6 Usos Inesperados Para O Vinagre De Maçã Na Rotina De Beleza

O vinagre de maçã é um item múltiplo e, assim como o óleo de coco, ele pode fazer muitas coisas por você. Em se tratando de beleza, as vantagens são diversas, principalmente para a pele e para os cabelos. Além de ser um produto barato (mesmo os crus ou orgânicos não passam de R$ 20), é natural e veganfriendly.

Se você der um Google, vai descobrir ainda que o vinagre de maçã pode auxiliar no tratamento de fungos nas unhas, ajudar a cicatrizar cortes e machucados, e auxiliar no tratamento de eczemas e psoríase. Isso só falando de cuidados e beleza. O vinagre de maçã tem muitas outras funções, mas falaremos delas em outra oportunidade.

A seguir, selecionamos algumas maneiras de incorporar o vinagre de maçã na sua rotina de beleza de maneira bastante simples, prática e eficiente.

1. Tônico e Adstringente Facial

Publicidade

Especialmente para quem tem acne, o vinagre de maçã ajuda a eliminar bactérias que causam infecção além de ser um tônico natural, deixando a pele mais uniforme e viva. Nós já demos uma receita caseira para tônico facial com vinagre e chá verde por aqui. Mas você também pode misturar o vinagre na argila verde para purificar e iluminar a pele ou embebedar um algodão e passar sobre a pele limpa, antes do hidratante ou creme facial. O ácido alfa-hidroxi contido no vinagre é considerado um ótimo aliado para combater acnes no nível leve e moderado. Um bônus: ajuda a minimizar a aparência de rugas e linhas finas.

2. Branqueador de Dentes

O vinagre de maçã pode ajudar a desamarelar os dentes de maneira bastante simples. Alguns dentistas indicam misturar 1 parte de vinagre de maçã com 2 partes de água e usar como enxaguante bucal, bocejando por cerca de um minuto. Outra maneira é mergulhar a escova de dentes no vinagre de maçã e escovar os dentes com ele. Mas não use esse método de escovação mais que duas vezes por semana, pois pode deixar os dentes mais sensíveis.

3. Anticaspa

Há duas maneiras de usar o vinagre de maçã para melhorar a saúde dos fios e couro cabeludo. A primeira delas é usar como enxágue. Ele vai deixar o cabelo brilhante e macio, ajudar a remover mais profundamente óleos e sujeira, além de ajudar com a caspa e irritação no couro. Se você tiver tempo, você pode também misturar 1 xícara de vinagre de maçã com 3 xícaras de água, passar no couro cabeludo e nos fios e deixar por uma hora. Em ambas as maneira de usar, enxágue bem o cabelo com água depois.

4. Para Queimaduras

Como você já sabe, o vinagre de maçã ajuda a balancear o pH da pele e isso ajuda a sarar queimaduras mais rápido. Coloque numa pequena toalha o vinagre de maçã e depois deixe a toalha em cima da queimadura por alguns minutos. Repita até a pele estar completamente recuperada.

5. Antiodor

As propriedades ácidas do vinagre alteram os níveis de pH da pele e ajudam a combater as bactérias que causam o mau-cheiro quando em contato com o suor do nosso corpo. Você pode umedecer uma toalha ou lenços higiênicos com vinagre e passar nos pés (ou axilas). Para aproveitar os benefícios antifúngicos do vinagre de maçã, você pode também misturar 1 xícara de vinagre com 4 xícaras de água morna e deixar seu pé de molho por alguns minutos. E se você está se perguntando, sim, o cheiro passa e você não vai ficar com perfume de salada.

6. Higienizador de Pincéis de Maquiagem

Por causa das propriedades antifúngicas e antibacterianas, o vinagre de maçã é um ótimo higienizador de pincéis de maquiagem, além de ajudar a remover a sujeira. Misture 1 xícara de água com 1 colher de chá de vinagre de maçã, mergulhe os pincéis e depois enxágue em água corrente.

Imagem: Time Modefica

Publicidade

Gostou dessa matéria? Compartilhe.