Parceria De Moda Com Foco Em Upcycling: basico.com e COMAS

De um lado, uma marca de moda básica e atemporal acredita que estilo é mais importante do que modismos, e personalidade, conforto e durabilidade devem estar acima da marca. Do outro lado, uma marca desconstrói roupas de descarte por meio do processo de upcycling e as reconstrói mantendo um estilo clássico. Esses ingredientes essenciais guiaram a parceria das paulistas basico.com e COMAS.

A parceria aconteceu por meio do projeto Tela em Branco, da basico.com, que convida artistas e designers para transformar as peças básicas da marca em uma ferramenta máxima da expressão de individualidade. Na segunda edição, a convidada foi Augustina Comas, uma uruguaia que anda na contra-mão da lógica descartável da indústria da moda.

vestidobasicoecomas

O resultado desse trabalho são duas peças femininas feitas a mão pela COMAS com roupas masculinas de refugo da básico.com. Pensadas para aproveitar ao máximo o material e as costuras já existentes nas peças originais, a parceria dá origem a modelos tão atuais quanto a importância do consumo consciente.

As camisetas (de algodão Pima peruano) foram elevadas para duas novas formas: o vestido gola V e a camiseta cropped.  Ambas têm modelagem em preto e branco e estão disponíveis apenas no tamanho P. Elas podem ser vistas e adquiridas no site da basico.com.

Publicidade

Camisetacropperdbasicoecomas

Já falamos aqui do Roupa Livre, um projeto que empodera pessoas para fazer essa transformação, mas a demanda por esse tipo de iniciativa é urgente e são necessários diversos projetos para reverter a atual situação do descarte. Incontáveis toneladas de resíduos têxteis são descartadas diariamente nos aterros, por pessoas e por empresas, sem chances de voltarem para a cadeia produtiva. Mostrar a possibilidade dessa transformação, e ainda com estilo, pode fazer muitas pessoas perceberem a riqueza que têm nas mãos antes de jogar suas roupas no lixo.

Fotos: Divulgação

Gostou dessa matéria? Compartilhe.