apoie o modefica

Somos uma organização de mídia independente sem fins lucrativos. Fortaleça o jornalismo ecofeminista e leve a pauta mais longe.

Uma Seleção de 12 Documentários Sobre Meio Ambiente e Crise Climática

Publicada em:
Atualizada em:
Texto
Imagens
min. tempo de leitura
Share on twitter
Share on pinterest
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Em seu último relatório sobre mudanças climáticas e pobreza, divulgado em junho, a ONU fez um chamado global para os baixos esforços em mover ações concretas contra a crise climática. A organização reforçou que os elementos da crise climática foram compreendidos na década de 70, mas ainda hoje os Estados têm empurrado as ações com a barriga. Uma chamada especial, dentro do relatório, foi feita ao presidente Jair Bolsonaro, destacando sua promessa em abrir a floresta Amazônica para a mineração. Isso porque desmatamento é receita para aumentar emissão de CO2 e intensificar a crise.

Ao mesmo tempo, vivemos o debate sobre o plástico e alguns não-esforços, como a negativa do Brasil e Estados Unidos em assinar o acordo proposto pela ONU, com 187 países signatários, para diminuir a produção do plástico de uso único, fomentar pesquisas no sentido de descobrir alternativas e fazer estudos científicos para a reciclagem. Os oceanos seguem ameaçados pelo plástico, intervenção humana e a crise climática. Essenciais para a vida nas no planeta, os problemas da devastação oceânica parecem distantes da sociedade.

Esses são só dois dos diversos assuntos urgentes que, ano após ano, ambientalistas, cientistas e ativistas tentam elucidar a sociedade sobre. Separamos 12 documentários para refletir sobre as atuais questões climáticas, justiça ambiental, oceanos e plástico para entender que o meio ambiente não pode esperar. Boa parte das produções podem ser encontradas na Netflix e Youtube e fique de olho para as produções que estão em cartaz nos cinemas, como Idade da Água. Navegue pela galeria.

* * *

Jornalismo ecofeminista a favor da justiça socioambiental e climática

Para continuar fazendo nosso trabalho de forma independente e sem amarras, precisamos do apoio financeiro da nossa comunidade. Se junte a esse movimento de transformação.