apoie o modefica

Somos uma organização de mídia independente sem fins lucrativos. Fortaleça o jornalismo ecofeminista e leve a pauta mais longe.

Mig Jeans Trabalha a Versatilidade do Jeans Por Meio do Upycling

min. tempo de duração
Share on twitter
Share on pinterest
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Quando criança, Isa maria já tinha o desejo de trabalhar com moda mas, com o tempo, ela percebeu como essa indústria pode ser cruel e excludente. Foi através das amizades feitas em um técnico de moda que ela começou a enxergar um espaço de atuação. A Mig Jeans, marca que trabalha o upcycling e economia circular, nasceu em 2016 com outras duas amigas, Mayra Sallie e Luana Depp.

A marca carioca trabalha com o jeans, um material com ótima versatilidade para reaproveitamento e uma peça que não sai do guarda-roupa das pessoas. Ela lembra do incômodo que sentia ao ver o artigo esquecido em brechós, sempre com algum tipo de defeito ou avaria, causado pelo tempo, muito uso ou algum acidente. “As pessoas não conseguiam reaproveitar […], nós percebemos que podíamos dar uma uma nova chance pra essa peças que tinham uma grande durabilidade e potencial de transformação”, afirma.

Os processos de transformação feitos pela Mig Jeans são variados: lavagem, aplicação de aviamentos, acabamentos manuais e tingimento buscam aproveitar o máximo que o jeans pode oferecer, dando nova vida ao que seria reciclado. Para evitar a produção de resíduos, a marca utiliza os restos da produção para a criação das etiquetas. O processo, que é bastante artesanal, também pode ser feito em parceria com o cliente. Para Isa, as peças co-criadas, que são exclusivas, tentam criar essa aproximação com os clientes, para conscientizá-los da melhor forma possível. “Você não precisa comprar uma calça para tê-la nova no seu armário, para ser algo especial para você”, explica.

Para a estilista, o futuro ideal da moda é um momento no qual as marcas terão uma outra relação com as pessoas, com mais consciência sobre como seu produto afeta a sociedade, o cliente e o produtor. Ela aposta em um peças que tragam coisas boas, que não sejam apenas mais um produto produzido no mundo.

A série #MulheresNaModaModefica mostra o trabalho de estilistas e empreendedoras brasileiras na moda. São marcas, projetos e pessoas que estão pensando moda para além da estética, com propósito, com cuidado e com afeto. Vamos falar de temas como sustentabilidade, colaboração e outras formas de pensar a moda.

* * *

Jornalismo ecofeminista a favor da justiça socioambiental e climática

Para continuar fazendo nosso trabalho de forma independente e sem amarras, precisamos do apoio financeiro da nossa comunidade. Se junte a esse movimento de transformação.