Leite de Açafrão: Uma Bebida Cheia de Benefícios Para Sua Saúde

Desde o começo do inverno que as receitas de leite quente com açafrão-da-terra pipocaram por ai. Por ser tão benéfica para a saúde, e ideal para dias de baixa temperatura, a ideia era compartilhar com vocês antes. Mas cá estamos nós, quase no final do inverno e a receita só chegou agora. Antes tarde do que nunca, porque essa receita é para levar para a vida.

O açafrão-da-terra (ou cúrcuma) é uma raiz um risoma da família do gengibre também conhecido como curcumina e gengibre amarelo (mas diferente do açafrão de pistilos ou açafrão verdadeiro). As propriedades medicinais dessa raiz provêm da curcumina, o pigmento amarelo vibrante que tem ações antioxidante e anti-inflamatória. Na verdade, o açafrão é um alimento bastante poderoso e completo, que ajuda a melhorar desde um resfriado e os sistemas da artrite reumatóide até prevenir doenças graves como câncer e Alzhiemer. Uma especiaria essencial para culinária de todo o dia.

Ainda subestimado na cultura ocidental, o açafrão é muito comum na Índia. É um tempero múltiplo, que pode ser usado para dar cor e sabor em diversos pratos. Arroz, legumes, quinoa e grãos em geral, no preparo de sopas, pastas como hummus, no smoothie e no leite, para fazer o chamado “leite de açafrão”.

leite-de-acafrao-01

leite-de-acafrao-02

Originário das práticas Ayurvédicas e da medicina indiana, o leite de açafrão combina ingredientes que ajudam a melhorar a absorção da curcumina pelo organismo, tornando a bebida ainda mais poderosa. O cravo, canela, gengibre e a pimenta caiena tornam esse leite um aliado potente do sistema imunológico.

Publicidade

Você pode comprar o açafrão fresco ou em pó. Nessa receita de leite de açafrão, usamos fresco. Fresquinho mesmo, direto da terra. Se você tiver a raiz o bulbo in natura, não deixe passar a oportunidade de comer ele vivo. A receita original tem um passo a menos, porque ela usou o açafrão em pó, mas essa aqui é igualmente simples.

leite-de-acafrao-03

leite-de-acafrao-05

INGREDIENTES

– 2 xícaras de chá de leite vegetal (coco ou amêndoas funcionam bem)
– 4 a 5 cm de açafrão-da-terra ou 1 colher de chá de açafrão em pó
– 1 pau de canela pequeno ou 1 colher de chá de canela em pó
– 5 cravos ou 1/2 colher de chá de cravo em pó
– 1 pitada de pimenta caiena
– 1 pitada de gengibre em pó ou 1/4 de colher de chá de gengibre fresco ralado
– Adoçante de sua preferência a gosto (xarope de bordô, melado de cana ou açúcar mascavo)
– 1 colher de sopa de óleo de coco (opcional)

INSTRUÇÕES

1. Bata no liquidificador o leite com o açafrão fresco sem casca. Bata bem até o leite ficar amarelo (se você usar açafrão em pó, pule essa etapa).
2. Transfira o leite já batido e todos os ingredientes para uma panela. Aqueça em fogo médio, mas não deixe abrir fervura.
3. Coe se preferir e sirva quente.

Conheça e faça parte do Clube Modefica!
O Modefica é uma mídia independente que pensa moda, arte, alimentação e política para resiliência social e ecológica. Para manter nosso conteúdo aberto e acessível para todas as pessoas, nós precisamos da sua colaboração.
Gostou desse texto? Contribua com o Clube Modefica e ajude nosso conteúdo ir mais longe para amplificar a transformação positiva.
Gostou dessa matéria? Compartilhe.