Seja uma autora

Estamos sempre em busca de boas histórias.
Entenda como pautar com a gente.

O que procuramos

Somos uma organização jovem e pequena, por isso trabalhamos com um time fixo de pessoas bastante enxuto. Buscando driblar essa dificuldade e ampliar as vozes, diversidade e pontos de vista do nosso jornalismo, o Modefica criou o Seja Uma Autora. Esse espaço traz todas as informações que você precisa para propor um projeto de pauta para ser executada conosco e detalha o que estamos buscando. Encorajamos grandemente que mulheres jornalistas e fotojornalistas de diversos locais do país enviem seus projetos. Encorajamos também que mulheres indígenas e negras de regiões periféricas do Brasil e alguma experiência com o jornalismo ou a escrita proponham pautas a partir de temas locais ligados às questões ambientais, climáticas e de gênero.

Ensaios, reportagens e artigos, com uma boa base de pesquisa e que tragam fontes confiáveis para apoiar a narrativa, são sempre bem-vindos. Entrevistas com pessoas interessantes e que, de alguma forma, dialogam com o conteúdo que estamos produzindo e promovendo também nos interessam. Resenhas de livros, filmes, séries que sejam de interesse para nossa comunidade e sejam diferentes de tudo o que já foi publicado anteriormente são igualmente bem-vindos. Entenda melhor sobre os nossos formatos abaixo.

Nós não publicamos ficção ou poesia. Publicamos conteúdo jornalístico não ficcional e pesquisas acadêmicas adaptadas. É necessário que a(s) pessoa(s) responsável(eis) pela produção acadêmica seja aquela que produziu a pesquisa. Textos em primeira pessoa não são um problema contando que eles tenham capacidade de mostrar a relação do “eu” com a visão maior do assunto abordado. Leia nossas matérias para entender como trabalhamos com o nosso conteúdo e não esqueça de ler nosso manual de redação antes de enviar seu projeto.

Lembre-se de seguir todas as orientações e tenha em mente que não podemos dar feedback a todas as inscrições. Nós não recebemos projetos de pauta por e-mail e não respondemos questionamentos sobre projetos não retornados. Não é preciso ser jornalista ou escritora profissional para colaborar com o Modefica, entretanto é preciso habilidade com texto, além de disposição para aceitar sugestões, edições e direcionamentos. Não envie press releases por meio desse formulário. Assessores de imprensa devem entrar em contato em [email protected].

Para denúncias de crime ambiental e compartilhamento de documentos, entre em contato conosco diretamente pelo [email protected].

Entenda nossos formatos

fundamenta uma visão pessoal imprimindo premissas, inferências e conclusões opinativas de quem o escreve. Ensaios precisam ser bem contextualizados e exigem conhecimento mais aprofundado da pessoa que escreve sobre o tema. No Modefica temos uma série de ensaios, veja aqui e aqui dois exemplos.
traz opinião e contém comentários, análises, críticas, às vezes ironia e humor. Artigos de opinião precisam trazer argumentos sólidos e devem ser capazes de provar um ponto. Por mais que se tratem de opinião, é importante embasar o conteúdo em dados e fatos credíveis. Veja aqui e aqui exemplos de artigos que estamos procurando.
podem ter vários formatos, mas são temas dignos de destaque. Alguns artigos recentes que servem como exemplo trouxeram a relação do presidente Jair Bolsonaro com o meio ambiente; um debate sobre mulheres e o MST; o mercado de roupas de segunda mão; entre outros.
aqui pautamos temas de interesse, apresentamos projetos e informamos sobre o que há de interessante no universo da sustentabilidade. Veja aqui, aqui e aqui alguns exemplos de matérias.
são matérias complexas que revelam realidades subpautadas. Não há problema em trabalhar com um tema comum, contanto que a abordagem traga ineditismo e possibilite um outro ângulo de visão sobre o assunto. Veja aqui e aqui exemplos de reportagens que estamos procurando.
os entrevistados não precisam ser pessoas famosas, mas precisam ser pessoas muito relevantes em sua área de atuação. Entrevistas em formato ping-pong devem ser dinâmicas, não demasiadamente extensas e capazes de transmitir a ideia do entrevistado da forma mais precisa possível, sempre costurando o debate com assuntos atuais. Veja aqui, aqui e aqui exemplos de entrevistas para entender melhor o que estamos procurando.
pode ser de livros, séries, filmes, exposições, desfiles de moda etc. O tema deve dialogar com questões ambientais ou climática, trazer um ponto de vista crítico e lançar uma nova perspectiva, indo além do que já foi abordado. Na nossa editoria de cultura há alguns exemplos de resenhas que estamos dispostas a publicar.
estamos dispostas a receber pautas que sugerem outras formas de abordar ambos os temas, principalmente quando estes podem somar ao debate sobre sustentabilidade e ressaltam a arte e o design como ferramenta para transformação. Veja aqui um exemplo do que estamos procurando para nossa editoria de arte e design.
é uma forma de aproximar pesquisas acadêmicas da sociedade no geral. É necessário que a pesquisa já esteja publicada e a adaptação seja enviada pela pessoa pesquisadora responsável. Embora o Modefica possa auxiliar na adaptação, textos prontos agilizam o processo e têm mais chances de serem publicados. Veja aqui um exemplo de pesquisa científica adaptada.

Se você não conseguir achar uma categoria onde caiba seu projeto, mas tem certeza de que o assunto é do nosso interesse e atende nosso perfil editorial, escolha a opção “indefinido”.

Remuneração

Guia de redação

Baixe nosso guia de redação e leia atentamente para entender como formular sua proposta de pauta.

Envie sua pauta

Depois de ler nosso guia de redação, clique no link no botão, preencha o formulário e envie sua proposta de pauta.