Receita de Inverno: Tradicional Macarrão Com Queijo e Tofu ao Molho de Churrasco

Faz um tempo que venho olhando receitas do tradicional mac and cheese, ou macarrão com queijo, na versão vegana no Pinterest. Até que um clique definitivo de mac n’ cheese com tofu ao molho barbecue me convenceu definitivamente de tentar minha versão. Uma receita ótima e reconfortante para o inverno.

A maioria das receitas de mac and cheese leva uma boa dose de castanhas de caju mais óleo, porém essa é completamente livre de óleo e gordura, e, inclusive, mais barata. Porém, antes de qualquer coisa, vale lembrar que sem a levedura nutricional, fazer essa receita fica um pouco mais complicado. Alguns sugerem substituir a água e a levedura em pó por alguma cerveja, mas eu não testei e não posso dizer se funciona.

Para o tofu, optar sempre pela versão orgânica é a melhor saída. Já para o molho barbecue, fiquei com o Marinade Mop da De Cabron, uma empresa brasileira que conta com uma gama de produtos ótimos e veganos. Eu optei por uma massa sem glúten, mas qualquer massa sem ovos faz a função aqui.

O toque final ficou por conta do provolone vegano da Superbom, mas você pode tentar os queijos da NoMoo e Violife também. Se você não encontrar, não tem problema. Ele é apenas um opcional para deixar tudo mais cheesy.

Publicidade

Quanto ao tofu, tem várias maneiras de fazê-lo. Aqui, sugeri assá-lo no forno até todo o molho secar. Você pode ver que o meu tofu ficou quase tostado, porque eu gosto dele bem crocante por fora, mas se você prefere ele mais mole e molhado, é só tirar do forno (ou grelha) antes.

Você vai precisar de poucos minutos para fazer esse prato, o que vai levar mais tempo é deixar o tofu marinar no molho. Mas enquanto isso, você pode aproveitar para já ir pensando em uma sobremesa.

macarrao-com-queijo-churrasco-de-tofu-5

macarrao-com-queijo-churrasco-de-tofu-6

macarrao-com-queijo-churrasco-de-tofu-3

macarrao-com-queijo-churrasco-de-tofu-9

INGREDIENTES

Para O Macarrão

– 1 pacote de macarrão sem glúten (250g)
– 2 ½ xícara de couve flor picada (450g)
½ xícara de água
– 2 colheres de sopa de alho em pó
– 2 colheres de sopa de cebola em pó
¼ de nutricional yeast
– 1 col. de sopa de suco de limão
– 2 col. de sopa de molho de soja
– ¼ col. de chá de curcuma
Queijo Superbom ralado a gosto

Para O Tofu

– 1 pacote de tofu firme orgânico Ecobras
– 1 xícara de molho Clear BBQ Marinade Mop De Cabron

INSTRUÇÕES

Para o tofu:

1. Escorra a água do tofu. Coloque-o em uma tábua de corte e sobreponha outra tábua mais um peso por cima. Isso vai fazer pressão e “espremer” o excesso de água de dentro do tofu. Deixe o tofu com o peso em cima por pelo menos 15 minutos.
2. Corte o tofu em pedaços grossos (+- 1cm), coloco em uma tigela e regue com o molho BBQ. Deixe por 30 minutos para o tofu absorver o sabor.
3. Leve ao forno até o líquido secar e os tofus ficarem dourados. Ou coloque os filés de tofu em uma grelha ou frigideira.

Para o macarrão:

4. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções do pacote. Enxágue e reserve.
5. Higienize a couve-flor e cozinhe-a no vapor até ela ficar macia.
6. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, com excessão do queijo ralado, e bata até obter um creme homogêneo. Um liquidificador não muito potente pode ter dificuldades de bater a mistura, para isso, adicione mais água (ou para um molho mais cremoso, mais óleo).
7. Misture o macarrão ao molho, finalize com o queijo ralado.

Publicidade

macarrao-com-queijo-churrasco-de-tofu-2

macarrao-com-queijo-churrasco-de-tofu-8

Receita Original: Fat Free Mac And Cheese da Simple Vegan

Fotos: Time Modefica

Conheça e faça parte do Clube Modefica!
O Modefica é uma mídia independente que pensa moda, arte, alimentação e política para resiliência social e ecológica. Para manter nosso conteúdo aberto e acessível para todas as pessoas, nós precisamos da sua colaboração.
Gostou desse texto? Clique aqui e contribua com o Clube Modefica e ajude nosso conteúdo ir mais longe para amplificar a transformação positiva.