Essa Irmandade Mostra Que A Moda Ainda Não Entendeu O Tom Nude Para Todas

Nós podemos ter uma marca de lingeries, sapatos de luxo e esmaltes fazendo produtos para todos os tons de nude, mas estamos longe de ver uma indústria da moda de fato capaz de entender que o nude abriga em si uma gama extensa de cores que devem atender desde às mulheres branquíssimas de olhos azuis até às mulheres negras com peles super escuras.

Em um encontro de 10 anos, a irmandade Delta Sigma Theta, da Universidade A&M, classe de 2007, fez sua própria versão da Sports Illustrated para mostrar a diversidade de corpos e tons de pele. Sem muita pretensão, as fotos com a #MelaninIllustrated se tornaram virais.

 

OO-OOP!! || #BADST #thisistite #melaninillustrated

A post shared by TITE 56 (@thisistite) on

O grupo se reuniu na Costa Rica e aproveitou o momento para fazer um statement. Jardan Doneghy disse à Glamour que elas passaram 4 meses buscando biquinis e maiôs em tons nudes para todas as mulheres do grupo. “Tivemos uma conversa em grupo onde compartilharíamos maiôs e biquinis para ajudar umas às outras”, explicou. “Kenneth Cole apareceu no nosso bate-papo duas vezes. Algumas pessoas conseguiram seus maiôs na Missguided e Forever21, e uma ou duas na Hot Miami Styles e Topshop. Eu passei algum tempo falando diretamente com as marcas, e uma em particular tinha muitos tons de nude. Mas não um monte de tons de nude para peles marrons. Eles tinham um monte de roupas de banho em tons pálidas ou rosê, o que eles consideram “nude”, mas esses não são nudes afro-americanos, então tivemos muitas dificuldades. Levou muito planejamento”.

Apesar da moda estar cada vez mais debatendo sobre representatividade e começando a finalmente enxergar as mulheres negras como consumidoras de seus produtos, o fato da irmandade demorar quatro meses para encontrar biquinis nudes para seus tons de pele comprova o quanto ainda precisamos caminhar nesse sentido.

Publicidade

Outra questão que surge a partir desses cliques é que, inegavelmente, a representação de mulheres na mídia ainda é muito homogênea e não é à toa que iniciativas como essa, mesmo despretensiosas, acabem chamando tanta atenção. Mas a questão vai além da estética – dos trajes de banho e das próprias mulheres. O grupo Delta Sigma Theta é formado por mulheres de diferentes expertises o que, para Doneghy, faz com que a atenção atraída seja “um sinal de que é incomum ver um grupo tão grande e diverso de mulheres negras – mães, médicas, advogadas, empreendedoras e com formação acadêmica – dizendo “isso é beleza”.

 

the redefinition of ‘squad goals’. || #melaninillustrated #thisistite

A post shared by jpd. (@jardanp) on

Veja mais fotos pela #MelaninIllustrated.

Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags

.