Veganuary: 5 Dicas Que Vão Te Ajudar a Estender Sua Resolução de Veganismo Para Além de Janeiro

Nós passamos da metade de janeiro e, como sempre, um mês de resoluções, hábitos saudáveis, ideias frescas e um período de “reformar” nosso eu de dezembro. Eu não sou uma fã de resoluções de janeiro, mas sou uma enorme fã do Veganuary!

A iniciativa de viver à-base-de-plantas-por-um-mês tomou o mundo, recentemente ganhou a página de capa do The Guardian e garantiu que celebridades bem conhecidas como Vivienne Westwood experimentassem um mês de alimentação totalmente vegetariana (sem ovos, leites, e qualquer ingrediente de origem animal). É um conceito fantástico que aparentemente mantém 50% dos participantes veganos depois.

Por aqui, nós somos apaixonadas por um estilo de vida livre de crueldade e acreditamos que, com uma boa orientação, qualquer um pode ficar vegan por uma vida toda. Como é ano novo e o mês de Veganuary, nós queremos dividir algumas dicas e orientações para veganos esporádicos sobre como ter um excelente mês a base de plantas e, quem sabe, prolongar a aventura para muito além de 31 de janeiro.

Então, sendo você um vegetariano ou alguém que está tateando o Veganuary, aqui estão algumas sugestões que vão te manter inspirado para além do último dia do mês.

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1. Comidas integrais são as melhores amigas.

A queda de cada novo vegan: bolachas Oreo, sorvete de pasta de amendoim vegan, sanduíche de manteiga de amendoim, brownies veganos… Eu poderia continuar com essa lista, mas você entendeu. Estes alimentos são deliciosos e eu estou tão feliz que eles existam. Mas marque minhas palavras: você não quer contar com esses produtos. Eles são guloseimas.

Não substitua peito de frango por batatas fritas e molho de tomate. Não substitua queijo por maionese vegan. Substitua suas carnes por legumes, cereais, batatas e verduras. Substitua o queijo por amêndoas torradas, sementes de linhaça e saladas. Garanta que a maioria de seus alimentos sejam frutas, legumes, nozes, grãos e sementes. Esta é a chave do sucesso para ficar vegan, e não apenas se envolver em uma moda passageira.

Se você quiser aproveitar de todos os benefícios dessa alimentação como muita energia, pele brilhante, ótima digestão, você precisa criar uma dieta relativamente limpa para si mesmo. Não se preocupe, ainda há espaço para brownies; apenas não todos os dias. Além disso, tente procurar uma nutricionista que te ajude a fazer o acompanhamento de ingestão de vitamina B12 (e outras vitaminas e minerais).

2. Seja rápida e escolha os restaurantes.

Uma barreira enorme para algumas pessoas com relação a manter uma alimentação vegetariana estrita é comer fora. “Mas e minha vida social?! E para comer fora com os amigos?”. Bem, eu garanto que isso não está nem perto de ser tão difícil quanto parece. Eu sou vegan há 5 anos e é raro eu acabar em algum restaurante onde não tem NADA para eu comer.

Antes de tudo, tente escolher o restaurante você mesma. Adiante-se e sugira onde ir. Seus amigos provavelmente ficarão aliviados se considerarmos que a maioria das pessoas não gosta de planejar. Escolha um lugar onde você sabe haver boas opções veganas e também opções para todo mundo. Se isso falhar e você acabar em algum lugar totalmente desconhecido, aqui estão cinco passos para garantir uma boa experiência:

– Vasculhe o menu: O melhor cenário é que realmente haja uma opção vegana. Provavelmente você vai encontrar essa opção em restaurantes remotamente bons de grandes cidades.

– Vasculhe o menu parte dois: Então não tem nenhuma opção vegana. Procure por pratos acidentalmente veganos ou que possam ser “veganizados”. Você pode tirar o queijo e o molho da salada? Ou tirar o queijo do hambúrguer ovo-lacto? Pedir a sopa sem o toque de creme?

– Faça amizade com o garçon: Seja honesta. Fale que você é vegan e se há algo que eles podem fazer para você. Se você for educada, gentil e amigável, normalmente eles também serão. Não seja rude, seja simpática.

– Você tentou de todas as maneiras e não há chances de você comer nada: Eu não acredito que isso realmente vá acontecer (nunca aconteceu comigo), mas peça um suco ou café e fique ansiosa por pegar alguma coisa na volta pra casa. Aproveite o tempo com os seus amigos e indique outros restaurantes na próxima vez.

