O Que Significam Esses Símbolos nas Embalagens dos Cosméticos?

Você já olhou com atenção o rótulo dos seus cosméticos e reparou que eles costumam ter alguns símbolos, uns mais frequentes que outros, em tamanho nem sempre tão visível assim? Sinceramente, eu nunca tinha parado para pensar nisso e não entendia exatamente o que todos esses símbolos estavam querendo me dizer.

Pois resolvemos olhar nossos produtos cosméticos com mais atenção, afinal, já que nós temos interesse em fazer você entender mais sobre os produtos que consome, nada mais justo do que decifrar esses símbolos que não estão lá por acaso e que querem, de fato, nos dizer algo realmente importante sobre o produto que estamos levando para casa.

Nós listamos aqui os símbolos mais recorrentes (mas menos recorrentes do que de fato gostaríamos, considerando que não é tão fácil encontrar produtos certificados no Brasil) e importantes, que aparecem nos cosméticos nacionais e importados.

logo-cosmeticos-2-eco

O selo ECO CERT certifica que o produto foi feito a partir de fontes renováveis, através de processos eco-friendly. Quando um produto cosmético contém esse selo significa que ele é livre de GMO (ingredientes transgênicos), parabenos, phenoxyethanol, silicone, Polyethylene Glycol (PEG), nano partículas, perfumes e corantes sintéticos, ingredientes de origem animal (mas pode conter subprodutos como mel e leite). A embalagem tem que ser biodegradável ou reciclada.

Publicidade

Existem dois selos distintos para o ECO CERT e ambos requerem um mínimo de 95% de ingredientes de origem natural. Para o selo “orgânico”, o produto tem que ter o mínimo de 95% dos ingredientes à base de plantas e o mínimo de 10% de ingredientes por peso vindo da produção orgânica.

Para o selo “natural”, o produto tem que ter o mínimo de 50% dos ingredientes à base de plantas e o mínimo de 5% de ingredientes por peso vindo da produção orgânica.

 

logo-cosmeticos-2-ibd

No Brasil, há também o selo IBD. Para ser certificado ORGÂNICO pelo IBD, a formulação do produto deve conter pelo menos 95% de matérias-primas certificadas orgânicas descontando-se água e sal. Os 5% restantes da formulação podem ser compostos por água, matérias-primas naturais, provenientes de agricultura ou extrativismo não certificados ou permitidos para formulações orgânicas.

O IBD só certifica produtos que tenham 95% ou mais de ingredientes orgânicos ou, se contiverem 70 a 94% de ingredientes orgânicos, podem ser rotulados como “preparado com matérias-primas orgânicas”.

Para ser certificado como NATURAL, o cosmético deve conter pelo menos 5% de matérias-primas certificadas orgânicas. Os 95% restantes da formulação podem ser compostos por matérias-primas naturais não certificadas ou permitidas para formulações naturais. Uma matéria-prima só será classificada como natural se for realmente 100% natural. Água e sal não são considerados no cálculo.

OUTROS CRITÉRIOS NECESSÁRIOS PARA A CERTIFICAÇÃO IBD:
a) Preservar as qualidades originais das matérias-primas;
b) Causar o menor impacto possível ao ambiente, tanto na produção como no uso e descarte;
c) Atingir alta qualidade e ter rotulagem clara para os consumidores;
d) Não ser testado em animais;
e) Ser seguro para o ser humano;
f) Receber inspeções no local de produção pelo menos uma vez por ano ;
h) Os produtos animais usados são somente os obtidos como subprodutos (mel e leite, por exemplo). É proibido o sacrifício de animais para obtenção de matérias-primas.

 

logo-cosmeticos-2-cruelty

Esses três tipos de selo (Leaping Bunny, Peta e Not Tested On Animals Australia) certificam cosméticos que não foram testados em animais. Muito importante ressaltar que esses símbolos atestam que nem o produto final nem nenhum ingrediente usado para fabricar o mesmo foi testado em animais em nenhuma fase de produção do produto.

 

logo-cosmeticos-2-green-dot

O “Green Dot” significa que a empresa responsável por produzir o seu cosmético contribui com o custo de recuperação e reciclagem da embalagem de seus produtos. Também significa que a empresa está comprometida com a conservação de recursos naturais e se esforçando para reduzir o lixo que produz.

 

logo-cosmeticos-2-vegan

Os símbolos que certificam um produto vegan (Vegan e Certified Vegan) atestam que não só o produto não foi testado em animais, como também que o produto não contém nenhum ingrediente ou sub-ingrediente de origem animal. Vale ressaltar que produtos certificados vegan não contêm cera de abelha, nem foram processados em máquinas que processaram produtos de origem animal.

 

logo-cosmeticos-2-e

O “e”, assim mesmo em letra minúscula, é para “estimated” ou “estimado” e significa que você está levando exatamente a quantia que está escrita no pote. Se na sua embalagem de shampoo está escrito 250ml, esse símbolo “e” garante que você está levando exatamente 250ml de produto.

 

logo-cosmeticos-2-6m

Esse símbolo, que é similar a um pote de cosmético aberto, indica a durabilidade do produto após aberto. Sendo assim, se está escrito 6M na embalagem significa que você deve jogar o produto fora após 6 meses aberto, se tiver escrito 12M, você deve descartá-lo após 12 meses, e assim por diante.

 

logo-cosmeticos-2-fairtrade

Os padrões de fairtrade (ou comércio justo), certificado pela Fairtrade International, são estabelecidos para combater a pobreza e capacitar produtores dos países mais pobres do mundo. As normas aplicam-se a ambos os produtores e comerciantes. O selo fairtrade visa:

Publicidade

– assegurar que os produtores recebam valores que cobrem os seus custos médios de produção sustentável;
– proporcionar um Prêmio de Comércio Justo adicional que pode ser investido em projetos que melhoram o desenvolvimento social, econômico e ambiental;
– permitir o pré-financiamento para os produtores que solicitem;
– facilitar as parcerias comerciais de longo prazo e permitir maior controle produtor sobre o processo de negociação;
– definir critérios essenciais e de desenvolvimento claros para assegurar que as condições de produção e comercialização de todos os produtos certificados de Comércio Justo são socialmente e economicamente justos, e ambientalmente responsáveis.

Imagem Capa: Time Modefica

Conheça e faça parte do Clube Modefica!
O Modefica é uma mídia independente que pensa moda, arte, alimentação e política para resiliência social e ecológica. Para manter nosso conteúdo aberto e acessível para todas as pessoas, nós precisamos da sua colaboração.
Gostou desse texto? Contribua com o Clube Modefica e ajude nosso conteúdo ir mais longe para amplificar a transformação positiva.