Dizem por aí que o agro alimenta o Brasil...

A expansão da soja tem 'roubado' área de cultivo de alimentos básicos, como arroz e feijão, ameaçando duas culturas de base do país.

Ao lado do milho, a soja já representa 90% de toda a safra que é colhida no Brasil.

Enquanto isso, o arroz viu a área plantada reduzida nos principais estados produtores, como Mato Grosso, Goiás e Maranhão. Os três estados fazem parte da área de expansão do cultivo de soja.

Cerca de 75% da produção nacional de soja é direcionada para fora, sendo a China a maior compradora.

O que fica no Brasil vira ração de gado, cuja a carne também é exportada. Enquanto isso, o Brasil alcançou em 2020, o posto de segundo maior exportador de milho.

Ao mesmo tempo, o volume de vendas de agrotóxicos cresceu mais de 2,5 vezes entre 2006 e 2017, saltando de 204,1 mil toneladas para 541,8 mil toneladas de ingrediente ativo.

No entanto, o crescimento da área plantada aumentou apenas 26%. 

O índice de “consumo nacional de ingredientes ativos de agrotóxicos e afins por área plantada”, calculado pelo IBGE3 a partir dos dados de área e comercialização cresceu de 3,2 kg de agrotóxico/ha, em 2005, para 6,7 kg/ha, em 2014.

Em conclusão, a produtividade das commodities aumentou, o uso de agrotóxico também, mas as culturas relativas a alimentos diminuíram

enquanto o Brasil volta a vigorar no mapa da fome. 

o agro é pop para quem?

Conheça, apoie e fortaleça a luta pela vida e por uma #ModaSemVeneno

#ModaSemVeneno   #PLvenenoModa