4 Hábitos Diários Que Parecem Inofensivos, Mas Causam Um Enorme Impacto No Mundo

 

modefica-com-bento-MARCA-MATERIA3

Nós já te contamos 5 maneiras realmente eficazes para você produzir menos lixo no dia a dia, agora nós vamos falar sobre 6 hábitos rotineiros que parecem inofensivos, mas, quando paramos para pensar, conseguimos ver o tremendo impacto que eles causam e a quantidade de lixo que esses costumes diários geram sem nós nem nos darmos conta.

A Cristal Muniz tinha dado a deixa sobre trocar os descartáveis por reutilizáveis, mas resolvemos ir mais a fundo nesse tema, porque abrir mão dos descartáveis é, provavelmente, a maneira mais simples de todas quando falamos sobre produzir menos lixo.

Nós sabemos que um dos grandes problemas dos descartáveis é que eles estão por todos os lados e em detalhes que, às vezes, nem percebemos. E claro que nem sempre dá para passar sem utilizar algum deles, mas, no geral, com um pouco de preparação e olho atento, dá para reduzir, e muito, a quantidade deles que usamos todos os dias.

Essas práticas que vamos te contar já foram testadas e aprovadas por um número considerável de pessoas, normalmente incentivas por campanhas ótimas de consumo consciente, então aderir a elas não é um desafio tão grande. Vamos à lista:

Publicidade

1. Deixe de Usar Canudos

Você já reparou que os canudos ficaram mais, vamos dizer, sofisticados com o passar do tempo? Agora eles vem embalados um a um o que garante desperdício duplo. Canudo descartável normalmente é usado uma vez e jogado fora, e mesmo que você opte por reutilizar o canudo algumas vezes, a embalagem na qual ele vem unicamente embalado não tem jeito, vai direto pro lixo.

Só nos EUA são usados e descartados 500 milhões de canudos por dia (!!!), isso sem incluir aqueles canudos que vem em sucos ou em outras bebidas. É tanto canudo que essa quantidade é suficiente para encher 127 ônibus escolares diariamente. Mas isso não quer dizer que você tem que tomar seu drink preferido sem um canudo ou que pessoas que só conseguem se alimentar com canudo devem deixar de usá-lo. Há uma série de alternativas reutilizáveis como o canudo de bambu, de aço inoxidável e até mesmo o de plástico reutilizável que substituem o canudo descartável muito bem.

Por que não levar o canudo na bolsa ou até mesmo passar o canudo vez ou outra, é bem mais simples do que parece. Existe, inclusive, uma campanha chamada Be Straw Free que incentiva as pessoas a abrirem mão desse descartável tão dispensável.

2. Diga Adeus Aos Copos Descartáveis

Copos descartáveis são tão poluentes e nocivos para o meio ambiente quanto as garrafinhas de água, além do mais, eles são descartados quase que instantaneamente. Para fazer as pessoas repensarem o consumo do copo descartável, a campanha Menos Um Lixo criou um desafio que incentiva o uso do copo reutilizável super simples de carregar por ai.

Outra dica para dizer adeus aos copos descartáveis (e as garrafas plásticas de água) é aderir a uma garrafa reutilizável.

3. Enrole Seu Sanduíche Em Um Boc N’ Roll

Normalmente nós enrolamos sanduíches e outras comidas “portáteis” em papel alumínio, e há um mito ecológico que nos faz acreditar que, como o alumínio é reciclável, o papel alumínio também deve ser, logo ele não é um problema tão grande. Isso é verdade em partes. O grande problema é que muitas empresas de reciclagem não aceitam papel alumínio pelo risco de contaminação, já que o papel sempre está impregnado com sujeira e restos de comida, ou seja, a maior parte do papel alumínio vai para aterros sanitários.

Estima-se que, só nos EUA, as toneladas de papel alumínio jogadas em aterros sanitários por ano são suficientes para construir uma frota de aeronaves. Além do impacto do pós-consumo, o papel alumínio é mais nocivo no seu processo de produção do que o filme plástico, por exemplo. Apesar do papel alumínio já ser produzido com cerca de 20 a 30% de alumínio reciclado, é possível produzir o produto com produto 100% reciclado, mas quase nenhum empresa tem essa prática.

A espanhola Roll Eat pensou exatamente nessa questão ao criar o Boc N’ Roll, um produto que substitui o papel alumínio, o filme plástico e o papel de embalar. O produto é bem interessante por sua versatilidade, a Roll Eat sugere que ele pode ser usado para não só embalar sanduíches, frutas e outros alimentos “portáteis”, como também para substituir aqueles papéis de bandeja de fast-food, por exemplo.

No Brasil, a Bento Store é a revendedora do Boc N’ Roll e nós tivemos a oportunidade de testar o produto. Dá, inclusive, para levar no Subway e pedir para seu lanche ser feito e enrolado nele, ao invés de no papel convencional.

Publicidade

modefica-com-bento-BOC-ROLL

4. Evite O Filme Plástico

Lá em cima nós dissemos que o papel alumínio é pior que filme plástico e é verdade, mas se você reaproveitar o pedaço de papel alumínio três vezes, ele já se torna mais ecologicamente correto que o filme plástico. Porém, o ideal mesmo, é reduzir o uso de ambos ao máximo.

Isso porque, entre os motivos já bem conhecidos sobre os malefícios do uso excessivo do plástico, esse filme não é amigo das empresas de reciclagem, apesar de ser feito comumente de PVC, um material 100% reciclável. Sua reciclagem é complexa, pois, assim como o alumínio, há alto risco de contaminação. Existem empresas específicas que fazem esse trabalho, mas a porcentagem de PVC reciclado no Brasil ainda é bem baixa, girando em torno de 18%.

Mas não vamos deixar você só com as dicas, nós vamos te ajudar a colocar algumas delas em prática e foi por isso que nos unimos à Bento Store. Nossa ideia é espalhar as opções de reutilizáveis e incentivar o consumo consciente. Para isso, criamos uma campanha no Instagram que todo mundo pode participar e ainda ter a chance de levar para casa um kit com dois produtos da Bento Store (um Boc N’ Roll e uma garrafa Dopper). Saiba mais e participe: http://bit.ly/modeficacombento. Mas corre, porque a promoção vai só até amanhã (04/06)!

Imagens: Time Modefica

Conheça e faça parte do Clube Modefica!
O Modefica é uma mídia independente que pensa moda, arte, alimentação e política para resiliência social e ecológica. Para manter nosso conteúdo aberto e acessível para todas as pessoas, nós precisamos da sua colaboração.
Gostou desse texto? Contribua com o Clube Modefica e ajude nosso conteúdo ir mais longe para amplificar a transformação positiva.
Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags

.