Almoço Temático Para Um Final De Semana Especial: Charutos De Lentilha e Cogumelos a Vapor Com Molho Asiático

Que tal testar uma receita nova esse final de semana? Esses charutos de repolho são satisfatórios e nutritivos, com os cogumelos e lentilhas substituindo o tradicional arroz e carne moída.

Eu sempre amei a idéia de charutos de repolho. Eles são uma maneira (bem mais) interessante de consumir a folha, e são feitos em diversas versões em várias culturas pelo mundo, mas muitas vezes usando carne como ingrediente principal.

Aqui nossa versão é vegetariana estrita, claro! Combinando lentilhas, cogumelos e sabores inspirados na culinária asiática conseguimos substituir a carne de maneira que agrada o paladar e que ainda é muito melhor para a saúde.

A inspiração para esta receita veio de uma versão chinesa de charutos de repolho que tive chance de experimentar há pouco tempo e que foram preparados por meio de vapor, uma maneira rápida e simples para infundir suavemente todos os sabores juntos (e é simplesmente yum!).

Publicidade

Se você está tentando inserir mais proteínas vegetais em sua dieta, então esta receita é para você! Lentilhas contém 36% de proteína, e elas também estão cheias de ferro e fibra, o que vai mantê-lo satisfeito por mais tempo depois de devorar cada charutinho desse.

Os cogumelos são um outro grande ingrediente que adiciona textura a pratos veggies, dando-lhes um sabor e aparência apetitosa. Além disso, eles são excelentes fontes de vitaminas e minerais, e contém diversas propriedades anti-inflamatórias.

Sirva esses rolos com os dois molhos listados abaixo, ou qualquer outro que você gostar mais e aproveite um almoço temático com pouco esforço e sem gastar muito.

INGREDIENTES

Para o recheio:

– 5 cogumelos médios, limpos e picados grosseiramente
– 1 cebola média picada
– 1 pimentão, sem sementes e bem picado
– 1 dente de alho picado ou amassado
– 1 pedaço pequeno (+- 2cm) de gengibre ralado
– 1 xícara de lentilhas marrons cozidas (conforme instrução do pacote)
– 1 xícara de quinoa cozida (= 1/3 xícara cru) (conforme instrução do pacote)
– 2 col de sopa de óleo de gergelim
– 2 col de sopa de molho de soja
– Sal e pimenta a gosto

Para os molhos:

Molho De Amendoim:

Misture 1/2 xícara de manteiga de amendoim cremosa sem açúcar, 1/2 xícara de água quente, 1/4 de xícara de suco de limão, 1 colher de sopa de molho de soja e 1 colher de sopa de xarope de bordô ou outro adoçante de sua preferência.

Molho De Soja:

Misture 3 colheres de sopa de molho de soja, 1 colher de sopa de vinagre de arroz, 1/2 colher de chá de óleo de gergelim e 1 cebolinha bem picada.

Para Enrolar:

Publicidade

– 1 cabeça de repolho sem as folhas externas

MushroomLentilCabbageRolls-04

MushroomLentilCabbageRolls-03

MushroomLentilCabbageRolls-01

INSTRUÇÕES:

Para a cabeça de repolho:

1. Encha uma panela grande (uma grande o suficiente para você submergir toda a cabeça de repolho) com água e deixe ferver.
2. Adicione a cabeça do repolho e ferva por mais 3 a 5 minutos até que as folhas fiquem macias, mas não super cozinhe. Escorra e espere esfriar.
3. Remova de 8 a 10 folhas de repolho de maneira que elas fiquem inteira. Para facilitar, remova um pouco da haste grossa na parte inferior de cada folha enquanto você estiver “descascando” a cabeça de repolhe. Seu objetivo é ter folhas completas e grandes o suficiente para enrolar o recheio. Seque as folhas e reserve.

Para o recheio:

4. Em uma panela em fogo médio, aqueça o óleo de gergelim. Adicione a cebola, o alho, pimentão e gengibre. Refogue até a cebola começar a amolecer e tornar-se transparente.
5. Adicione os cogumelos picados. Cubra e cozinhe em fogo médio por cerca de 5 minutos.
6. Jogue as lentilhas e a quinoa. Misture tudo e adicione sal e pimenta a gosto.
7. Adicione o molho de soja e cozinhe por um minuto ou dois. Deixe a mistura esfriar.

Faça os charutos:

8. Coloque o repolho, uma folha de cada vez, em uma superfície plana.
9. Pegue um punhado da mistura de cogumelos e coloque sobre a folha, deixando um dedo ou dois distante das extremidades. Dobre nos lados, e enrole as folhas com o recheio (como se fosse um burrito) formando um charuto. Repita com todas as folhas até que a mistura de cogumelo se esgote. Você pode usar palitos de dente para ajudar a segurar os rolos juntos, como fazem com bife a role.

Há diversas maneiras de cozinhar charutinhos, mas aqui preferimos o vapor. Vamos lá:

10. Ferva a água em uma panela própria de vapor (você pode usar também uma panela grande com um escorredor de macarrão de metal, mas lembre-se que os charutos não podem ter contato com a água).
11. Quando a água ferver, diminua do fogo alto para o fogo médio e coloque os repolhos na cesta de vapor, tampe e espere alguns minutos.
12. Quando as folhas do repolho estiverem macias, os charutos estão prontos.

Sirva quente com os molhos e aproveite um almoço temático delicioso.

Fotos: Bronte Hogarth

Conheça e faça parte do Clube Modefica!
O Modefica é uma mídia independente que pensa moda, arte, alimentação e política para resiliência social e ecológica. Para manter nosso conteúdo aberto e acessível para todas as pessoas, nós precisamos da sua colaboração.
Gostou desse texto? Clique aqui e contribua com o Clube Modefica e ajude nosso conteúdo ir mais longe para amplificar a transformação positiva.