apoie o modefica

Somos uma organização de mídia independente sem fins lucrativos. Fortaleça o jornalismo ecofeminista e leve a pauta mais longe.

Re/Done Sugere Um Novo (e Mais Criativo) Jeito de Fazer Jeans

Publicada em:
Atualizada em:
Texto
Imagens
min. tempo de leitura
Share on twitter
Share on pinterest
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

O jeans é um item universal no guarda roupa ocidental, mas é também um tecido extremamente complexo que exige muita água e químicos antes de ficar pronto para chegar às lojas. A maioria dos tecidos denim têm uma composição de 98% algodão e nós já falamos sobre o porquê a produção de algodão é tão poluente e danosa para o meio ambiente (agrotóxicos, toneladas de água para a plantação, e mão de obra vulnerável).

Depois do algodão colhido, toda a produção do tecido em si consome água e químicos, exigidos na transformação da fibra em tecido. E não para por ai, as peças confeccionadas com denim precisam passar por um extenso processo de lavanderia para amaciar a peça, colorir, desgastar e dar os acabamentos desejados pelo designer. Isso significa mais água, mais químicos, mais poluição, mais energia.

Mas se nós estamos fazendo jeans novos querendo que eles fiquem tão confortáveis e visualmente tão interessantes quanto os jeans já usados, por que não economizar todo esse processo usando o denim que já temos disponível no mundo, sem a necessidade de produzir mais? Foi exatamente isso que os criadores da Re/Done pensaram ao criar a marca em 2014, que tem como casa uma das cidades mais entusiastas do denim no mundo, Los Angeles.

Sean Barron e Jamie Mazur, são fanáticos por jeans e têm uma vasta experiência no segmento e, como verdadeiros denimheads, uma paixão pelo universo vintage e pelo jeans tradicional. Pensando em celebrar todo esse universo e praticar a sustentabilidade, eles transformam jeans antigos, mais especificamente Levi’s 501 dos anos 90 e anterior, em peças novas e contemporâneas.

Os jeans garimpados são todos descosturados para serem usados como base das modelagens da marca. A ideia é oferecer jeans autênticos, já que cada peça é única e que usam como base tecidos que têm uma história de uso, mas que tenham apelo contemporâneo e modelagem atraente.

 

redone-jeans-sustentavel-vintage-3

redone-jeans-sustentavel-vintage-1

redone-jeans-sustentavel-vintage-2

 

“A Re/Done está comprometida a oferecer às nossas clientes a experiência completa e única de auto-curar sua compra de denim vintage. O par que você escolhe no site é exatamente o par que você receberá em casa. Nós simplificamos o tedioso processo de procurar por horas ou dias o jeans vintage perfeito, depois achar um costureiro especialista em jeans para modernizar e ajustar a modelagem da peça, mas sem deixar de lado a experiência personalizada, dando uma passo a mais no quesito individualidade”, nos explicou Jamie.

Todas as peças de jeans são recriadas em Downtown Los Angeles, utilizando métodos de conservação de água e sem produtos químicos. A marca sempre trabalha com quantidades limitadas uma vez que cada par é escolhido a dedo, cortado à mão e completamente distintos.

Como uma sincera interessada no universo denim e comprometida com as questões sociais e ambientais implícitas em cada peça de roupa, é dispensável dizer que a RE/DONE foi um amor à primeira vista para mim. Inclusive porque eles entregam no Brasil e são realmente prestativos e atenciosos quando a questão é querer saber mais sobre a marca.

Quando a RE/DONE conversou conosco, eles prometeram novas parcerias por vir, mas não puderam soltar mais detalhes. A sugestão é ficar de olho nessa marca que deve dar o que falar e conquistar seu espaço nessa moda cada vez mais preocupada com a ética e com os processos de produção das nossas roupas.

* * *

Jornalismo ecofeminista a favor da justiça socioambiental e climática

Para continuar fazendo nosso trabalho de forma independente e sem amarras, precisamos do apoio financeiro da nossa comunidade. Se junte a esse movimento de transformação.

Continue lendo