7 Truques Para Comer Mais Saudável E Ainda Economizar Tempo E Dinheiro Na Cozinha

Cozinhar não é uma das coisas mais fáceis desse mundo. Nós sabemos que fácil mesmo é ir ao supermercado, comprar alguma coisa pronta e empacotada e pronto. Uma das maiores dificuldades relacionadas à cozinha gira em torno do quanto ela pode consumir nosso tempo, principalmente quando estamos preocupados em comer comidas integrais e não industrializadas.

Mas a verdade é que ninguém começa a cozinhar igual a Bela Gil do dia pra noite. Leva tempo, familiaridade com a cozinha, entender a vasta gama de alimentos à nossa disposição e os melhores lugares onde comprá-los, sem contar que exige um pouco de organização e planejamento também. Porém, alguns truques podem facilitar a vida não só de quem está começando a cozinhar, como também de quem já cozinha há algum tempo, afinal, truques bons sempre são válidos.

Aqui listamos 7 coisas que você pode fazer para facilitar o seu dia a dia quando o assunto é cozinha. Além de economizar tempo, você também vai economizar dinheiro.

1. Esteja preparado

Publicidade

7-truques-comer-saudavel-01

Ao invés de deixar para fazer a comida todos os dias, que tal fazer um planejamento semanal com refeições congeladas, porém feitas em casa? Você pode preparar refeições completas e congelar em saquinhos ziplock ou tupperware com divisórias (ambos podem ser lavados e reaproveitados). Há duas maneiras de fazer isso: a primeira maneira é congelar a comida pronta, já cozida. A segunda (e mais saborosa maneira) é congelar tudo cru, para cozinhar sem precisar gastar tempo picando, cortando e preparando os ingredientes. Tirando um dia todo, é possível fazer o planejamento do mês inteiro. Só não esqueça de etiquetar as embalagens.

Dica extra: se você for cozinhar e congelar, não cozinhe demais, nem tempere demais. Além disso, espere as preparações esfriarem antes de colocá-las no congelador. Também não é recomendado descongelar e recongelar. Para mais dicas sobre como congelar alimentos, clique aqui.

2. Congele as ervas frescas

7-truques-comer-saudavel-02

Provavelmente você já teve essa experiência: comprou manjericão, coentro ou hortelã para usar em uma receita. Não teve tempo de usar tudo e as ervas estragaram. Para evitar que isso aconteça, uma dica preciosa é usar as formas de gelo para congelar essas ervas. É bem fácil, basta colocar azeite ou água nas forminhas, colocar as folhas das ervas picadas e colocar no freezer. Você terá cubinhos de temperos para usar quando precisar. É só tirar do congelador e colocar direto na sua preparação.

Dica extra: você pode fazer formas inteiras com o mesmo tipo de erva, e colocar os cubinhos em um ziplock depois deles já congelados. Você ganha espaço no freezer e fica com uma quantidade boa de cada tempero.

3. Bananas nunca estão maduras demais

7-truques-comer-saudavel-03

Comprou um cacho de bananas que amadureceu muito rápido? Descasque, pique, coloque em um recipiente e congele. Você pode usar as bananas para fazer vitaminas e smoothies caseiros com leite vegetal e outras frutas. Bananas maduras congeladas também são necessárias para fazer sorvetes caseiros veganos.

4. Cozinhe seus grãos com antecedência

7-truques-comer-saudavel-04

Quinoa, grão de bico, lentilha e feijões são excelentes aliados na culinária prática e vegetal. Você pode cozinhar uma pequena quantidade e deixar na geladeira por cerca de 10 dias, ou cozinhar e congelar em pequenas porções. Dessa maneira, é só temperar a quantidade desejada e acrescentar outras ingredientes de fácil preparo como frutas, vegetais, sementes e oleaginosas. É um dos truques mais fáceis, práticos e nutritivos.

Dica extra: compre os grãos à granel. Você pagará muito mais barato no quilo e ainda não terá que lidar com um monte de embalagens depois.

5. Pegue e leve

7-truques-comer-saudavel-05

Você já deve ter visto aquela onda das saladas no pote. Bem, por um lado elas apareceram em diversos lugares porque elas são, de fato, fotogênicas. Por outro lado, elas são realmente práticas. Colocar comidas em potes e ter na mão para pegar e sair ou pegar e sentar no sofá são saídas ótimas para escapar de bolachas e salgadinhos industrializados.

Publicidade

Você pode fazer potes com as misturas que quiser e deixar na geladeira por cerca de uma semana. Tanto saladas com folhas, grãos e sementes como sobremesas tipo essa aqui. Bem fácil e bem prático.

6. Faça o dobro e congele

7-truques-comer-saudavel-06

Já está com a mão na massa? Então dobre a receita e congele (sem assar). Quando você estiver com fome, é só aquecer o forno e assar ainda congelado. Isso vale para nossas receitas de cookies e de pão de queijo, vale também para quibes, bolinhos de arroz, falafel, hambúrgueres e molhos. Vai te economizar muito tempo (e dinheiro) na hora de matar a vontade de snacks ou refeições mais simples.

Dica extra: faça as unidades, coloque numa forma grande, congele e depois transfira para um recipiente ou ziplock.

7. Lave, pique, congele e deixe pronto pra bater

7-truques-comer-saudavel-07

Sempre quis aderir ao smoothie verde, mas a dificuldade de fazê-lo todos os dias te desanimou? Então aqui vai uma dica capaz de mudar tudo. Compre os ingredientes, lave-os, pique-os, coloque tudo num ziplock e congele. Depois, é só tirar do congelador e bater com água ou água de coco e pronto, seu smoothie cheio de vitaminas e minerais estará rapidamente na mão.

Imagens: Time Modefica

Conheça e faça parte do Clube Modefica!
O Modefica é uma mídia independente que pensa moda, arte, alimentação e política para resiliência social e ecológica. Para manter nosso conteúdo aberto e acessível para todas as pessoas, nós precisamos da sua colaboração.
Gostou desse texto? Contribua com o Clube Modefica e ajude nosso conteúdo ir mais longe para amplificar a transformação positiva.
Gostou dessa matéria? Compartilhe.