Organização de mídia, pesquisa e educação sem fins lucrativos que atua por justiça socioambiental e climática por meio de uma perspectiva ecofeminista.

pesquise nos temas abaixo

ou acesse as áreas

apoie o modefica

Somos uma organização de mídia independente sem fins lucrativos. Fortaleça o jornalismo ecofeminista e leve a pauta mais longe.

O Que Marcou 2015: Uma Retrospectiva Com Os 15 Momentos Mais Comentados Do Ano

Publicada em:
Atualizada em:
Texto
  • Marina Colerato
Imagens

Reprodução

6 min. tempo de leitura

No mundo todo, 2015 foi um ano marcado por lutas, tragédias, atentados, crise política etc. Mas o ano teve também diversos pontos bons, como o avanço do feminismo e a igualdade de gênero sendo tema de diversas mobilizações na Internet e fora dela. Na militância dos direitos dos animais, inegavelmente tivemos alguns avanços também, com o veganismo sendo pauta frequente por conta das relações de alimentação e saúde, e alimentação e meio ambiente.

Nós fizemos uma retrospectiva com os momentos mais marcantes do ano. Das tragédias às vitórias, estão todos reunidos aqui.

– Piloto alemão derruba avião nos Alpes.

retrospectiva-acontecimentos-2015-piloto-alemao-derruma-aviao

Andreas Lubitz foi acusado de bater deliberadamente um avião com 150 pessoas mais equipe nos Alpes suíços. O acidente não deixou nenhum sobrevivente. O voo comercial 4U9525 ia de Barcelona à Düsseldorf.

– Terremoto no Nepal deixa milhares de desabrigados.

retrospectiva-acontecimentos-2015-terremoto-nepal

O Nepal passou por uma série de terremotos em abril e maio que devastaram o país e mataram mais de 20 mil pessoas.

– Peles e foie gras viram debate e são proibidos em São Paulo.

retrospectiva-acontecimentos-2015-foie-gras

Depois de muita pressão e controvérsia, a lei contra a exploração e comércio de peles de animais e foie gras é publicada no Diário Oficial e começa a valer em São Paulo. Mesmo com a organização dos restaurantes entrando com recurso para suspender a lei, a primeira vitória mostra que o ativismo animal tem conseguido cada vez mais espaço nas pautas políticas. Lembrando que, no ano passado, foi sancionada a lei que proibiu os testes em animais para cosméticos e produtos de higiene em todo o estado de São Paulo.

– A leoa Cecil é caçada no Zimbabue.

retrospectiva-acontecimentos-2015-cecil-leao

Depois da leoa Cecil ser morta pelo dentista que pagou USD50.000 para cacá-la (dentro de um parque de proteção) no Zimbabue, discussões sobre troféus de caça na África – é sustentável, é legal, deveria ser proibido? – suscitaram na Internet com opiniões de diversos especialistas. Grupos de proteção animal e ambiental tentam proibir a caça na África já que ela pode, de fato, prejudicar e diminuir as populações das espécies ao invés de aumentá-las.

– Estados Unidos e Cuba retomam relações.

retrospectiva-acontecimentos-2015-estados-unidos-e-cuba

Estados Unidos e Cuba restabeleceram as relações diplomáticas e abriram embaixadas nas respectivas capitais após meio século de inimizade. Entretanto, como o UOL destaca, apesar do restabelecimento das relações diplomáticas, EUA e Cuba ainda terão temas pendentes em seu processo de normalização, que, segundo ambos os lados reconhecem, não poderá ser fechado até que se suspenda o embargo imposto à ilha em 1962, algo que só pode ser feito pelo Congresso americano.

– Crise de refugiados alcança níveis recordes no mundo.

retrospectiva-acontecimentos-2015-crise-de-refugiados

Milhares de pessoas foram obrigadas a deixar seus países e suas casas por conta de crises políticas e guerras civis que assolaram o mundo. Em 2015, o número de refugiados alcançou níveis recordes e as implicações sociopolíticas foram diversas. A foto do menino de 3 anos morto na praia turca causou alvoroço e suscitou discussões sobre a pior crise de refugiados já enfrentada pelo mundo desde a Segunda Guerra Mundial.

– Viola Davis é a primeira mulher negra a ganhar um Emmy.

retrospectiva-acontecimentos-2015-viola-davis-emmy

Depois de 67 anos de premiação, Viola Davis foi a primeira mulher negra a ganhar o Emmy de melhor atriz na categoria “série dramática” por seu papel em “How To Get Away With Murder”. Comédia e minissérie eram as únicas categorias que já tinham premiado mulheres negras.

