Movimento Roupa Livre Propõe Um Novo Olhar Sobre O Consumo De Moda

O Roupa Livre Weekend acontece esse final de semana e aborda o consumo de moda consciente. Idealizado pelas paulistanas da somos, o evento contará com workshop, oficinas e feira de trocas.

Quando além de dividir o apartamento em que moram, as amigas Mari e Mirella passaram a dividir ideais, surgiu a somos. Um projeto experimental que não aceita rótulos: não é marca, não é empresa. Nas palavras delas, é uma nuvem, um lugar virtual para que aconteçam coisas boas.

A somos discute as inquietações sobre o vazio das relações e do consumo. Juntas, elas criam produtos, desenham, promovem encontros e buscam uma vida mais harmoniosa e saudável.

A Mari Pelli já foi atrás de costureira para fazer as próprias roupas (e das amigas). Cansou de trabalhar em projetos que só visavam o consumo, revirou a caixa de retalhos da avó e foi aprender a costurar. Leu muito sobre consumo e sobre as formas de trabalho desumanas utilizadas por algumas das grandes marcas e percebeu que não concordava com isso. Então começou a viver e trabalhar de forma independente e colaborativa.

Publicidade

A Mirella Carnicelli sempre foi apaixonada por literatura. Da mistura dessa paixão com sua vontade de compartilhar surgiu a Fubá que publica e-books gratuitos feitos com carinho e sem frescuras. Por influência da Mari, este ano ela fez o curso “Moda como extensão do próprio corpo” com o estilista Ronaldo Fraga. Mestre melhor não haveria de ter, foi nesse ponto que as ideias se conectaram e ela compreendeu que tem literatura e arte na roupa também. Hoje vive com a crença de que o vestuário é um dos caminhos para botar sua alma no mundo.

 

somos-a-somos
Mari Pelli e Mirella Carnicelli/Divulgação

O Roupa Livre é o movimento mais recente delas e surgiu quando decidiram que não precisavam de novas roupas, e sim de um novo olhar. As duas vão transformar este movimento em um final de semana de estilo consciente. Afinal, já existem roupas fabricadas que podem vestir várias gerações no mundo e transformá-las é muito bom para o planeta e para as pessoas.

Vale a pena também prestar atenção no lugar onde tudo isso vai acontecer, o Laboriosa 89 é um espaço totalmente colaborativo em São Paulo com gestão em rede, ou seja, ninguém é dono do lugar e todo mundo contribui para que ele continue existindo.

Programação Roupa Livre Weekend

SEXTA-FEIRA (14/11)

Conversa aberta: Espaço livre para troca de ideias sobre o movimento
Das 17h às 18h30

Workshop: Como fazer o seu armário render mais
Com Érica Minchin
Das 19h30 às 21h30
Investimento: R$110,00

SÁBADO (15/11)

Oficina de re-roupa: Camiseta vira vestido
Com Gabriela Mazepa e Elisa Dantas
Das 10h às 13h ou das 14h às 17h
Investimento: R$110,00

Popup Store Gabriela Mazepa
Das 10h às 17h

Bazar: Venda e troca de usados
Das 10h às 17h

Publicidade

Onde
Laboriosa 89
Rua Laboriosa, 89 – Vila Madalena, SP

Imagem: Divulgação

Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags

. .