3. Evite ter refeições muito tarde da noite.

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Comer tarde da noite deve ser sempre sua última opção. É um clichê, mas é realmente recomendável garantir a última refeição pelo menos três horas antes de ir deitar. Dormir com o estômago cheio e ainda fazendo digestão vai atrapalhar o seu sono e o sono é tão importante para você quanto boa comida. Coma bem e coma cedo, coma uma quantidade satisfatória e vá para a cama algumas horas depois. Corpo feliz, barriga feliz, sono feliz.

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4. Coma o suficiente.

Por favor, por favor, por favor, se você pretende aderir a uma dieta vegetariana estrita, tenha certeza que você está comendo o suficiente. Nada de porções diminuídas, nada de porções de salada minúsculas para o jantar ou um pequeno pedaço de fruta para o café. Não. Se você é mulher, você precisa de cerca de 2000 calorias por dia. Isso não é uma regra, é uma guia. O corpo de cada um é diferente, mas a maioria das mulheres jovens precisa dessas 2000 calorias para ficar ativa, viva e saudável. Quando se trata de alimentação vegana, isso significa bastante comida.

Coma granolas e mingau com frutas, aproveite saladas variadas em porções grandes com abacate e carboidratos. Tenha jantares satisfatórios com grãos, sementes, vegetais e carboidratos leves. Essas comidas farão bem a você e você precisa garantir que está comendo o suficiente delas.

5. Considere os seus líquidos.

Você ama cerveja? Adora uma noite regada a vinho com as amigas? Eu sei que eu gosto. Bem eu tenho boas notícias e más notícias. Más notícias: uma quantidade significativa de bebidas não é vegana. A boa notícia? Uma quantidade significativa de bebidas não é vegana. Esse fato simples facilita um estilo de vida mais saudável. Existe bebidas alcoólicas veganas e elas não são difíceis de achar – a maioria dos vinhos orgânicos são vegans, algumas cidras e destilados também. Então não se preocupe porque os seus dias de bons drinks não acabaram. Para saber quais bebidas são veganas, confira o site Barnivore.

Mas beber não deve ser um hábito regular em nenhum estilo de vida saudável. Álcool tem muitas calorias, mata as células, suga nossa energia e muito mais. Para o seu janeiro, tente ter cuidado com as suas bebidas. Beba água, sucos batidos (ao invés de espremidos) e chás de ervas o tanto quanto desejar, mas seja mais cuidadosa com o álcool, corte refrigerantes e outras bebidas industrializadas e diminua a cafeína também. Eu adoro café, mas eu sei que para um estilo de vida mais saudável, eu fico melhor sem ela.

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Se você está tentando o Veganuary e tendo qualquer dificuldade, não hesite em entrar em contato conosco, com a @vildamagazine ou @opsiamvegan (esses dois últimos em inglês) para ajuda. O veganismo pode ser uma jornada para uma mudança de vida, a melhor decisão da sua vida. Se você está tendo dificuldades, se sentindo sem energia ou questionando a validade da causa, nunca hesite em procurar nossa comunidade e pedir ajuda.

Para finalizar, deixo com vocês uma receita excelente (e minha favorita) para o café da manhã.

INGREDIENTES

– 3 bananas grandes
– 1/2 xícara de tâmaras picadas (compre as tâmaras com caroço e tire o caroço em casa)
– 1 colher de sopa de manteiga de amendoim
– 1/2 colher de chá de canela em pó
– 1 xícara de leite vegetal

INSTRUÇÕES

Bata tudo no liquidificador e pronto. Você pode variar a quantidade de leite de acordo com a consistência desejada.

Nota da editora: Veganismo é um estilo de vida que vai além da alimentação. Por isso, escolhemos traduzir veganismo como “vegetariano estrito” considerando o fato da matéria falar apenas sobre alimentação.

Fotos: Reprodução

Por: Hannah Ellis. Hannah é atora e escritora vivendo em Manchester, UK. Assim como todas as coisas envolvendo teatro, Hannah é apaixonada por direito dos animais, viagens (de volta para casa na Austrália quando possível) e por fazer comidas deliciosas. Em seu tempo livre, ela espalha a mensagem vegan em seu website oopsimavegan.com. Hanna é uma saudável e feliz vegan há quase cinco anos.

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