#KeepItOn: Lush E ONG Access Now Se Unem Em Pró Da Internet Livre

No dia 07 de dezembro, vários líderes se encontrarão no Fórum de Governança da Internet (Internet Governance Forum – IGF 2016) em Guadalajara, no México para debater o crescimento inclusivo e sustentável da Internet. Serão mais de 3 mil pessoas do mundo inteiro participando do encontro e uma das pautas do fórum é a Internet livre.

A marca de cosméticos Lush e a ONG Access Now se unem para uma ação especial para a data, especialmente pensada para a campanha #KeepItOn, que luta contra os bloqueios da Internet. A marca pretende arrecadar 205 mil libras para a Access Now, além de várias assinaturas na petição online que serão apresentada no IGF.

A Access Now é uma organização não-governamental presente em dez cidades pelo mundo cujo principal objetivo é defender e estender os direitos digitais de usuários em risco ao redor do mundo. Ao combinar políticas inovadoras, advocacy global e suporte técnico direto, a Access Now luta por uma comunicação aberta e segura para todos.

Desde sua fundação, em 2009, a ONG levanta a pauta dos bloqueios de Internet como o que vimos acontecer no Brasil com o Whatsapp e ameaças de apagão de celulares em caso de protesto durante as Olimpíadas. Segundo a ONG, entre 2015 e 2016 o número dos chamados “apagões” (blacktous ou shutdowns) dobraram e esse ano já somam 51 em vários países do mundo.

Publicidade

“Os bloqueios de internet são alertas prévios de atrocidades. Eles bloqueiam serviços de segurança e previnem as pessoas de se comunicarem com seus contatos profissionais, amigos e familiares. Também prejudicam a economia – os bloqueios são avalanches que quebram os fundamentos de crescimento econômico, destruindo vidas e negócios ao longo do caminho”, diz Deji Bryce Olukotun, Gerente Sênior de Advocacy Manager da Access Now.

sabao-lush-acess-now

Em apoio a campanha #KeepItOn, a Lush, marca de cosméticos inglesa, lançou a bomba de banho Error 404. De 25 de novembro a 7 de dezembro, as vendas globais do produto serão revertidas para a campanha, além de chamar atenção para a causa e convidar todos a assinar a petição online que será entregue aos líderes globais presentes em Guadalajara. Após a data, a parceria entre a Lush e a Access Now continuará.

A #KeepItOn é uma iniciativa da Access Now que conta com o apoio de diversas outras organizações, incluindo a Human Rights Watch e a ONU. Para saber mais e assinar a petição acesse: www.accessnow.org/keepiton/.

Imagens: Divulgação

Gostou dessa matéria? Compartilhe.