11 Modelos Negras Para Seguir No Instagram

Mesmo quem não é do universo da moda conhece modelos famosas desse mundo. Mas quando levantamos alguns nomes, provavelmente as mais famosas e conhecidas são modelos brancas. Gisele Bündchen, Adriana Lima, Kate Moss, Cindy Crawford… Com excessão de Naomi Campbell, as modelos que permeiam o conhecimento coletivo são majoritariamente brancas.

Mas, por mais que o mundo da moda continue relutante em abraçar modelos negras, a verdade é que existem muitas delas por aí conquistando a duras penas o seu espaço. Algumas delas, inclusive, já são consideradas supermodels, responsáveis por estrear capas de revistas e campanhas de grandes marcas.

A diversidade de modelos negras vindo do mundo todo é tanta, que não seríamos capazes de listar todos os nomes por aqui. Porém, separamos algumas meninas as quais seguimos de perto no Instagram e prometemos que vale cada clique.

@aishambikila

Publicidade

aishambikila

Aos poucos, Aisha está conquistando seu espaço na moda. Ela chamou nossa atenção na nova campanha que fez para a Maria Tangerina e Acorda. Começamos a seguir seu perfil é ó, vale a pena, as fotos são lindas.

@philomenakwao

philomenakwao

Para as modelos negras e plus size, o mercado é ainda mais difícil. Mas isso não fez a modelo e escritora Philomena Kwao desistir da carreira. De Gana, ela já conquistou o universo da moda estreando capas de revista, campanhas e editoriais.

@mahanypery

mahanypery

Essa brasileira já estrelou campanha de diversas marcas brasileiras, além de ter feitos vários desfiles na SPFW. Mahany também foi capa de várias revistas, incluindo a edição especial sobre feminismo da Elle, além de ter sido contratada como o rosto da marca de maquiagens Maybelline.

@deise_nicolau

deisenicolau

Deise foi uma das escolhidas para ser capa da Elle Brasil quando rolou a campanha #VocêNaCapa. Hoje ela é modelo da Joy e já fez campanhas e editoriais, sendo fotografada por nomes famosos como JR Duran. Ela admite que ser modelo era um sonho, mas que nunca achou que se tornaria realidade. Agora, sua carreira está só começando e ela promete conquistar muito mais.

@jordynwoods

heirjordyn

Se você não acompanha o clã Kardashian-Jenner e também não é da moda, as chances de você ter ouvido falar de Heir Jordyn são poucas. Mas Jordyn, além de ser melhor amiga de Kylie Jenner, é também um modelo plus bastante famosa com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram (e fotos arrasadoras).

@__vivianeoliveira

vivianeoliveira

A Viviane já desfilou no São Paulo Fashion Week, foi fotografada por Juergen Teller para coleção Resort 2016 da Louis Vuitton além de ter sido contratada pela marca como modelo exclusiva durante uma temporada. Com 20 e poucos, ela ainda deve estrear em muitas campanhas e passarelas.

@gracebol

Publicidade

gracebol

Grace Bol saiu do Sudão com a família para fugir da guerra civil e cresceu em exílio nos EUA. O começo de carreira foi difícil, mas foi em 2011 que Grace começou a conquistar espaço desfilando e aparecendo em campanhas de marcas como Vivienne Westwood e Givenchy, além de capas de revista.

@laisribeiro

laisribeiro

Angel da Victoria’s Secret, Lais Ribeiro é uma supermodel bastante conhecida no Brasil e no mundo. Lais é do Piauí e é a única brasileira entre as chamadas ‘new-angels’ da marca de lingeries. Em abril, Lais foi convidada para um jantar especial na Casa Branca, com Barack e Michele Obama. “Fico feliz em viver numa época onde um negro, como eu, conseguiu alcançar este patamar”, disse ela à Época.

@maricalazan

marianecalazan

De Minas Gerais, Mariane veio para São Paulo aos 20 anos para iniciar a carreira de modelo. Depois de 4 anos, ela já conquistou muitos editoriais e campanhas, mas, em entrevistas, lembra que o começou foi bastante difícil e pensou em desistir algumas vezes. Agora, Mariane já é uma modelo consolidada e bastante conhecida dentro da indústria.

@anitamarshall_

anitamarshall

Em janeiro deste ano, a Paper publicou uma matéria especial com Anita, contando como ela está desafiando os padrões de beleza na moda. Com 24 anos, já foi capa de revistas como Marie Claire e estrelou campanhas de marcas de moda.

@officialjdunn

jourdandunn

Jourdan Dunn é uma das supermodelos do nosso tempo, é capa de revistas importantes, como a Vogue America, estrela campanhas de grandes marcas e tem quase 2 milhões de seguidores no Instagram. Mas as coisas para Jourdan não foram sempre fáceis, ela contou um pouco da dificuldade em ser modelo negro em um especial ao The Guardian.

Bônus: @nykhor

Nykhor-Nyakueinyang-Paul

A modelo e ativista Nykhor-Nyakueinyang Paul usa o seu Instagram como plataforma para gerar reflexões e debates em torno de injustiças sociais e sobre a guerra civil no Sudão. Nas fotos de Nykhor é bastante comum ver ela falando sobre ‘modelar por uma causa’ e como ela usa de sua exposição como modelo para trazer exposição para o movimento negro. A sudanesa que vive nos EUA é bastante conhecida por questionar o racismo na indústria da moda, inclusive expondo como ela durante muito tempo teve que levar os próprios cosméticos para desfiles e editorias porque os maquiadores não tinham maquiagens para peles negras. Quem lê em inglês, vale checar essa entrevista que ela deu para a Cosmopolitan no ano passado.

Se quiser conhecer mais modelos negras, dá uma olhada nessa lista bem recheada do FFW. Tem dicas de mais perfis de modelos negras para acompanhar? Deixa nos comentários.

 

Gostou dessa matéria? Compartilhe.