apoie o modefica

Somos uma organização de mídia independente sem fins lucrativos. Fortaleça o jornalismo ecofeminista e leve a pauta mais longe.

Madeira É O Novo Ouro: 2 Marcas Que Transformam Madeira Em Joias Com Design Contemporâneo E Muito Estilo

Publicada em:
Atualizada em:
Texto
Imagens
min. tempo de leitura
Share on twitter
Share on pinterest
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Qual é a primeira coisa que vem à mente quando falamos em acessórios de madeira ou joias de madeira? Tem muita gente que imagina algo meio rústico ou até meio hippie, sem aquele ar contemporâneo ou delicado que tanto agrada no universo da joalheria.

Pois duas marcas, uma catarinense e outra carioca, chegaram para provar que joia de madeira pode ser um acessório de desejo tanto quanto qualquer outro. Na verdade, quando criadores olham para esses materiais pouco óbvios de maneira tão particular, é de se esperar que o resultado seja único, encante e faça sucesso.

Talvez por isso você já tenha ouvido falar da Crua Design, marca de Santa Catarina que transforma sobras da indústria moveleira em colares, brincos, pulseiras e anéis de maneira artesanal. A Germana Lópes é a mulher criativa por traz da Crua, cujo trabalho é essencialmente unir resignificação e minimalismo para criar peças contemporâneas.

Uma das coisas mais lindas nas joias da Crua é que a Germana faz um trabalho de pintura manual bem cuidadoso e detalhado, sempre deixando que a madeira se revele como matéria-prima. Outra coisa que é válido ressaltar é que, apesar de todo o trabalho por trás de cada peça e sua unicidade, os preços são acessíveis e cabem no bolso de muita gente.

crua-capa2

crua2

Crua Design // Reprodução

Gostou? Então vale checar a loja online da marca e acompanhar pelo Instagram.

Mas não antes de conhecer a Estúdio Ripa, recém chegada nesse contexto de madeira e joia. Apesar de recente, o trabalho da dupla carioca Gabriella Real e Mairê Ramazzina está conquistando adeptos ao misturar sobras de madeira raras como Pinho, Riga e Jequitibá à prata.

“Percebemos a necessidade de dar uma nova função à madeira descartada. Vimos quanta madeira é jogada fora e decidimos aproveitar esse elemento natural para criar”, comenta o duo sobre o início da marca.

Apesar de Gabriella e Mairê preferirem trabalhar com materiais nobres, madeiras mais comuns como Maçaranduba ou Pinus também são aproveitadas. Para eles, um dos principais desafios até o momento foi juntar técnicas da marcenaria com a da ourivesaria. Todo esse cuidado e empenho valeram à pena, pois a Ripa se destaca exatamente por esse trabalho que resulta em verdadeiras joias contemporâneas.

joais-madeira-ripa-1

joais-madeira-ripa-2

Estúdio Ripa // Reprodução

A Ripa ainda não tem site, mas é possível acompanhar os lançamentos da marca pelo Facebook e Instagram, e encomendar peças por email: [email protected]

Foto Capa: Crua Design // Reprodução

* * *

Jornalismo ecofeminista a favor da justiça socioambiental e climática

Para continuar fazendo nosso trabalho de forma independente e sem amarras, precisamos do apoio financeiro da nossa comunidade. Se junte a esse movimento de transformação.

Continue lendo