Muffin De Chocolate Vegano (Com Opção Sem Glúten)

O nosso bolo de chocolate é sucesso absoluto por aqui, mas é uma receita que dá certo para muitos e errado para muitos outros que tentam também. É por isso que dessa vez compartilhamos uma receita mais certeira, que é muito mais difícil de dar errado: a do muffin de chocolate.

Dá para fazer uma versão com ou sem glúten, sem precisar de modificações. É uma receita base que pode ganhar adaptações para outras versões de muffin ou cupcakes. Por aqui, ela já foi feita incontáveis vezes e é de um site que, particularmente, gosto muito, o Sarah Bakes Gluten Free. É uma receita que realmente não tem segredo, é só colocar a mão na massa. A única coisa mais incomum que você vai precisar é da forma para muffins ou cupcakes encontradas facilmente em mercados e lojas como Americanas, Spicy, Camicado e afins.

Apenas 10 ingredientes, todos fáceis de encontrar por ai, duas vasilhas e uma forma. Fica pronto em 30 minutos e rende cerca de 8 muffins. Agora falar que não sabe ou não dá para fazer bolo sem ovo ficou impossível. Para os amantes do aroma do café, uma dica é diluir uma colher de sopa de café instantâneo em uma colher de sopa de água, misturar até virar um creminho e colocar junto com os líquidos.

Os muffins ficam fofos, crescem tanto na versão com glúten quanto na versão sem, eles ficam macios e molhados no ponto certo. Duram até uma semana na geladeira se o tempo estiver muito quente. Para deixar eles fofinhos de novo, é só colocar uns 10 segundos no microondas.

Publicidade

 

 

 

INGREDIENTES

• 1 1/4 xic de chá de farinha de trigo (pode ser parte branca e parte integral) ou mix farinha sem glúten*
• 1/2 xic de chá de cacau em pó
• 1/2 xic de chá de açúcar demerara
• 1/2 xic de chá de açúcar mascavo
• 1/2 col de chá de sal
• 1/2 col de chá de bicarbonato de sódio
• 1 col de chá de fermento em pó
• 1/2 xic de chá de leite vegetal**
• 1/2 xic de chá de água
• 1 col de sopa de vinagre
• 1/3 xic de chá de óleo vegetal (preferência óleo de girassol)
• 1 1/2 col de chá de extrato de baunilha
• 1 xic de chá de chocolate sem leite bem picado (opcional)

INSTRUÇÕES

1. Pré-aqueça o forno e prepare as formas de muffin (ou cupcake). Unte com um pouquinho de óleo e não coloque papel – assim você não gerará lixo à toa.
2. Em uma vasilha misture os ingredientes secos: farinha, cacau, açúcares, bicarbonato, sal e fermento em pó. Reserve.
3. Em uma outra vasilha, misture o leite vegetal, a água, e o vinagre. Deixe por uns 3 minutos. Depois adicione o óleo e o extrato de baunilha. Bata bem com a ajude de um fouet ou garfo.
4. Aos poucos, vá adicionando a mistura líquida na mistura de farinhas. Sempre mexendo bem para dissolver bolas da mistura seca que podem se formar. Misture tudo devagar até ter uma massa homogênea.
5. Se você fizer em formatos maiores de muffin ou não quiser fazer cobertura, coloque os pedacinhos de chocolate para dar mais sabor ao bolinho. Misture os pedaços na massa pronta.
6. Coloque na assadeira e asse por cerca de 15 a 20 minutos ou até você inserir um palito no centro do bolinho e ele sair limpo.
7. Tire do forno e espere esfriar completamente.

* Se a massa sem glúten ficar muito seca e pegajosa, acrescente mais 1/4 de água ou leite vegetal.
** Se você não tiver nenhum leite vegetal, pode substituir por água.

Receita original da Sarah Bakes Gluten Free.

Fotos: Time Modefica

Conheça e faça parte do Clube Modefica!
O Modefica é uma mídia independente que pensa moda, arte, alimentação e política para resiliência social e ecológica. Para manter nosso conteúdo aberto e acessível para todas as pessoas, nós precisamos da sua colaboração.
Gostou desse texto? Contribua com o Clube Modefica e ajude nosso conteúdo ir mais longe para amplificar a transformação positiva.
Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags

. . . .