Um Guia Prático Para Auxiliar Sua Transição Alimentar Para o Vegetarianismo

A Mercy For Animals, ONG de proteção animal com sede nos EUA, começou oficialmente suas atividades no Brasil no fim do mês passado. Um de seus principais compromissos é divulgar a alimentação vegetariana estrita (ou seja, sem carnes e derivados de animais) para o maior número de pessoas possível. Através do Choose Veg, que no Brasil ganhou a tradução Escolha Veg, a Mercy For Animals mostra receitas fáceis, nutritivas e dá dicas de como migrar para uma alimentação livre de crueldade.

Como primeira grande ação em território nacional, a ONG lançou o Guia Vegetariano. O objetivo da publicação gratuita é mostrar como ter uma alimentação vegetariana saudável e financeiramente acessível – com fartura de frutas, legumes e grãos nutritivos. Mas não só isso. O Guia Vegetariano também traz alguns dados dos quais sempre falamos sobre consumo excessivo de água, poluição, crueldade, desigualdade na distribuição alimentar, desmatamento e tudo de ruim que está intrinsecamente ligado à criação de animais para produção de alimentos.

Além disso, a publicação mostra personalidades para se inspirar quando o assunto é vegetarianismo: Yasmin Brunet, Luisa Mell, Felipe Garcia e Fernanda Ferreira. Nutricionistas como Paula Gandin – que já deu ótimas dicas sobre o assunto para nós – e Astrid Pfeiffer falam, a partir do ponto de vista nutricional, como manter a saúde com uma alimentação vegetariana balanceada e, claro, da onde tirar a famigerada proteína.

Para quem busca facilidade, tem também um planejamento semanal com sugestões de café, almoço e jantar, além de dicas de junk food veggies para quem gosta de uma tranqueirinha industrializada de vez em quando (já que ninguém é perfeito, né!?). Realmente, o guia está completíssimo e mostra a alimentação vegetariana como sendo uma fonte nutricional completa e uma opção financeiramente viável para uma grande parte da população.

Publicidade

Como o guia busca objetividade e a prática, ele não aborda a fundo construções sociais e as dificuldades de uma narrativa vegetariana acessível a várias classes sociais. Entendemos que para isso não tem guia, é uma luta diária, uma desconstrução constante e muitas horas de conversa. Mas para quem já está convencido da importância do vegetarianismo para o mundo, para os animais e para a saúde, mas não sabe bem por onde começar – ou para quem voltou atrás por não conseguir se alimentar corretamente – esse guia vai ajudar, e muito. Baixe o guia gratuitamente aqui e #goveggie!

Conheça e faça parte do Clube Modefica!
O Modefica é uma mídia independente que pensa moda, arte, alimentação e política para resiliência social e ecológica. Para manter nosso conteúdo aberto e acessível para todas as pessoas, nós precisamos da sua colaboração.
Gostou desse texto? Clique aqui e contribua com o Clube Modefica e ajude nosso conteúdo ir mais longe para amplificar a transformação positiva.
Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags

.