Modefica Lança Bolsas de Reportagem para Jornalistas Pautarem Clima e Gênero na Amazônia

Com apoio da Open Society Foundation, abrimos hoje as inscrições para jornalistas com projetos de reportagem que destaquem as relações entre crise climática e gênero na Amazônia. As bolsas são destinadas a jornalistas mulheres, com formação acadêmica ou não, experiência comprovada, residentes no norte do país, e tem como objetivo aprofundar o debate sobre o tema através de histórias que abordem as diferentes facetas dos impactos das mudanças climáticas na vida da mulher amazônica.

O Modefica existe desde 2014 e produz e dissemina conteúdo multimídia sobre questões socioambientais que normalmente não são veiculadas na grande mídia. “Entendemos que vivemos em uma emergência ambiental e climática – e que as consequências da destruição ambiental podem ter impactos profundos na luta por justiça social e grandes rupturas nos processos sociais democráticos. Procuramos fazer do jornalismo uma ferramenta para líderes e ativistas climáticos e ambientais, colaborando com as conquistas sociais e ajudando a construir uma narrativa de responsabilização de autoridades públicas e privadas”, explicou Marina Colerato, editora do Modefica.

O tema para as reportagens que serão produzidas com a bolsa é Mulheres e Crise Climática na Amazônia e busca retratar as consequências da crise climática no ambiente doméstico e familiar, no trabalho, estrutura social e econômica por trás da intensificação dos impactos das alterações do clima na vida das mulheres na região Amazônica, os trabalhos realizados por órgãos públicos ou não para mitigação dos impactos e o papel do Estado, da Justiça e da lei diante do problema. Também busca retratar soluções locais e comunitárias para enfrentamento do colapso do clima na vida das mulheres da floresta, quilombolas e ribeirinhas.

As inscrições devem ser feitas pelo site: http://modefi.co/bolsa-reportagem-clima-genero
Contato para imprensa: [email protected]

Publicidade
Conheça e faça parte do Clube Modefica!
O Modefica é uma mídia independente que pensa moda, arte, alimentação e política para resiliência social e ecológica. Para manter nosso conteúdo aberto e acessível para todas as pessoas, nós precisamos da sua colaboração.
Gostou desse texto? Clique aqui e contribua com o Clube Modefica e ajude nosso conteúdo ir mais longe para amplificar a transformação positiva.
Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags

. . .