seu fone de ouvido. A luz também é um fator importante. É muito clara e ofusca a tela do computador? Ou é muito fraca? O melhor é que ela venha de vários lugares, para não deixar seus olhos cansados.Torne este espaço convidativo e mantenha-o arrumado. Uma área de trabalho desorganizada só vai tornar seu tempo improdutivo. Seu novo “escritório” tem que ser um espaço que te energize, não que te drene. Claro que, caso funcione para você, não é pecado nenhum sair do espaço de trabalho para uma área mais tranquila, como uma sacada ou quintal, para realizar tarefas mais leves, como organizar sua agenda, responder e limpar e-mails.
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2- Não trabalhe no seu quarto
Um dos grandes desafios de se trabalhar em casa é saber separar a vida profissional da vida pessoal. Para isto, existem diversas atitudes simples para fazer seu cérebro entender que “agora é hora de trabalhar” e “agora é hora de relaxar”. Ficar fora do quarto é uma delas. Quando você sai de casa para ir ao trabalho, existe o ritual do transporte, esperar um período de tempo e entrar em um ambiente profissional. Estando em casa, essa mudança de ares se torna mais difícil quando sua cama está há alguns metros de você. Se você une profissional e pessoal em um único ambiente, fica difícil relaxar à noite quando você começa a associar a mesa do quarto com espaço de trabalho. -
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3- Não trabalhe de pijama
Esse é outro ponto importante que pode soar desnecessário para alguns. Trabalhar confortavelmente com a calça do pijama parece, na verdade, um dos bônus mais atrativos de poder trabalhar em casa. Mas a dica segue a mesma lógica do tópico anterior. Existem benefícios psicológicos reais em se vestir para o seu trabalho, mesmo estando em casa. É uma atitude que ajuda seu cérebro a entender que é hora de focar no trabalho e não, talvez, no seu gato deitado próximo a você ou no novo jogo que você baixou no celular. Claro, você não precisa se vestir formalmente, mas estar com a roupa de trabalho também te ajuda quando chegar a hora de fazer reuniões via videoconferência. -
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4- Fique longe de sofás e de camas
Seguindo a lógica de distanciar área de trabalho do conforto da casa, uma superfície reta, com um espaço de trabalho organizado e uma cadeira confortável não só te ajudam a simular um ambiente de trabalho, como também evitam possíveis dores na coluna, pescoço ou pulso. O ideal é criar uma configuração ergonômica com cadeira, mesa e computador, que também contribuirá para sua produtividade. E convenhamos, trabalhar de frente para a TV – principalmente se seus familiares ou colegas de casa estão assistindo algo nela – não é a melhor das ideias. -
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5- Faça pequenas pausas
Agora, talvez estas dicas não façam muito sentido para você porque talvez seu caso seja o oposto: ciente de como você pode ser facilmente distraído no ambiente da sua casa, você tenta focar o máximo possível no trabalho e na produtividade. É comum ter essa necessidade por você estar, justamente, fora da empresa. Mas a pausa também é importante. Pense na rotina que você tinha no seu local de trabalho: existe o tempo despendido para conversas com os colegas, a pausa do café, as saídas para o almoço, a espera para a reunião. Mesmo no trabalho, você não produzia 100% do tempo.Então, não exija isso na sua casa. É importante saber dosar, parar para levantar e mover o corpo, procurar ar fresco e luz natural, conversar um pouco com as pessoas de casa ou passear com o cachorro e limpar sua mente. Os minutinhos do café na firma podem acontecer na sua cozinha. É por isso que muitos estudantes – sejam os que estão se preparando para concursos ou vestibulares – usam a Técnica Pomodoro. Desenvolvida em 1988 pelo italiano Francesco Cirillo, a técnica é uma metodologia de gestão de tempo, no qual você realiza uma atividade por 25 minutos, descansa cinco. Essa técnica te ajuda a trabalhar ininterruptamente sem cansar ou cair nas distrações. Claro, você pode estender esse período, talvez se permitindo trabalhar por algumas horas e depois colocando um despertador para ter a pausa de 5 minutos. Use como melhor encaixar na suas necessidades profissionais.
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6- Não extrapole horários
Agora que você não vai perder tempo se deslocando para o trabalho, você também tem mais tempo antes de iniciar o trabalho e isso pode dar aquela vontade de adiantar algumas coisas, responder e-mails, organizar a lista de afazeres, certo? Tudo bem começar o trabalho mais cedo, contudo, esteja ciente de encerrar o expediente mais cedo também. É comum pensar em utilizar esse momentos para produzir mais, mas essa atitude pode ser um tiro no pé: quando você vê, está trabalhando 9, 10h por dia. Respeite seu horário de almoço, use o período livre da manhã para conversar as pessoas à sua volta, brincar com os animais de estimação ou apenas relaxar.Utilizar aplicativos de rastreamento de produtividade, ou a Técnica Pomodoro descrita no tópico anterior, irá assegurar que você renda dentro do horário do trabalho. Assegurar que você respeita seus horários é uma forma de traçar linhas firmes entre vida pessoal e profissional e cuidar da sua saúde mental.
