Mousse De Chocolate Com Chia, Sem Culpa E Bom Para Todo Dia

Quando eu era pequena, minha avó fazia diversas variedades de mousse – limão, maracujá, chocolate, e eu sempre fui fã desse doce cheio de textura e delicioso. Não demorou para me apaixonar por uma versão vegetariana e muito mais saudável do que a receita original, cheia de açúcar refinado e leite.

Além de saudável e livre de ingredientes animais, esse mousse sem culpa é super fácil de fazer,fica pronto rápido e só precisa descansar umas duas ou três horas na geladeira. A única coisa é que você vai precisar de um liquidificar potente ou um processador. Se você não tem um desses e pretende entrar no universo da prática (e quase crua), considere comprar o seu.

Nessa receita você vai notar que eu sugiro uma quantidade significativa de sementes de chia. Aqui em casa adicionamos semente de chia em diversas preparações porque elas têm benefícios poderosos para saúde por serem ricas em ômega-3, fósforo, cálcio, magnésio, ferro, proteína e fibras.

No entanto, algumas pessoas podem achar que o valor da chia é tão alto quanto seu número de benefícios, e, para quem for comprá-la no mercado, de fato é. Porém, para quem mora em São Paulo, eu indico uma visita à Zona Cerealista, onde você consegue garantir um kilo dessa belezura à granel por menos de cinco reais.

Publicidade

A chia acaba sendo necessária também aqui porque ela ajuda a dar consistência de mousse à mistura, considerando que os ingredientes foram adaptados para opções nacionais. Apesar de eu indicar 1/2 xícara de chá na receita, você pode conseguir uma consistência bacana e mais suave com 1/4 de xícara.

Na Zona Cerealista compre também o óleo de coco, que você vai precisar (óleo de coco tem funções mil, nunca é demais) e lá custa metade do preço que costumamos pagar nos mercados convencionais, inclusive a opção orgânica. Aproveite e garanta o cacau em pó também à granel. O leite de coco pode ser feito em casa – já ensinamos como fazer aqui – ou você pode comprar pronto.

Com relação às substituições, você pode trocar o xarope de bordô, que por conta da alta do dólar está com um preço mais salgado do que o normal, por melaço de cana. Eu, particularmente, gosto mais do sabor do bordô, mas fica a critério de cada um. Com relação ao abacate, não se preocupe, o gosto tende a sumir na mistura e ele fica sendo apenas uma facilitador na hora de dar a liga certa à mistura, além de acrescentar gordura boa ao mousse.

mousse-chocolate-02

mousse-chocolate-03

INGREDIENTES

2 avocados maduros (ou 1 abacate médio), cortado em pedaços.
1/2 xícara de cacau em pó
1/2 xícara de xarope de bordô (pode substituir por melado de cana ou açúcar se preferir)
1 col de sopa de óleo de coco
1 col de chá de extrato de baunilha
500 ml de leite de coco
1/2 xícara de semente de chia
100g de chocolate sem leite em pedaços

MODO DE PREPARO

1. Coloque o abacate, o cacau em pó, o óleo de coco, o xarope de bordô e o extrato de baunilha no processador de alimentos e bata até ficar homogêneo.
2. Despeje o leite de coco em uma tigela, adicione a mistura de chocolate processada e mexa bem.
3. Coloque os pedaços de chocolate e as sementes de chia e misture.
4. Coloque em potes e leve à geladeira por pelo menos duas horas ou até adquirir consistência.

mousse-chocolate-04

mousse-chocolate-05

mousse-chocolate-06

mousse-chocolate-08

Receita adaptada do Naturally Loriel//Fotos: Time Modefica