– O feminismo virou tema no ENEM.

retrospectiva-acontecimentos-2015-feminismo-no-enem

O ENEM fez todo mundo que prestou a prova falar sobre feminismo e igualdade de gênero com o tema da redação “a persistência da violência contra a mulher no Brasil” e uma questão citando O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir. Aliás, 2015 foi o ano em que o feminismo virou pauta em campanhas, revistas e manifestações.

– Tragédia de Mariana revela o descaso das empresas e governo com o meio ambiente.

retrospectiva-acontecimentos-2015-mariana

No dia 5 de novembro, as barragens de dejetos de Fundão e Santarém, da Samarco (união da Vale e BHP Billiton), se romperam despejando cerca de 50 toneladas de lama ao longo de 850 quilômetros do Rio Doce nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O desastre deixou 8 mortos e 11 desaparecidos, além de milhares de pessoas sem água.

– A guerra civil da Síria chega a 4 anos e não mostra sinal de melhoras.

retrospectiva-acontecimentos-2015-crise-siria

Resumidamente, a BBC explica o conflito em uma matéria detalhada sobre quem ganha e quem perde com a guerra: “Ao longo dos últimos quatro anos e meio, mais de 200 mil sírios morreram no conflito entre tropas leais ao presidente Bashar al-Assad e as forças de oposição. A guerra já destruiu bairros inteiros e deixou 11 milhões de desabrigados. A oposição se fragmentou até incluir facções islâmicas com vínculos com a Al-Qaeda, cujas táticas brutais têm causado preocupação e levado à violência até mesmo entre os rebeldes. O recente envolvimento da Rússia nos bombardeios contra o grupo extremista autodenominado “Estado Islâmico” (EI) na Síria contribuiu para a escalada de tensão no conflito”.

– Atentados marcam o ano em Paris.

retrospectiva-acontecimentos-2015-ataques-paris

Os franceses viraram assunto no mundo após o atentado ao jornal Charlie Hebdo e os ataques terroristas que aconteceram simultaneamente em três pontos de Paris em novembro, esse último considerado o pior ataque na história da Europa nos últimos 11 anos. Os ataques desencadearam uma represália ainda mais intensa para com as comunidades muçulmanas que vivem no país.

– Estudantes das escolas públicas de São Paulo lutam contra a reorganização proposta pelo Estado.

retrospectiva-acontecimentos-2015-invasao-escolas

Cerca de 25 escolas públicas foram ocupadas em movimentos contra a “reorganização” proposta pelo governador Geraldo Alkimin em São Paulo. A reorganização pretendia fechar 92 escolas e remanejar 300 mil alunos – São Paulo conta com 5.147 escolas e 3,8 milhões de estudantes. As manifestações e ocupações dos estudantes resultaram em vitória já que a organização foi temporariamente suspensa.

– Marcha do Clima e o acordo histórico da ONU.

retrospectiva-acontecimentos-2015-marcha-do-clima

A Marcha Mundial Pelo Clima aconteceu em diversos locais pelo mundo: Londres, São Paulo, Nova York, Paris e outras cidades do mundo receberam o manifesto de milhares de pessoas preocupadas com o aquecimento global e com os impactos negativos da mudança climática. Dias depois, 190 países chegaram a um acordo sobre as atitudes que devem ser tomadas para alcançar emissões de CO2 zero e outros objetivos. O COP21 é o resultado de sete anos de negociações e a Casa Branca considera esse acordo o mais ambicioso de todos os tempos.

– Votação feminina na Arábia Saudita.

retrospectiva-acontecimentos-2015-votacao-feminina-saudita

No dia 12, as mulheres da Arábia Saudita puderam votar pela primeira vez na história do país, além de concorrer a cargos de poder. A Arábia Saudita era o último país no mundo a negar às mulheres o direito de voto. Foram 800 candidatas femininas em frente à 6 mil candidatos homens, e menos de um eleitor em cada dez é mulher. Segundo o G1, a organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch saudou as eleições como um passo para uma maior participação das mulheres na vida política, sublinhando que “a Arábia Saudita continua a discriminar as mulheres através de uma miríade de leis, políticas e práticas”.

– Museu Da Lingua Portuguesa e Estação Da Luz pegam fogo em São Paulo.

retrospectiva-acontecimentos-2015-incendio-luz

Dias antes de fecharmos nossa retrospectiva de 2015, o Museu da Lingua Portuguesa, um dos museus mais visitados da América Latina, e parte da Estação da Luz pegaram fogo. O incêndio, difícil de ser controlado, deixou um bombeiro morto. O teto restaurado e os dois andares do prédio foram queimados. O acervo do museu não foi prejudicado, pois parte é digital e outra parte não estava no local.

* * *

Jornalismo ecofeminista a favor da justiça socioambiental e climática

Para continuar fazendo nosso trabalho de forma independente e sem amarras, precisamos do apoio financeiro da nossa comunidade. Se junte a esse movimento de transformação.