Prettynew e Modefica Apresentam o e-book “Pequeno Manual do Equilíbrio: Repensando Alimentação, Bem-Estar e Consumo”

“Apresentado por prettynew

 

“A transformação começa de dentro”. Usando esse pensamento como alicerce, trazemos este e-book, feito em parceria com a Prettynew, para repensar hábitos diários, pessoais e comunitários, reproduzidos muitas vezes na correria do dia a dia, sem que paremos para pensar nos seus impactos em nossas vidas e no mundo. Dividido em três temas – alimentação, bem-estar e consumo – o Pequeno Manual do Equilíbrio te propõe a construir uma rotina mais saudável, desapegar de certos conceitos e se engajar na transformação do modelo pré-estabelecido de felicidade = posse em felicidade = equilíbrio.

Começamos com a alimentação, com um conflito diário muito presente nas nossas vidas: com a correria e demandas, acabamos não encontrando tempo para desacelerar e fazer uma boa refeição e, acima de tudo, fazer – no sentido de pensar e preparar – nossa refeição com autonomia. Por isso, nossa primeira dica é simples, mas faz toda a diferença: planeje sua alimentação. Desde deixar os grãos cozidos e guardados na geladeira, apenas esperando para serem temperados a fazer marmitas para ao longo da semana, pensar em alimentos frescos e de rápido preparo.

Com nosso pequeno manual, você descobrirá (caso ainda não saiba) que é possível consumir alimento orgânico sem pagar preços exorbitantes. Damos alguns exemplos de onde buscar alimentos de boa qualidade e acessíveis, dentro e fora da internet e te mostramos que dá pra comer três refeições saudáveis por dia, durante sete dias, gastando apenas R$ 50. Ainda sobre alimentação, precisamos pautar sempre desperdício: você sabia que, em média, cada brasileiro desperdiça 41kg de comida por ano? O desperdício acontece pela falta de conhecimento em como aproveitar todas as partes do que estamos comendo. Já parou pra pensar no que você está jogando no lixo? Aqui damos dicas de como aprender a utilizar os alimentos disponíveis de forma integral.

O capítulo dois é sobre bem-estar, a começar com uma dica que você já deve estar escutado por aí: fuja do sedentarismo. Te explicamos um pouco dos motivos, tipos de exercícios, ideias de como inserir práticas esportivas (são tantas!) no seu dia a dia e lugares onde você pode buscá-las. O próximo item é sobre aquietar a mente e clarear as ideias. Não é fácil desacelerar corpo e mente, mas te contamos aqui porque a meditação é uma prática milenar que se expande para além da religião e tem seus benefícios estudados e comprovados. Passamos pela prática do Qigong e do Tai Chi, te ensinamos a meditar em 6 passos e trazemos um guia honesto sobre a prática.

Publicidade

Outro ponto fundamental sobre bem-estar é a conexão com a Natureza. Estudos científicos apontam sobre como o contato com áreas verdes pode não só diminuir a taxa de mortalidade de adultos e crianças, mas contribuir para aumento da auto-estima e da criatividade. Separamos também 4 dicas de como trazer a Natureza para mais perto de você no seu dia-a-dia. Passamos, então, para a ginástica cerebral, explicando como funciona o conceito, seus benefícios e listando 4 maneiras simples e práticas que você pode exercitar o cérebro.

O terceiro tema fala sobre consumo de moda e beleza. Na verdade, você poderá aplicar nossas dicas para o consumo como um todo. Falamos sobre excesso e como pensar suficência, começando por repensar o guarda-roupa abarrotado com roupas que não se encaixam no seu estilo (você pode até perguntar “nossa, onde eu tava com a cabeça quando comprei isso?”) e gastos desnecessários no cartão de crédito. Te damos 5 dicas para conhecer seus gostos, trabalhar a autoestima, entender o real sentido de felicidade para você, criar novos hábitos e estimular limites.

Também falamos sobre as diversas facetas positivas de comprar de segunda mão. Esta prática pode resultar não só em economia no final do mês, mas também prolonga a vida útil de peças de roupas que, muitas vezes, iriam parar em aterros sanitários. É um hábito que vai além de você, impulsiona o mercado a pensar modelos de negócios que vão além da produção de item novos e dar um alívio tão necessário ao planeta.

Olhamos também para a urgência de apoiar iniciativas de moda que são ferramentas de transformação. A moda é uma indústria que precisa de pessoas para funcionar. Não existe uma peça que não tenha tido mãos para pensá-la, modelá-la, costurá-la, ajustá-la, finalizá-la. Vamos conversar sobre como esse trabalho, muitas vezes, é feito de forma maçante e pouco romântica e como muitos projetos, atualmente, buscam não só trazer a mulher para o protagonismo, mas transformar o ofício em algo com sentido e prazer. Te convidamos a apoiar causas que fazem a diferença, que trazem liberdade e dignidade para muitas mulheres.

Não podíamos deixar o tema “beleza” fora da conversa, até porque o momento é oportuno com a nova onda de cuidados com a pele tomando conta de todos os assuntos e nos deixando ansiosa para testar dezenas de produtos. Te convidamos a parar para pensar nos componentes dos produtos de beleza que você usa e damos dicas de como procurar e entender se o que você passa diariamente na pele, lábios e olhos tem componentes prejudiciais ou não para sua saúde. Falamos também sobre testes em animais e produtos de beleza naturais, com direito a um faça você mesmo super prático.

 

Capa Ebook Pequeno Manual do Equilíbrio

Clique Aqui e Baixe

 

Esse e-book é uma pequena amostra de mudanças que podemos (e devemos) fazer para uma vida mais equilibrada. Depois de ler, conta pra gente o que você achou! Vale compartilhar nas redes e fora delas, com amigos, companheiros de trabalho, família. Não esqueça de marcar a #PrettyneweModefica pra gente te achar!

Conheça e faça parte do Clube Modefica!
O Modefica é uma mídia independente que pensa moda, arte, alimentação e política para resiliência social e ecológica. Para manter nosso conteúdo aberto e acessível para todas as pessoas, nós precisamos da sua colaboração.
Gostou desse texto? Clique aqui e contribua com o Clube Modefica e ajude nosso conteúdo ir mais longe para amplificar a transformação positiva.
Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags

.