O oceano tem se aquecido globalmente e de forma constante desde 1970 

Desde 1993, a taxa de aquecimento do oceano mais que dobrou e estima-se que ondas de calor marinhas dobraram de frequência desde 1982 e estão aumentando em intensidade.

Todas as pessoas na Terra dependem direta ou indiretamente do oceano e da criosfera. O oceano global cobre 71% da superfície terrestre e contém cerca de 97% da água do planeta.

A criosfera refere-se a componentes congelados do Sistema Terrestre. Cerca de 10% da área terrestre da Terra é coberta por geleiras ou mantos de gelo.

O oceano e a criosfera sustentam habitats únicos e estão interconectados com outros componentes do sistema climático por meio da troca global de água, energia e carbono.

Comunidades humanas em contato próximo com os ambientes costeiros, pequenas ilhas (incluindo Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, SIDS), áreas polares e altas montanhas estão particularmente expostas às mudanças do oceano e da criosfera, tais como o aumento do nível do mar, nível do mar extremo e encolhimento da criosfera.

Outras comunidades mais afastadas da costa também estão expostas a mudanças no oceano, como por meio de eventos climáticos extremos.

O nível médio global do mar (NMM) está aumentando

Tendo acelerado nas décadas recentes devido ao aumento das taxas de perda de gelo dos mantos de gelo da Groenlândia e da Antártida, bem como à perda contínua de massa das geleiras e expansão térmica do oceano. 

Os ecossistemas costeiros são afetados pelo aquecimento do oceano, incluindo ondas de calor marinhas intensificadas, acidificação, perda de oxigênio, intrusão de salinidade e aumento do nível do mar, combinados com efeitos adversos das atividades humanas sobre o oceano e o ambiente terrestre.

"O Oceano e a Criosfera em Um mundo em Mudança"

As informações são do Relatório Especial do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima chamado