Politicamente Incorreto #4: O Agronegócio, Amazônia em Chamas e Soberania Nacional

O Politicamente Incorreto… E Ambientalmente Também é o podcast mensal sobre política e meio ambiente do Modefica. Marina Colerato, editora do site, conversa com pessoas convidadas sobre as  convergências entre Brasília e sustentabilidade, levantando o que está acontecendo em termos de governo e legislação, como entender as manobras e como podemos atuar para interferir nesse lugar, que parece tão distante, mas na verdade está tão perto de nós. Ele vai ao ar na última semana de cada mês. Ouça no SpotifyiTunes ou no seu player preferido.

 

 

Depois de um hiato de dois meses, o Politicamente Incorreto… E Ambientalmente Também voltou em novo formato. Seguimos com a promessa de ser um programa mensal e trazer pessoas convidadas para enriquecer o debate sobre política e meio ambiente. Neste episódio, quem esteve conosco foi, no primeiro bloco, Alceu Castilho, editor e fundador do observatório De Olho Nos Ruralistas. Alceu é jornalista e autor de dois livros: “Partido da Terra – Como os políticos conquistam o território brasileiro” (Editora Contexto, 2012) e “O Protegido – Por que o país ignora as terras de FHC” (Autonomia Literária, 2019).

Acompanhando o agronegócio há anos, Alceu trouxe para o programa a importância de entender as queimadas da Amazônia como inerente ao capitalismo, um sistema que, para se manter vivo, precisa conquistar novos territórios e expandir incessantemente. Daí a conexão entre o agronegócio e as multinacionais junto com um panorama histórico do ruralismo no Brasil, que se tangibiliza na Frente Parlamentar Agropecuária, a bancada mais organizada e mais forte do congresso nacional. Neste bloco, foram mencionadas a série de reportagens sobre a relação da família do procurador Deltan Dallagnol com o agro, o documentário Sem Clima, o levantamento sobre os financiadores ocultos da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) e os dados do Observatório do Clima sobre a relação da emissão dos gases de efeito estufa no Brasil com o desmatamento. 

O momento áudio teve Alexandre Costa Araújo, cientista do clima e professor na Universidade Estadual do Ceará contando suas conclusões sobre a Semana do Clima que aconteceu em Salvador, entre os dias 19 e 23 de agosto. Para quem não lembra, a Semana do Clima havia sido cancelada pelo governo Bolsonaro, assim como a COP 25, a Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas, que será sediada no fim do ano no Chile. Ricardo Salles voltou atrás na decisão e manteve a semana em Salvador. Inclusive, apareceu no evento e foi duramente vaiado no seu momento de fala. O professor compartilhar quais desdobramentos podemos esperar do evento.

Publicidade

No segundo bloco, falamos com Ana Carolina Amaral. Ana é secretária-executiva da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e já trabalhou na TV Brasil, Globo News e revista Época. Ambiência, seu blog na Folha de São Paulo, debate impactos da crise climática na vida cotidiana, e a co-relação entre área ambiental, saúde e economia. Na última segunda-feira, 28, Ana foi uma das jornalistas a sabatinar o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante o programa Roda Viva, na TV Cultura. As respostas do ministro acerca da perda dos R$ 133 milhões do Fundo Amazônia e de uma possível negativa da oferta de pouco mais de R$ 90 milhões do G7, se contradisseram com suas próprias falas sobre a necessidade de recursos para combater o desmatamento. Uma manobra que utiliza, também, de uma falsa ideia de soberania nacional para tentar se sustentar.

Neste bloco foi mencionada a reportagem do The Intercept, sobre os documentos que revelam a articulação do Wilson Lima, governador do Amazonas do PSC com empresas norte-americanas interessadas em explorar a Amazônia brasileira por meio de lobby internacional; a matéria do Poder 360, sobre os documentos que mostram que Força Nacional ignorou alerta do Ibama sobre  o ‘Dia do Fogo’ e a pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em parceria com o Instituto MDA, mostrando que 83,4% dos entrevistados acreditam que o aquecimento global é uma realidade.

Conheça e faça parte do Clube Modefica!
O Modefica é uma mídia independente que pensa moda, arte, alimentação e política para resiliência social e ecológica. Para manter nosso conteúdo aberto e acessível para todas as pessoas, nós precisamos da sua colaboração.
Gostou desse texto? Contribua com o Clube Modefica e ajude nosso conteúdo ir mais longe para amplificar a transformação positiva.
Gostou dessa matéria? Compartilhe.
Tags

.