Isso significa que iremos continuar existindo enquanto organização, mas que daremos uma pausa nos nossos projetos. Nosso site, nossa loja e nossas pesquisas continuarão online e disponíveis para download e compra. Nossas redes continuarão igualmente on. O que muda é que não vamos atualizá-las, com excessão de quando tivermos quaisquer informes, novidades pontuais e relatórios de prestação de contas anuais (no site).Depois de quase uma década, é hora de uma pausa. O Modefica suspenderá suas atividades externas a partir do dia 30 de dezembro. Chegou a hora do nosso sabático.
Em cima de saideira para um sabático, deixamos duas novas pesquisas recém publicadas e gratuitas. Vocês podem acessa-las em nossa loja.
Quando começamos, em 2014, fazendo jornada dupla, não sabíamos o tanto de coisa que faríamos e até onde chegaríamos. Falo no plural porque, embora muita gente não saiba, o Modefica começou comigo e com o Alain, nosso diretor executivo, designer e muitas outras coisas.
Nessa caminhada, muita gente se juntou a nós e colaborou conosco. Fizemos amizades e inimizades, mudamos muito e trabalhamos loucamente. Sempre com pouco dinheiro, muita entrega e tentando fomentar a colaboração, colocamos no ar trabalhos de jornalismo e pesquisa dos quais realmente nos orgulhamos.
Agora, uma soma de fatores nos levaram a entender que estamos no momento ideal para pisar no freio e realinhar rotas e estratégias de atuação – de novo. De fato, as coisas continuam mudando rápido, mas dessa vez precisamos fazer uma pequena pausa para seguir no fluxo. Entendemos, sobretudo, que é hora de identificar vácuos de atuação e temas subpautados para lançar luz aos desafios e fortalecer a agenda ecofeminista frente aos avanços dos processos de acumulação capitalista nos nossos corpos, mentes e territórios, seja pela via da direita, seja pela via da esquerda.
Ainda que pintados de verde ou com as cores do arco-íris pelo progressismo neoliberal e amplamente financiados pela filantropia internacional, esses processos não só resultarão como já estão resultando em retrocessos em termos da nossa necessária reconexão com a Terra e com a terra para reestabelecer relações realmente livres entre seres humanos, não humanos e natureza. Os desafios à nossa frente para frear tal incursão são imensos, mas também é imensa nossa habilidade de reagir. Vamos nos organizar para desorganizar.
Agradecemos cada pessoa que colaborou de alguma forma com nosso trabalho e na construção do que foi, até aqui, o Instituto Modefica. Não pare de nos seguir nas redes e assinar nossa newsletter, pois daremos notícias assim que tivermos notícias. Só trilhamos uma parte da jornada.
Um abraço e até breve.