Trufas De Chocolate Com Apenas Dois Ingredientes

Antes do veganismo, fazer trufas era uma verdadeira empreitada. Sujar tudo de chocolate fazia parte, inevitavelmente, do processo. Pós-veganismo, a cozinha ficou tão mais simples e as trufas agora precisam de apenas dois ingredientes: chocolate e leite vegetal.

Essa receita chamou minha atenção pela simplicidade de todo o processo: pique o chocolate em barra da sua preferência, coloque o leite vegetal quente, espere cinco minutos, mexa bem, leve à geladeira para esfriar e endurecer, enrole e pronto! Não à toa ela é uma receita que resume a essência minimalista do Minimalist Baker.

Trufas amargas ou ao leite, você quem escolhe a partir do chocolate da sua preferência. Nessas da foto, eu usei uma mistura de chocolates 96% da Zotter com o chocolate em barra ao leite vegetal da ChocoSoy. Agora, minha próxima tentativa será com os chocolates brancos (veganos, claro) recheados com morango. Pode funcionar!

As avelãs para rechear são opcionais, ou você pode processá-las em farinha e usar para rolar as bolinhas também.

Publicidade

trufas-2-ingredientes-01

trufas-2-ingredientes-02

trufas-2-ingredientes-03

trufas-2-ingredientes-04

trufas-2-ingredientes-07

trufas-2-ingredientes-08

trufas-2-ingredientes-10

trufas-2-ingredientes-14

trufas-2-ingredientes-18

INGREDIENTES

– 1 + 1/4 de xícara de chá de chocolate sem leite bem picado.
– 7 colheres de sopa de leite de coco
– opcional: 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
– opcional: avelãs para rechear
– chocolate em pó para cobrir

INSTRUÇÕES

1. Coloque o chocolate picado em uma tigela média. Quanto menor os pedaços de chocolate, mais fácil será o procedimento de derretê-lo.
2. Em uma tigela separada, coloco o leite de coco e esquente no microondas até ele ficar bem quente, a ponte de ferver, mas não deixe ferver. Você pode também esquentar o leite em uma panela.
3. Coloque o leite de coco na tigela com o chocolate picado, tampe e enrole com um pano para manter o calor. Não mexa na vasilha por, pelo menos, cinco minutos.
4. Retire o pano e a tampa, e mexe o chocolate e o leite devagar com uma colher. É importante ser delicado para não incorporar ar na mistura. Continue mexendo até a mistura estar completamente incorporada e homogênea.
NOTA: Se você tiver pedaços de chocolate não derretidos, coloque a mistura por cerca de 10 segundos no microondas.
5. Coloque a baunilha (opcional).
6. Coloque a mistura na geladeira por cerca de 2 a 3 horas, ou até ela ficar completamente sólida. Um bom teste é espetar um palito na mistura e se ele sair limpinho, está pronto para enrolar.
7. Prepare uma pequena tigela com as avelãs e o cacau em pó, para rechear e enrolar.
8. Use uma colher de sopa como medidas para o tamanho das trufas. Enrole rapidamente com as mãos, colocando as avelãs no centro da bolinha.
9. Passe no cacau em pó ou na farinha de avelãs e continue o processo até acabar toda a mistura de chocolate.
10. Se a mistura ficar muito mole conforme for chegando no final, refrigere mais um pouco.
11. Você pode comer imediatamente ou refrigerar por mais uma ou duas horas permitindo que ela endureça novamente.
NOTA: Se a mistura após refrigerada ficar muito firme e difícil de enrolar, deixe em temperatura ambiente por alguns minutos até atingir a consistência ideal.

Receita original do Minimalist Baker.

Fotos: Time Modefica

Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags

.