Rio Ethical Fashion Aborda Moda e Sustentabilidade na Semana do Meio Ambiente

O Rio de Janeiro recebe o primeiro fórum internacional de moda sustentável, o Rio Ethical Fashion (REF), na semana em que líderes mundiais se voltam para questões urgentes do meio ambiente. De 6 a 8 de junho, o evento reúne nomes reconhecidos internacionalmente na indústria da moda para debater, criar parcerias, inspirar e difundir os valores da sustentabilidade no mercado brasileiro. O REF é idealizado pela diretora criativa Yamê Reis, com apoio do Instituto C&A, apoio estratégico do Instituto-E e consultoria de marketing sustentável de Lilly Clark.

O encontro acontece no momento em que as Nações Unidas pretendem assumir um papel de liderança no assunto, por meio da criação da Alliance for Sustainable Fashion (Aliança para a Moda Sustentável). O setor da moda gera cerca de 2,4 bilhões de euros em negócios e emprega cerca de 75 milhões de pessoas em todo mundo. No campo ambiental, ele é responsável por 20% das águas residuais mundiais e participa na liberação de mais de 500 mil toneladas de microfibras de plástico nos oceanos anualmente. As atividades produzem entre 8% a 10% das emissões de carbono do planeta.

O evento instiga lideranças a discutirem sobre o grande desafio de toda a cadeia produtiva: viabilizar o conceito de desenvolvimento sustentável até 2030, ano limite para que as medidas sustentáveis sejam implantadas em todas as empresas do planeta. “A moda está vivendo um esgotamento do modelo de e superprodução e consumo, e isso está sendo pensado pelos profissionais da indústria no mundo todo. O REF pretende colocar o Brasil nessa discussão através da troca de experiências inovadoras, mostrando a força da nossa indústria que é uma das maiores do mundo, e compartilhando nossas ações para a construção de uma moda responsável e limpa”, afirma Yamê Reis.

Nossa Editora Marina Colerato participa como mediadora do painel “Pode a moda brasileira ser solidária e justa?”, no dia 7 de junho. Os ingressos estão à venda no site:  https://www.rioethicalfashion.com. Leitoras e leitores do Modefica tem 15% de desconto com o código: REF_MODEFICA

 

Dia 6

Encontro “Moda e Academia – Ética e Inovação” – das 10h às 14h

O encontro é voltado exclusivamente para educadores brasileiros. A reunião acontecerá no IED RIO (Instituto Europeu di Design) e promoverá o debate sobre novos conteúdos e desafios do ensino da moda no Brasil. Evento gratuito e aberto ao público.

 

Clothing Swap by Global Fashion Exchange – das 16h às 19h

O Swap Market é uma feira de trocas de roupas aberta ao público e com capacidade para 100 pessoas. O evento é comandado por Patrick Duffy, fundador da Global Fashion Exchange – uma plataforma internacional que promove a sustentabilidade na indústria da moda.

 

Dia 7

Fórum Internacional Rio Ethical Fashion – das 9h às 17h

A atividade principal acontecerá no teatro Oi Casa Grande, com capacidade para 850 pessoas. A conferência será composta por 14 painéis com cases de sucesso e que colocam em pauta temas como: “Desafios da sustentabilidade no Brasil”; “Ética e o novo luxo”; “Design e economia circular”; “Novos modelos de criação, produção e consumo”, entre outros.

Palestrantes: Simone Cipriani, criador do Ethical Fashion Initiative; Oskar Metsavaht, fundador da Osklen; François Morrilion, fundador da VERT; Marieke Eyskoot, uma das principais especialistas em sustentabilidade da Holanda; Alfredo Orobio, co-fundador da AWAYTOMARS e Bia Saldanha, ambientalista brasileira.

 

Noite de autógrafos do livro “This is a Good Guide – for Sustainable Life” – a partir das 18h

O livro é de autoria de Marieke Eyskoot, especialista em sustentabilidade. O evento acontece na Livraria da Travessa do Leblon.

 

Dia 8

Agenda Moda Brasil – Living Lab – das 10h às 14h

Realizado no IED Rio, o evento tem como objetivo reunir um grupo interdisciplinar composto por empresas de moda, instituições, entidades públicas, ativistas, acadêmicos e empreendedores que, em conjunto, criaram um documento que busque soluções, serviços e novos modelos de negócios para o mercado. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada.

Conheça e faça parte do Clube Modefica!
O Modefica é uma mídia independente que pensa moda, arte, alimentação e política para resiliência social e ecológica. Para manter nosso conteúdo aberto e acessível para todas as pessoas, nós precisamos da sua colaboração.
Gostou desse texto? Contribua com o Clube Modefica e ajude nosso conteúdo ir mais longe para amplificar a transformação positiva.
Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags

.