Essa Nutella Vegana Com Apenas 4 Ingredientes Vai Ganhar Espaço Em Todas As Suas Receitas

Eu nunca fui uma consumidora ávida de Nutella mesmo antes de me tornar vegetariana, isso porque, mesmo gostando muito do sabor, eu me precavia dos malefícios que o consumo frequente dessa bomba de calorias poderiam causar ao meu corpo e à minha saúde.

Agora as coisas se inverteram e desde que eu testei algumas receitas de nutella vegana (ou vegantella, ou creme de avelã) e fiquei completamente satisfeita com a versão que apresento para vocês aqui, a minha vegantella tem lugar garantido na geladeira.

Esse é um dos diversos pontos positivos do vegetarianismo, descobrir mil e uma formas de consumir produtos que antes não faziam parte da nossa alimentação, sem medo de ser feliz e de forma saudável. Essa versão do tradicional creme de avelã não usa quilos de açúcar refinado, conservantes ou óleo de palma. Você vai precisar de 4 ingredientes apenas.

Você não só vai poder usar esse creme para passar no pão ou em biscoitos, como vai poder usá-lo como ingredientes em outras receitas, ou como acompanhamento para bolos, brownies e sorvetes, pode misturar também no café quentinho para ficar com uma bebida cremosa, e o limite é sua imaginação. São mil e uma utilidades para algo tão fácil de fazer e nutritivo, cheio de vitaminas e minerais que a avelã tem.

Publicidade

Nós já ensinamos como fazer manteiga de coco, manteiga de amendoim e agora é a vez dessa vegantella. Mas se você está se encantando com as receitas, porém tendo dificuldades com o seu liquidificador ou processador, a dica é comprar um processador ou liquidificador potente. Desses fáceis de usar e que você não vai pensar duas vezes antes de testar uma receita dessas por saber que o seu equipamento não vai aguentar.

Eu tenho o liquidificador Thunder Blender da Cadence (versão brasileira do famigerado Vitamix) e foi uma compra que facilitou a vida 100%, mas isso porque eu gosto de testar receitas mil e uso muito esse tipo de equipamento. Vai das suas necessidades, mas quem tem um costuma se apaixonar. Para quem tem Multiplus, dá pra trocar por pontos também. Fica a dica.

vegantella-13

Transfira as avelãs torradas para um pano.

vegantella-16

Retire as cascas das avelãs, quanto menos cascas, melhor.

vegantella-01

Avelãs em processamento já soltando os óleos naturais e virando creme.

vegantella-02

Avelãs já bem processadas e com consistência cremosa.

vegantella-03

Chocolate derretido sob as avelas já bem cremosas.

vegantella-08

A versão com chocolate ao leite fica mais clara que a versão com chocolate amargo.

INGREDIENTES

– 2 xícaras de chá de avelãs cruas ou já torradas
– 1/2 xícara de chá de chocolate vegano (amargo ou ao leite, conforme preferir; eu usei o ChocoSoy) – para usar cacau, veja nota abaixo*
– 1 colher de chá de extrato de baunilha
– 1/2 colher de chá de sal

INSTRUÇÕES

1. No forno ou na panela, torre as avelãs cruas até elas começarem a ficar douradas e as cascas soltarem. Para avelãs previamente tostadas, faça a mesma coisa, o calor possibilitará a liberação dos óleos naturais e tornará o processo mais rápido. Para as avelãs torradas, você vai precisar de menos tempo no fogo.
2. Retire no fogo e deixe esfriar por alguns minutos. Transfira as avelãs para um pano e esfregue com as mãos para remover as cascas. Quanto mais cascas você conseguir remover melhor, mas nem sempre é possível tirar tudo.
3. Coloque as amêndoas em um processador ou em um liquidificador potente. Eu prefiro usar o liquidificador porque ele torna o processo muito mais rápido, mas não são todos os liquidadores que aguentam um processamento desses.
4. Aqui você vai precisar da mesma paciência necessária para fazer a manteiga de amendoim: bater durante 20 min em média, desligando e raspando as laterais até obter uma manteiga cremosa. Quanto mais tempo você bater, mais cremosa sua vegantella vai ficar.
4. Enquanto você processa as avelãs, derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas.
5. Quando a manteiga estiver bem cremosa, adicione o chocolate, a baunilha e o sal e bata mais uns minutos até todos os ingredientes incorporarem.
6. Experimente e adicione o adoçante de sua preferência se desejar. O xarope de bordô é o meu preferido. Quanto mais açúcar, mais consistente ficará a sua vegantella.

Eu prefiro guardar ela na geladeira, para durar mais tempo (mesmo que ela acabe muito mais rápido que as duas semanas que ela pode durar fora da geladeira). Nas fotos, você vai ver que o creme está bem cremoso, mas ele dá uma leve endurecida depois de guardado no pote e mais ainda depois de armazenado na geladeira.

A Dana, do Minimalist Baker, tem uma receita bem parecida com essa, e ela indica usar cacau com xarope de bordo (ou melado de cana) para quem preferir fazer o creme com cacau em pó. Para isso, basta adicionar duas xícaras de cacau e adoçar a gosto. Não testei, mas deve funcionar super bem.

vegantella-04

vegantella-10

O creme ainda levemente aquecido pós processamento, com brownie caseiro. Hummmm.

Fotos: Time Modefica

Conheça e faça parte do Clube Modefica!
O Modefica é uma mídia independente que pensa moda, arte, alimentação e política para resiliência social e ecológica. Para manter nosso conteúdo aberto e acessível para todas as pessoas, nós precisamos da sua colaboração.
Gostou desse texto? Clique aqui e contribua com o Clube Modefica e ajude nosso conteúdo ir mais longe para amplificar a transformação positiva.