Organização de mídia, pesquisa e educação sem fins lucrativos que atua por justiça socioambiental e climática por meio de uma perspectiva ecofeminista.

pesquise nos temas abaixo

ou acesse as áreas

apoie o modefica

Somos uma organização de mídia independente sem fins lucrativos. Fortaleça o jornalismo ecofeminista e leve a pauta mais longe.
Ecofeminismo Mulheres e Natureza

Práxis Ecofeminista: Pancs e Agroecologia na Amazônia

Publicada em:
Atualizada em:

Com:

Daniela Rosendo

26 min. tempo de duração
Share on twitter
Share on pinterest
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
No 2º episódio da série Práxis Ecofeminista, Daniela Rosendo retoma a cheia história do Rio Negro, em janeiro de 2021 - a maior dos últimos 119 anos - para endereçar a crise climática na Amazônia e segurança alimentar. A filósofa relembra o programa Fome Zero, que retirou o Brasil do quadro de fome e pobreza extrema, um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), mas aponta para um fato pouco lembrado: apesar dos ganhos, esse avanço não foi celebrado na reforma agrária.
Ouça também no:

O que isso quer dizer? E como podemos enxergar essa situação por uma perspectiva ecofeminista? Daniela interliga crise climática, fome e concentração de terra à dificuldade de acesso a serviços públicos, como saneamento básico, e direitos humanos garantidos pela nossa Constituição, como a soberania alimentar, autonomia dos povos e produção, distribuição e consumo sustentável de alimentos. 

Mulheres e meninas têm espaço fundamental neste cenário, pois elas sofrem a situação da pobreza e da fome de maneira desproporcional, em razão da discriminação e violência de gênero isntitucionalizada. E, ainda sim, são responsáveis por cultivar, arar e colher mais de 50% dos alimentos do mundo. Em uma análise objetiva, a filósofa traz exemplos de ações para mitigação, adaptação e contenção da crise climática na região, como as pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e a produção agroecológica.

Entre as dicas deste episódio, Daniela recomenda a conversa entre Vandana Shiva e Kelli Mafort para o lançamento da edição em português do livro “Ecofeminismo”, escrito por Vandana Shiva e Maria Mies, com introdução da Kelli.

* * *

Jornalismo ecofeminista a favor da justiça socioambiental e climática

Para continuar fazendo nosso trabalho de forma independente e sem amarras, precisamos do apoio financeiro da nossa comunidade. Se junte a esse movimento de transformação.