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7- Não tenha preguiça de se expressar
Trabalhar sem olhar no rosto de uma outra pessoa ou ouvir o tom de voz dela pode exigir que você faça um esforço para se comunicar melhor e evitar mal entendidos. Você já deve ter passado por isso via redes sociais, alguma discussão que aconteceu por conta de um mal entendido, uma mensagem de texto que você pode ter interpretado de uma forma diferente do que a outra pessoa queria dizer. Convenhamos que descobrir que uma reunião pode ser resolvida por e-mail realmente soa atrativo. Mas não tenha preguiça de usar aquele emoji no final da frase, um “hahaha” ou até mesmo apresentar para seus colegas de trabalho e chefe quais são seus planos para o dia, para coordenar com os deles.Você não precisa ser a vizinha que fica na rua fofocando versão escritório, mas lembre-se de sempre perguntar como o outro está, discutir em conjunto as tarefas do dia e, sempre que possível, sair do e-mail formal, o que nos leva ao próximo tópico…
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8- Faça video conferências
Seguindo o mesmo raciocínio do tópico anterior, apesar de ser prático trocar as reuniões por e-mail, não torne isso uma máxima, principalmente quando o assunto a ser discutido for importante. A interação via vídeo não só ajuda a compreender melhor o que o outro quer dizer, como também alivia a sensação de isolamento, desconexão e solidão que o trabalho remoto pode proporcionar. -
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9- Trabalho em casa não deve envolver trabalho de casa
Talvez em um determinado momento, enquanto você espera a resposta de alguém do trabalho ou esteja um pouco cansado, sua cabeça vague para as roupas na lavanderia que precisam ser lavadas. Parece uma otimização de tempo gastar um minuto para jogá-las na máquina, trabalhar enquanto elas estão sendo limpas, e depois parar por alguns outros minutos para extende-las, certo? Mas é justamente essa interrupção que pode prejudicar sua produtividade. Ao estipular seu horário de trabalho, pense sempre como se você estivesse na empresa, assim que você terminar o expediente, você irá lavar as roupas. Ou você pode usar seus 5 ou 10 minutos de descanso, como já falamos anteriormente, para realizar tais atividades. -
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10- Ponha limites à família e aos colegas
A família ou colegas de casa são, provavelmente, uma das maiores distrações ao trabalhar em casa, principalmente se você tem filhos pequenos. Ao estipular seus horários, converse com eles para que eles também respeitem esses horários. Uma porta fechada, uma placa de “estou trabalhando” são outras táticas que também podem te ajudar. Talvez seu filho pequeno ainda te atrapalhe e pergunte por alguns dias porque ele não está indo na escola, mas lembre-se que assim como você que precisa se adaptar a essa rotina, ele também levará um tempo até entender as novas regras.Não pare para ver o vídeo que mandaram para seus familiares no Whatsapp, nem para atender pedidos como “olha tal coisa na internet para mim”. Tudo isso pode contribuir para que você disperse e atrase sua expectativa de agenda.
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11- Tenha um ritual de “fim do expediente”
Quando terminar seu horário de trabalho, organize sua mesa, deixe o local de trabalho, troque de roupa, tome um banho, faça uma atividade como yoga, exercícios, ou escute um podcast. Crie o hábito de ter ações que assinalem o fim da jornada de trabalho, que separe você da vida profissional e da vida pessoal. Pode parecer bobeira, mas isso te ajuda a manter o horário de trabalho – já que você pode se pegar pensando que responder mais um e-mail não parece tão ruim assim – e ao seu cérebro a entender que agora é hora de descansar, relaxar e cuidar de você, da sua alimentação, dos seus relacionamentos, da sua casa. Talvez esse seja um grande benefício que o trajeto casa-trabalho, trabalho-casa te dê no dia-a-dia e, agora sem ele, é importante criar estas ações para sua saúde mental. -
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12- Crie a sua rotina
Você pode estranhar que esse seja o último tópico. Ele não deveria estar em primeiro lugar? Antes de falarmos da rotina, vamos deixar claro que é muito importante que você entenda o que funciona para você. Estar em casa, claro, gera os mesmo desafios para todo tipo de pessoa, mas, às vezes, alguma dica aqui pode funcionar ou não com você. Faça testes e encontre o que melhor funciona para sua personalidade e estabeleça esses horários e regras para criar a sua rotina. O importante é, claro, não ir para os extremos (relaxado demais e exigente demais), definir um cronograma e cumpri-lo.Lembre-se de trabalhar a quantidade de horas estipuladas, organizar sua mesa e horários, fazer pausas, conversar com colegas e chefes sempre que possível e ter alguma ação que sinalize o fim do expediente. Manter uma rotina pode ser mais poderoso do que um relógio para ter ajudar a começar e encerrar todas as atividades.
Com as medidas de quarentena aplicadas em diversas empresas por conta do Covid-19, muitos profissionais (sabemos que nem todos, então estamos fazendo esse recorte aqui) voltaram a suas casas e agora podem aproveitar o período para por uma série, livro ou outros hobbies em dia. Já para uma parcela significativa (igualmente, sabemos que nem todos), a quarentena significa trabalhar em casa, um ambiente repleto de distrações e que, instintivamente, é sinônimo de relaxamento e descanso para o cérebro.
Talvez você esteja ainda buscando um jeito de se adaptar a esse novo ambiente, driblar a família que está sempre atrapalhando sua produtividade e conter seus impulsos de deixar o computador por alguns minutos para fazer carinho no seu animal de estimação. Para dar conta dessas situações todas, existem alguns hábitos cruciais que você precisa testar e adotar se quiser trabalhar com eficiência. Por aqui, são quase seis anos de trabalho remoto então, para te ajudar nessa missão, listamos 12 dicas para trabalhar em casa e manter a produtividade e saúde mental, afinal, as demandas, reuniões e relatórios seguem a todo vapor. Tem mais dicas? Compartilhe nos comentários e ajude os novos chegados ao home office se adaptarem a essa realidade, que parece simples e desejável, mas tem lá suas dificuldades.
Sobre a autora
Juliana Aguilera
Jornalista, feminista, fotógrafa, escritora, trilingue e 1/3. Acredita fielmente na força do jornalismo que preza pelos direitos humanos, no positivismo e na fé. Já descrita como um cinnamon roll recheado de wasabi, faz perguntas aleatórias sobre tudo e pode passar horas falando sobre J-pop e K-pop.
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